Home / Animais / Papagaio de Cara Roxa Curiosidades

Papagaio de Cara Roxa Curiosidades

O papagaio de cara roxa (amazona brasiliensis) é endêmico do sudeste do Brasil. Hoje em dia eles são encontrados apenas em algumas áreas costeiras dos estados de São Paulo e Paraná. Anteriormente, seu alcance se estendia do sudeste de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Seu hábito natural inclui florestas atlânticas e áreas de mangue.

Descrição do Papagaio

O papagaio de cara roxa geralmente mede cerca de 35 a 37 cm de comprimento (incluindo a cauda) e pesa cerca de 400 gramas. A plumagem é principalmente verde, exceto pelo seguinte:

  • A testa e as orlas (as regiões entre os olhos e o bico ao lado da cabeça de um pássaro) são vermelho-escuras e a coroa, e a nuca é rosa-avermelhada, azul-lilás.
  • O queixo e as bochechas rosadas-azuis.
  • As cobertas de orelha (as penas que cobrem as orelhas) são azul-violeta e a borda da asa é vermelha.
  • As secundárias (penas menores, superiores do “braço”) esverdeadas, passam a azular intensamente no sentido das pontas, e as penas de fora desde as raízes da cauda são azuladas.
  • A extremidade esverdeada da cauda tem manchas amarelas e também grande faixa rubra.
  • O bico é cor de chifre com pontas cinza, as íris são laranja e os pés cinzentos.

Filhotes têm menos vermelho na testa e têm uma plumagem mais maçante. Suas íris são escuras.

Personalidade e Temperamento

O papagaio de cara roxa  é conhecida por ser ruidoso em qualquer parte do dia, mais particularmente durante a madrugada e a primeira parte da noite. Eles são mastigadores muito entusiasmados, por isso é importante oferecer-lhes blocos de madeira ou galhos de madeira frescos para manter seu bico em forma adequada e suficiente para sua vontade de mastigar.

Essa espécie de papagaio pode ser um pouco agressivo demais, particularmente para outras espécies de aves e até mesmo para seus manipuladores. Mas esse tipo de comportamento pode ser corrigido quando jovem, especialmente quando eles são expostos à criação manual. Essa agressão também é típica durante a época de reprodução.

Dieta e Reprodução

Na natureza, estas aves normalmente migram com a mesma espécie e são frequentemente vistas em pares. Eles adoram freqüentar as ilhas costeiras onde obtêm sua principal fonte de alimento. Eles se alimentam principalmente no solo para frutas, flores, sementes e insetos.

A fêmea do papagaio de cara roxa normalmente produz cerca de 2 a 4 ovos por embreagem e é incubada por 26 a 28 dias. As aves jovens mostram sinais de independência já a partir das 8 semanas de idade, quando começam a desovar do ninho até se tornarem totalmente independentes. Em seu habitat natural, as fêmeas do papagaio de cara roxa se reproduzem em manguezais e florestas costeiras em ilhas. A época de reprodução dura de setembro a fevereiro.

Dicas em Cativeiro

Eles gostam de tomar banho e há vários motivos, tanto para sua saúde quanto para o bem-estar, para proporcionar-lhes oportunidades diárias de banho. Eles amam muito a água e aproveitam todas as oportunidades para estar na água para brincar e tomar banho. Isto é importante para a sua higiene e bem-estar geral, por isso é importante oferecer-lhes uma panela de água rasa na sua gaiola. Substitua a água regularmente especialmente durante a estação quente.

Uma caixa de nidificação adequada teria estas dimensões: 30 x 30 x 60 cm, com orifício de entrada de 8 cm de diâmetro. Um aviário externo com um abrigo interno deve ser providenciado:  vôo externo 4 x 2 x 2 m; abrigo adjacente 2 x 1 x 2 m. A construção de metal é recomendada, pois esses papagaios são mastigadores pesados. Por esta razão, um suprimento constante de ramos frescos deve ser fornecido para satisfazer sua necessidade de mastigar.

Temperatura / condições recomendadas: Os papagaios de cara roxa são suscetíveis durante o período de aclimatação e condições ambientais adequadas precisam ser fornecidas, incluindo umidade suficiente e áreas aquecidas para protegê-las durante períodos de frio. Durante o período de aclimatação, eles não devem ser expostos a temperaturas abaixo de 22 ° C. Mais tarde, eles devem tolerar temperaturas tão baixas quanto 15 ° C.

Papagaio de Cara Roxa no Cativeiro
Papagaio de Cara Roxa no Cativeiro

Dieta: Devem ser fornecidos com uma mistura de sementes de cártamo, trigo, cânhamo, aveia, arroz com casca, trigo mourisco e feijão mungo de boa qualidade; girassol germinado; e uma variedade de frutas (laranjas, bananas, pêssegos, maçãs, sorvas, sabugueiro, roseira brava, milho meio maduro, etc) e vegetais (cenouras, pepinos, alimentos ecológicos, como dentes-de-leão, etc). Alguns pinhões também são apreciados. Como é sempre o caso das aves em cativeiro, também devem ser dados suplementos vitamínicos e minerais regulares. Durante a época de reprodução, o pão e os biscoitos são recomendados para a criação de alimentos.

Ameaça e Ações de Conservação

Ações de Conservação em Andamento

O papagaio de cara roxa consta do CITES, Apêndice I e II e protegidas pela legislação brasileira. Esta espécie não é considerada uma preocupação de conservação em nível nacional no Brasil. Ocorre dentro de 15 áreas protegidas, mas estas não são aplicadas localmente. O Parque Nacional do Superagui, Paraná protege a fortaleza. A criação de novas reservas é dificultada por interesses econômicos. Vários programas estão aumentando a conscientização local. Projetos de conservação e as áreas protegidas criadas para a espécie parecem estar compensando, embora algumas armadilhas ainda ocorram. Há pesquisas e programas bem sucedidos de reprodução em cativeiro na União Européia e no Brasil e o fornecimento de ninhos artificiais e o reparo de cavidades naturais de nidificação estão aumentando o sucesso reprodutivo na natureza. Um projeto de conservação do papagaio de cara roxa está monitorando a população no Paraná.

Papagaio de Cara Roxa - Projeto de Conservação
Papagaio de Cara Roxa – Projeto de Conservação

Ações de Conservação Propostas

Realizar pesquisas para monitorar tendências populacionais e apoiar programas de reprodução em cativeiro. Monitoramento das taxas de off-take para o comércio. Monitoramento dos níveis de comércio. Monitoramento das taxas de perda e degradação de habitat. Reforço nas leis sobre o tráfico, especialmente nas rotas de acesso a ilhas reprodutoras. Proteção efetiva das reservas existentes. No estado de São Paulo, o desígnio de novas áreas protegidas nas Ilhas da Cananéia e Ilha Comprida e proteção nas áreas usadas para abrigar e alimentar em torno da cidade de Cananéia e do local de reprodução na Região do Rio Preto, Itanhaém. No estado do Paraná, realização de vigilância efetiva contra a caça furtiva e a extração de árvores nidificantes e desenvolvimento de planos de manejo nas áreas protegidas com as espécies em mente. Reflorestamento das ilhas de reprodução. Continuar e expandir os esforços de conscientização a todos, especialmente aos locais.

 

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *