Home / Animais / Papagaio Moleiro

Papagaio Moleiro

Uma das aves mais conhecidas entre os brasileiros é definitivamente o papagaio. Durante muito tempo ele foi o animal preferido das pessoas para ter dentro de casa. Isso foi especialmente sua capacidade de aprender a se comunicar e repetir frases que os humanos lhe ensinem. Era o tipo de passatempo preferido das crianças e dos adultos.

Ela é uma ave típica de países tropicais, especialmente o Brasil, que abriga diversas espécies de papagaios. Uma delas é a do papagaio moleiro, que possui o nome científico de amazona farinosa, que basicamente significa papagaio da floresta Amazônica borrifado com farinha. Um nome que pode ser bem engraçado se olharmos assim.

O moleiro é uma das maiores espécies de papagaios existentes no Brasil e em alguns outros países e que chama a atenção por suas características únicas. Por isso, no post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal tão especial e querido pelos brasileiros.

Os Papagaios

Como já dissemos, o papagaio é uma das aves mais reconhecidas por aqui no Brasil e pelos brasileiros em geral. O mais famoso, é o papagaio Amazona, também é chamado de papagaio-verdadeiro, pois existem pesquisas que dizem que ele originou todas as outras raças de papagaios. Assim, muitas de suas características estão realmente em todos os outros papagaios, mudando apenas algumas devido ao habitat e genética.

Uma dessas variações é quanto ao seu tamanho, que fica em torno de 38 centímetros e costumam pesar 400 gramas. Fazem parte também do grupo zigodáctilos, que são animais que possuem dois dedos para frente e dois para trás. Essa característica é muito importante para o manuseio do alimento pelo animal. Seu bico é curvado e extremamente forte, para ajudar a quebrar as cascas das sementes.

A segunda coisa que realmente chama a atenção para essa ave é a beleza de suas penas. Com uma coloração principalmente verde no corpo todo, é na cabeça ou na ponta das asas que se diferenciam. Alguns papagaios possuem colorações diferentes na cabeça e asas, podendo ser amarelo, laranja, vermelho, azul e outras cores. É o principal diferenciador pelo olhômetro.

Sua alimentação é majoritariamente de frutos nativos e sementes, mas as pessoas que possuem um papagaio de domesticação podem e tendem a dar outros alimentos, como o milho. Isso é algo que se mantém em praticamente todos os tipos e espécies de papagaios.

E o principal e que mais lhe traz fama, é a sua capacidade de aprenderem a falar. Eles conseguem compreender e repetir palavras, frases e até canções. O que pouco se sabe no entanto, é que apenas 15% dos papagaios existentes possuem essa capacidade. Então é comum alguém ter um papagaio e domestica-lo, porém ele nunca realmente aprender essas técnicas. Essa característica de falar ou não, depende muito também da espécie do papagaio que está sendo criado.

Papagaio Moleiro e suas Características Gerais

O Moleiro é considerado o maior papagaio existente. Ele pode chegar a mais de 40 centímetros de comprimento, o que é muito mais do que a maioria das outras espécies do gênero. Seu peso fica em torno de 800 gramas, muito raramente chegando a 1 quilograma. Suas características físicas mostram sua beleza de forma clara.

A plumagem do moleiro é predominantemente verde, o que varia é no topo de sua cabeça, que pode ter outras cores como o amarelo, azul e vermelho. Outra coisa interessante, é que em cima da sua plumagem, fica um pozinho branco bem fino e ralo, conhecido popularmente como farinha. Por isso, que o nome científico do moleiro é Amazona Farinosa. Quando desce para sua cauda, ela possui um tom de verde mais claro. E em volta de seus olhos e bico, a cor é branca.

Quem tem vontade de criar em casa como animal domesticado, tem uma ótima oportunidade. Os papagaios moleiros são bem extrovertidos e curiosos com tudo ao seu redor, ideal para quem quer ter em casa. Com o tempo, se tornam bem brincalhões e dóceis com as pessoas da casa. Na questão de aprender a falar e imitar, é uma espécie que não é muito conhecida por fazer isso, mas depende muito de bicho para bicho. É possível que um moleiro aprenda a falar rapidamente, enquanto outro nunca aprenda.

Habitat e Nicho Ecológico do Papagaio Moleiro

Para entendermos qual o habitat e nicho do papagaio moleiro, primeiro é necessário entender a diferença entre os dois. O habitat é como se fosse o endereço do animal, enquanto que o nicho ecológico é sua profissão e hábitos. Vamos desenvolver melhor, o habitat é nada mais do que o lugar em que aquele animal pode ser encontrado. Já o nicho ecológico são seus hábitos e relações ecológicas durante toda a sua vida, como alimentação, reprodução e outros.

Papagaio Moleiro Voando em Seu Habitat
Papagaio Moleiro Voando em Seu Habitat

Os papagaios normalmente possuem habitat e nicho bem parecidos, independente de sua espécie. Entretanto, existem algumas diferenças marcantes que podem ser trazidas. No caso do papagaio moleiro, seu habitat não é somente no Brasil. Ele pode ser encontrado também na Bolívia, México e outros países ali no meio entre os dois. Quanto ao Brasil, estão bem espalhados e podem ser vistos em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão, Bahia e no Pará.

Eles preferem florestas de matas altas e densas, normalmente onde existe mais biodiversidade. Está especialmente na Amazônia, seu lugar de origem. Quanto ao seu nicho ecológico, a alimentação é a mesma das outras espécies: sementes, vegetais, frutas, flores e outros. Sua reprodução começa nos seus quatro anos de vida, e a fêmea tende a por até quatro ovos. A incubação dura em torno de quatro semanas, com o macho protegendo o ninho.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *