Home / Animais / Pavão Amarelo Existe?

Pavão Amarelo Existe?

Pavão: Características

O pavão é conhecido no mundo todo pela sua beleza e exuberância. Eles são oriundos da Ásia e Oriente Médio; e logo se espalharam pela Europa, sendo criado no Império Romano, na Grécia e existem registros que afirmam que a ave já foi citada até na Bíblia.

Os pavões são aves que possuem um pescoço longo, corpo pesado e os machos da espécie possuem uma longa cauda, de raro aspecto visual. Dono de uma excêntrica cauda, o pavão a utiliza como um ritual de acasalamento, para poder impressionar a fêmea de sua espécie e procriar.

Ele abre a cauda em formato de leque e ela possui ao menos 200 penas em sua composição. Possui coloração esverdeada, dourada, preto, branco; e conta com vários “ocelos”, são formatos circulares, pequenos olhos, que eleva ainda mais o grau de exuberância da ave. Ela é tão bonita e chama tanto a atenção, que os humanos começaram a se atrair por elas. Tanto como ave ornamental, como também pelas penas.

O ser humano, interessado em compor brincos, roupas, fantasias carnavalescas, passou a arrancar as penas da ave. Puramente por interesse próprio, cobiça, ostentação, passou a prejudicar diversos indivíduos de pavões, arrancando as suas penas.

O pavão pertence à família Phasianidae, a mesma família dos faisões, peru, perdizes, galinhas; porém, como se encontra no gênero Pavo e Afropavo possuem características específicas e diversas espécies. Eles são seres onívoros, ou seja, se alimentam tanto de vegetais, como pequenos frutos e sementes, como também de pequenos insetos, grilos, escorpiões, entre outros animais invertebrados, como a minhoca. Vamos conhecer algumas espécies de pavão espalhadas pelo mundo.

Espécies de Pavão

Pavão Indiano

Esta é a espécie de pavão mais comum. Ele possui o corpo e o pescoço azulado, com tons verdes na cauda e no pescoço; a parte inferior de seu corpo é branca com rajadas pretas. É conhecido cientificamente com Pavo Cristatus e está espalhado em grande quantidade no Brasil; porém, é no Sri Lanka e na Índia onde o animal pode ser visto em abundancia. Na Índia, é considerada uma ave rara, atribuída ao status de Ser Superior, de modo que antigamente, quem matasse um pavão era condenado a morte.

A espécie apresenta dimorfismo sexual, que significa que o macho e a fêmea possuem características diferentes. O macho da espécie é dono de uma cauda longa com tons azuis, verdes, dourado e com cerca de 60 centímetros de extensão; quando aberta, a ave chega a medir mais de 2 metros de altura, é capaz de impressionar qualquer um a sua volta. A fêmea da espécie é caracterizada por não possuir cauda; ela possui a coloração acinzentada e esbranquiçada por todo o corpo, apenas o pescoço que possui tons esverdeados. Ela é ligeiramente menor e mais leve que o macho, enquanto pesa cerca de 3 kg, o macho pesa aproximadamente 5 kg.

Pavão do Congo

A espécie é oriunda da região do Congo, na África. É vista com bem menos frequência que seus semelhantes indianos, porém apresentam peculiaridades e características únicas que merecem destaque. É a coloração presente no corpo do macho e da fêmea que os diferem das outras espécies. Os machos possuem tons azulados, verdes e violeta, além de uma cauda preta, não tão longa quanto a dos asiáticos, o macho pode alcançar os 70 centímetros. A fêmea da espécie pode medir até 65 centímetros, a parte inferior de seu corpo é preta, acastanhada, com tons de cinza e verde, sua cauda é pequena. Ambos possuem uma crista, como um ‘topete’ na parte superior da cabeça.

Eles pertencem ao gênero Afropavo e é conhecido cientificamente como Afropavo Consensis; é uma espécie que ficou conhecida e passou a ser estudada há pouco tempo. O Fato é que é uma espécie de rara beleza, que habita a região africana.

Pavão Verde

Já está espécie de pavão é oriunda de Miamar, da Tailândia, Camboja e da Indonésia. Entre as 3 espécies citadas, é mais rara e difícil de encontrar. Ela é mais magra, fina e alongada que as outras espécies. A plumagem do corpo e do pescoço possuem desenhos de escamas e possuem coloração verde e tons de dourado. Nesta espécie, diferente das outras, o dimorfismo sexual é menos relevante, as cores do corpo, peso e tamanho são semelhantes entre macho e fêmea, o que difere os dois é o fato do macho possuir a cauda bem alongada e a cauda da fêmea ser alguns centímetros menor

Outras Espécies de Pavão

Existem ainda espécies que estão em quantidade muito menor que estas 3 citadas a cima. São espécies que sofreram mutações ao longo do tempo e possuem características próprias e muito curiosas. Vamos conhecer um pouco sobre delas.

Pavão Bombom: É uma espécie que sofreu mutação genética e hoje conta com a cauda mais longa do mundo.

Pavão Azul: Possui o corpo majoritariamente de coloração azul, com uma exuberante cauda, e ao longo do tempo conquistou admiração de imperadores, é sagrado na Índia.

Pavão Azul
Pavão Azul

Pavão Branco: A espécie de pavão branco é albina, ou seja, não existe a presença da substancia melanina, a qual é responsável pela coloração do corpo e das penas. É uma ave muito rara, difícil de encontrar.

Pavão Branco
Pavão Branco

Pavão Sedentário: Esta espécie é conhecida por ter o pescoço mais longo do mundo, alcançando frutos, sementes que estão em lugares mais altos.

Pavão Amarelo: Mito ou Realidade?

Muitas pessoas se perguntam sobre animais raros, mutações genéticas que resultaram em espécies diferentes e outras coisas relevantes que cercam a vida dos animais desconhecidos. Mas algo que não podemos nos deixar enganar, é a diferença entre o imaginário, o mito, irreal e a realidade, os fatos, as pesquisas e a ciência.

De fato, não existem pavões amarelos. Eles podem existir em desenhos, representações, mas na vida real nunca foi encontrado um pavão amarelo, com coloração corporal amarelada. O que o deixa na categoria de mito, que fica no imaginário das pessoas, como diversos outros animais que ganham cores diferentes em desenhos animados e na nossa cabeça.

Para saber quando uma informação é verdadeira, busque se aprofundar a cerca daquilo. Procure fontes e referencias confiáveis. Só assim você saberá o que de fato é verdade, e o que é mentira.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *