Home / Animais / O Que O Jabuti Come na Natureza?

O Que O Jabuti Come na Natureza?

Os jabutis são os primos da tartaruga, muito comuns em especial pela região brasileira. Os nomes comuns conhecidos da espécie são jabuti tinga (o jabuti amarelo) e jabuti piranga (o jabuti vermelho).

Há outro jabuti, endêmico de uma ilha. São classificados como jabutis os quelônios cuja carapaça tem um formação mais proeminente em relação aos cágados ou tartarugas, côncava. Para te ajudar a diferenciar os três, é só lembrar que, entre todos os quelônios, os jabutis sãos os únicos que não possuem uma vida sub-aquática, embora também gostem muito de água. Tartarugas são aqueles quelônios que sobrevivem nas águas do mar e cágados são os que sobrevivem em água doce. Os jabutis até nadam bem mas sua sobrevivência é só na terra mesmo.

Natureza Ameaçada

Teoricamente os jabutis são animais da natureza selvagem mas atualmente é meio difícil vê-los por lá infelizmente. Apesar da caça ser ilegal e proibida no Brasil, coisa mais rara hoje é ver algum jabuti piranga ou jabuti tinga sobrevivendo em paz no seu habitat natural. Como a captura desses é muito fácil (meio complicado pra um jabuti fugir né?), e como sua adaptação em cativeiro e na interação com humanos é bem sucessível (menos mal!), a maioria dos jabutis hoje encontram-se em cativeiro, seja em reservas ambientais, zoológicos ou mesmo em propriedades particulares.

Existe uma agência brasileira que deveria proibir a domesticação e comercialização dos jabutis, chamada IBAMA, pois retirá-los de seu habitat natural desequilibra o ecosistema e também o ciclo reprodutivo da espécie. O jabuti tinga em especial já se encontra num estágio de extinção iminente por conta disso. A retirada desses animais da natureza não só atrapalham na semeadura natural de suas regiões nativas, por exemplo, como impedem na reprodução da espécie pois dificilmente quem adquire esses animais para estimação tem a preocupação de levar um casal da espécie e promover sua reprodução com o nobre intuito de preservação.

O que o Jabuti Come na Natureza

A pergunta tema de nosso artigo é essa, mas por incrível que pareça é difícil de responder com 100% de exatidão. Isso se dá justo pelo que já falamos até agora. O tráfico ilegal e “legal” desses animais sempre foi intenso e poucos estudos de comportamento dos jabutis in natura foram registrados. Á exceção do jabuti de Galápagos, o único que ainda consegue se manter em seu ambiente natural graças a esforços de preservação bem sucedidos até o momento, tanto o jabuti piranga quanto o jabuti tinga são raríssimos de ver em selva atualmente.

Também devido a perda de habitat pela devastação que o homem causa a natureza, os poucos que ainda possam existir estão reclusos em matas onde evitam a aproximação de humanos, tornando difícil observá-los. Os dados de alimentação em habitat natural disponíveis ou baseiam-se no que se pode colher do quelônio de Galápagos ou no comportamento do animal em cativeiro.

E baseado nessas informações, entendemos que os jabutis são principalmente herbívoros. Enquanto ainda podiam comer livremente na natureza, sua predileção era basicamente em cima de frutas e folhas escuras. Pode-se supor também que comiam pequenos insetos e ovos de outras espécies para nutrir sua necessidade de proteínas. Fora essas suposições, detalhar o comportamento de alimentação dos jabutis enquanto na natureza hoje é pouco provável.

Hábitos em Cativeiro

Em cativeiro, porém, há ampla informação comportamental dos jabutis. O que comem, o que devem e não devem comer, como preferem ser alimentados, quantas vezes é necessário alimentá-los, os cuidados que se deve ter com excessos ou escassez de alimentos… Tudo isso e ainda mais encontra-se disponível em abundantes artigos diferentes, mesmo aqui em nosso blog.

Então vale relembrar, se você tem ou pretende ter jabutis em cativeiro que a variedade é fundamental. É preciso estar atento principalmente aquela alimentação que nutre o animal, e não apenas o que ele gosta ou que você considera gostoso. Se você adora sorvete, não pense que seu jabuti vai adorar também, muito menos que ficará satisfeito com isso. Jabutis são herbívoros, como já falamos. Isso mesmo, vegetarianos! Se você é fã do churrasco e da feijoada, problema é seu e da sua saúde. Deixe o seu jabuti comer então a salada e a couve, fique você com a carne e a farofa.

Hortaliças em geral são o que há de melhor para os jabutis e você pode abusar da variedade. Alface, couve, folhas de beterraba, folhas da cenoura, folhas verdes, amarelas, vermelhas. Essa variação é essencialmente importante quando você conhece o valor nutricional delas e compreende a importância desses nutrientes para o jabuti.

Jabuti comendo Vegetal
Jabuti comendo Vegetal

Adicione a essa dieta vegetal também as frutas. Não precisa ser só verduras. Jabutis gostam de frutas e recomendamos que ofereça essas também a eles sempre que possível, mesmo as enlatadas. Mas procure dar aquelas frutas que são carnudas e duras pra o jabuti comer, como bananas e mamão, por exemplo. Evite as frutas aguadas e de jeito nenhum lhes dê frutas cítricas. E evite também dar só frutas pois os jabutis podem ficar mal acostumados e acabar preferindo elas às verduras. Isso não é bom, em função do equilíbrio nutricional que você tem de administrar.

Aqui cabe mencionar que o cuidado de animais de estimação deve sempre ser acompanhado por um veterinário especializado e no caso de jabutis não é diferente. Isso porque esses especialistas sempre saberão te informar melhor qual o tipo de deficiência alimentar seu jabuti pode estar padecendo e te orientar sobre o alimento que está faltando adicionar em sua dieta. Seu jabuti pode estar precisando de mais cálcio, por exemplo, ou proteína.

Pode ser que seu especialista recomende que você acrescente por um determinado período alguma ração específica ou carne pra seu jabuti. Isso mesmo, carne! Talvez carne moída, ou algum enlatado, ou talvez até um pequeno camundongo. Esse acréscimo especial pode ser necessário apenas por um peíodo limitado de tempo ou ocasionalmente para repor alguma deficiência de nutrientes no animal. Por isso a necessidade de ter sempre que possível o acompanhamento de um especialista para monitorar a saúde do seu.

Ainda Sobre Alimentação

O fato de dizer que o jabuti come variedades, não significa também que pode dar de tudo ao jabuti. Tudo bem que falamos aqui do jabuti ser vegetariano e surgir alguém pra contestar. Tá bom, jabutis não são só vegetarianos. Há casos e mais casos de jabutis comendo cobras, roedores, aves, ovos, outros répteis, insetos e até minhocas.

Uma definição mais ampla do que jabutis são chama-se omnívoro, ou seja, jabuti é uma espécie de animal que se alimenta de organismos de diferentes níveis tróficos. Por exemplo, jabutis tanto podem comer produtores primários tipo plantas como produtores consumidores tipo animais.

Os omnívoros são generalistas de alimentos, porque eles não fazem exigências especiais em termos de alimentos e pode utilizar muitas substâncias orgânicas, como carne ou legumes, dependendo de sua necessidade nutritiva. Isso pode dar-lhes vantagens sobre outras espécies que se especializam em um determinado alimento.

No entanto, aqui cabe uma ressalva importante. Uma coisa é um jabuti selvagem, sobrevivendo plenamente de seus instintos na selva, e outra coisa é um jabuti em cativeiro que não depende do instinto pra se alimentar, especialmente aqueles que já nasceram nessa condição cativa. Quando selvagens, o instinto age como regulador onde o jabuti aprende a buscar o que precisa em uma ocasião ou outra para sobreviver. Em cativeiro, porém, o jabuti está acomodado a uma situação em que comerá o que lhe derem e não o que precisa. O regulador não é mais o instinto, mas sim você.

O perigo disso é que, se você der o que não deve, o jabuti vai comer. Restos de comida, produtos industrializados, ração de passarinhos, cães e gatos. Se essa for a alternativa de alimentação que você oferecer, a única alternativa do jabuti será comer. E, consequentemente, poderá adoecer e até morrer porque essas coisas não são os alimentos indicados para dar aos jabutis.

Outro problema a considerar também é o mal costume. Jabutis podem “se viciar” em algo que você dê demais e rejeitar outros alimentos essenciais por conta disso. Evite então limitar por muito tempo uma comida específica apenas. Lembre-se que a variedade nesse caso é de especial importância para a saúde do seu jabuti de estimação.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *