Home / Animais / Papagaios: Amazona Leucocephala: O Papagaio-Cubano

Papagaios: Amazona Leucocephala: O Papagaio-Cubano

Você Sabe Onde Vive o Papagaio Amazona Leucocephala?

Não é a toa que o Papagaio Amazona Leucocephala é conhecido também por Papagaio-Cubano; eles são oriundos da região do Caribe, encontrados no Bahamas, nas Ilhas Cayman e em Cuba. Eles habitam várias ilhas por volta destas regiões. Eles vivem em florestas, mas não úmidas, eles tem preferencia pelas florestas secas.

Ele já foi visto em abundancia por todas estas regiões, mas com o passar dos anos, foi necessário que ele ficasse restrito apenas as partes florestais das ilhas; para poderem viver em paz em meio à natureza, pois na cidade eles estavam ficando cada vez mais raro de serem observados. Eles passaram a habitar a Isla de la Juventud, é uma ilha próxima a Cuba, já na ilha de Cuba estima-se que existem por volta de 10.000 papagaios desta espécie, e na Isla de la Juventud ao menos 1.500.

Outra Ilha próxima a Cuba que ele habita, são as Ilhas Cayman, onde vivem geralmente nos terrenos agrícolas, entre as plantações, e também nas florestas. A Ilha principal caracteriza-se por ser um território maior, conhecido por Grand Cayman, onde habitam cerca de 3.000 papagaios cubanos. Uma Ilha adjacente a esta principal é a Cayman Brac, está que possui por volta de 1.000 indivíduos.

A Grand Cayman é a Maior das Três Ilhas que Formam a Nação das Ilhas Cayman
A Grand Cayman é a Maior das Três Ilhas que Formam a Nação das Ilhas Cayman

Eles vivem também em Ábaco e Inagua, ilhas próximas à Bahamas, localizada ao Norte do mar do Caribe, onde sua população gira em torno de nada mais nada menos do que 3.000 indivíduos em Ábaco e 6.000 em Inagua.

Se você buscar fotos destes locais, vai ver o quão paradisíaco eles são, realmente, os papagaios tem um bom gosto para escolherem seu habitat. Mas será que eles habitam está região apenas pela beleza dela? Acho que não. Eles vivem lá por que são locais apropriados para eles desenvolverem-se e criarem seus filhotes, são ilhas com florestas preservadas, matas densas e secas e ainda são planas, possui apenas algumas colinas com o topo arredondado, possuindo diversas espécies de arvores, onde eles podem criar seus ninhos e alimentar-se de seus frutos.

Características do Papagaio Cubano: Uma Beleza Rara

Eles possuem coloração verde mais claro por quase todo o corpo, com exceção da ponta das asas que são azuis e seu pescoço que possui uma coloração avermelhada, podendo variar em tons de rosas e vermelho claro; possui algumas penas brancas ao redor dos olhos e seu bico possui coloração acinzentada, um pouco fosco, lembrando a coloração de um chifre, e as penas presentes sob a parte superior da cabeça, que chegam a cobrir os ouvidos, são pretas. É incrível como este pássaro possui diferentes colorações, é de fato um animal de beleza rara.

A Beleza de Quatros Papagaios Cubano Voando
A Beleza de Quatros Papagaios Cubano Voando

E são tantas cores, tantos pequenos detalhes em um corpo médio que varia entre 30 cm e 35 cm e chega a pesar de 250 gramas a 300 gramas; eles são considerados aves de porte pequeno.

Como a maioria de sua família, a família das Psitacídeas, ele alimenta-se de frutas silvestres, frutos fibrosos, algumas bagas das frutas, nozes, até algumas flores e também brotos; ou seja, nestas ilhas em que ele vive, não falta alimento para ele, pois lá existem diversas arvores das quais o papagaio cubano consegue se alimentar.

Os machos e as fêmeas possuem características muito parecidas; tanto em respeito da plumagem, das cores vibrantes, quanto em relação ao peso; porém uma diferença quase que imperceptível esta no tamanho, os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e possuem uma coloração esverdeada mais clara.

Os papagaios possuem uma entonação vocal de extrema qualidade, isso não é uma característica isolada ao papagaio cubano, essa habilidade esta presente em grande parte das aves de sua família, eles conseguem emitir sons muito parecidos com o que eles estão acostumados a escutar. São capazes de emitir sons de diversos aspectos relacionados a natureza, desde palavras de seres humanos, até imitar o canto de outros pássaros, realmente é uma habilidade que muitos artistas espalhados pelo mundo gostariam de ter.

Cativeiro e Extinção

O papagaio cubano resiste para não ser criado em cativeiro, tanto é que em cuba foram vistos raramente em cativeiro, usados na avicultura, isso se deve ao fato de um comportamento agressivo por parte dos papagaios machos, tanto com as fêmeas, como com os filhotes. Entre  todos os Papagaios Amazonas do gênero, esta espécie é uma das que possui o preço mais elevado no mercado ilegal. Quando criado em cativeiro o papagaio tende a mudar seu humor e ainda a sua coloração.

O comércio desta ave é proibido, tanto no âmbito internacional, quanto regional, é uma das espécies que mais preocupam os pesquisadores e ambientalistas cubanos, pois o numero de sua população vem caindo muito nos últimos anos.

Atualmente, a espécie é classificada como “quase ameaçada” na Lista Vermelha do UICN (União Internacional para Conservação da Natureza) e infelizmente se algumas ações não forem tomadas, a tendência do numero de indivíduos da população é cair ainda mais. Estima-se que a população conta com cerca 13.600 a 23.000 indivíduos espalhados por toda a região do mar do Caribe.

Um dos principais motivos da diminuição dos papagaios cubanos é a captura feita pelo homem e ainda a total destruição de lugares onde eles constroem seus ninhos. As populações habitantes das Ilhas Cayman e da região do Bahamas aumentaram depois das precauções tomadas pelos governos locais; porém a situação dos que habitam a ilha de Cuba é oposta, eles estão cada vez mais escondidos em meio à mata, fugindo das ameaças do homem; a caça furtiva tem sido o principal causador deste problema.

Medidas e Prevenção

Casal de Papagaios - Amazona Leucocephala - Soltos na Natureza
Casal de Papagaios – Amazona Leucocephala – Soltos na Natureza

Devido a perca em grande numero dos animais, os governos começaram a tomar medidas preventivas, para a conservação da espécie. O governo de Bahamas e das Ilhas Cayman, junto com o governo cubano, em 1989, colocaram em vigor a Lei de Proteção de Aves Selvagens. Foram colocados em CITES apêndice 1, onde o comércio da ave é proibido. Alguns ninhos artificiais foram adaptados para suprir a ausência dos ninhos naturais em Cuba, e isso vem funcionando muito bem, levando um ninho para pelo menos 1.500 indivíduos, sendo ainda que os ninhos artificiais são mais resistentes que o natural.

Uma medida eficiente pode ser voltada para a educação da população a respeito das aves, para que possam ter conhecimento do que esta acontecendo a elas; outra medida que pode ser eficiente para a conservação da espécie, é a total preservação de seu habitat, ou seja, das florestas nativas e de suas árvores.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *