Home / Animais / O que as Minhocas Gostam de Comer?

O que as Minhocas Gostam de Comer?

Para muitos, as minhocas podem parecer bichos nojentos e até mesmo repugnantes. Essa fama se dá devido ao seu formato e aspecto, que pode lembrar outros animais que muitos de nós temos nojo e medo. Seu jeito molenga e com um aspecto “molhado” também não ajuda para julgar pela aparência.

Entretanto, é necessário lembrar que as minhocas cumprem um papel de extrema importância para todo o planeta. E elas nos afetam tanto diretamente quanto indiretamente. Por isso, é ideal entendermos que mesmo com o nojo e repugnância de muitos, elas precisam ser cuidadas e não devem ser erradicadas de forma alguma.

Principalmente as crianças, que costumam mexer muito com terra e mato, costumam ter muitas dúvidas ao ver esses pequenos bichinhos. Essa curiosidade vai desde de porque elas vivem na terra até o que comem e como se alimentam. Algumas, incentivadas até mesmo pelos pais, tendem a criar os conhecidos minhocários. Para isso, é preciso entender bem como toda a sua vida segue.

As Minhocas

As minhocas estão inseridas no grupo de animais anelídeos, ou seja, que possuem anéis em todo o seu corpo alongado e segmentado. Esses anéis podem parecer sem muito sentido, e algo somente estético, porém são de muita ajuda na hora das minhocas se locomoverem.

Elas não são capazes nem de enxergar, nem de ouvir, utilizando então seus outros sentidos que acabam se tornando mais aguçados para a sua sobrevivência. Além disso, as minhocas são animais hermafroditas, ou seja, que possuem ambos os sexos (ovários e testículos). Entretanto, não são capazes de se reproduzirem sozinhas e precisam de um parceiro para a troca de material genético.

Sua respiração ocorre de forma cutânea, que basicamente significa que elas respiram pela pele, não possuindo pulmões. Elas fazem a troca gasosa para respirar. Podem viver por até 16 anos e tendem a ter um comprimento de mais ou menos 15cm. Porém, é possível encontrar minhocas com mais de 2 metros de comprimento, das mais variadas espécies de minhocas. Entretanto, são bem mais raras de serem encontradas, e costumam ser vistas fora do país ou estados como Amazonas, Acre e Amapá.

Minhoca no Amazonas
Minhoca no Amazonas

E um fato interessante desses animais é que, se elas por algum motivo tiverem uma parte do corpo tirada ou cortada, as minhocas tem a capacidade de regenerar. Logo, conseguem regenerar pequenas partes perdidas em um processo muito legal e que a maioria dos animais não são capazes de realizar.

Nicho Ecológico e Habitat das Minhocas

Qualquer solo arenoso ou lugar onde haja terra você terá minhocas. E caso, no seu jardim, você decida exterminar com elas, seu solo irá morrer juntamente com elas. Sua importância é gigantesca para ele e talvez você até mesmo precise aumentar a quantidade de minhocas para ele prosperar.

Sua vida é basicamente se alimentar, cavar túneis e defecar. Para nós, parece uma vida sem propósito, mas na realidade, a necessidade que temos desse todo processo para nossos solos é imprescindível. Desde sua primeira alimentação até seus últimos dejetos, ajudam plantas e solos a se tornaram mais férteis e ricos em nutrientes.

Quem pretende ter um minhocário, saiba que as minhocas são atraídas por solos úmidos, para conseguir respirar através das trocas gasosas. Quanto mais úmido o solo, melhor para a respiração delas. Então tenha sempre em dia a roçagem e jogue bastante frutas e verduras no solo e os enterre. Você também pode jogar carnes e outros tipos de alimentos, entretanto, eles costumam atrair outros tipos de animais que nunca são bem vindos como baratas e ratos. Enterre bastante alimentos para que as minhocas tenham sempre o que comer. Além disso, para aumentar a quantidade através da reprodução, é necessário que no mesmo local haja muitas minhocas.

O que as Minhocas Gostam de Comer?

Por serem animais subterrâneos, elas precisam e fazem tudo que é necessário para a sobrevivência embaixo do solo. Isso inclui, realizar todas as alimentações. Muitos costumam confundir dizendo que as minhocas se alimentam de solo e terra, o que é um equívoco bem grande. Apesar de ao se alimentarem, costumarem também ingerir sim, um pouco de terra, não é esse o alimento principal delas e nem a fonte de nutrientes.

Os alimentos das minhocas devem ser tudo que fiquem na terra. Por isso, elas se alimentam de detritos de outros seres, frutas, sementes e qualquer coisa que estejam naquele solo. É interessante saber que estão sempre em grupo, logo, assim que todo o solo se torna 100% reciclado, elas partem para outros lugares em busca de mais comida. Após um tempo, tendem até mesmo a voltar nos lugares passados assim que mais detritos foram depositados.

E é toda essa reciclagem que as minhocas fazem no solo que as tornam extremamente importantes. Ao se alimentarem desses detritos, as minhocas defecam restos alimentares que saem com bactérias decompositoras. Essas bactérias irão agir sobre esse restos, formando o chamado húmus. Esse húmus é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento das plantas, pois ele é rico em nutrientes necessários para essas plantas.

Outro grande motivo ambiental que as fazem importantes é toda a sua locomoção. Ao irem em busca de alimentos, elas cavam túneis que são perfeitos para a ventilação das raízes, muito importante para seu desenvolvimento. Além disso, esses túneis também ajudam com que a água da chuva penetre com mais facilidade e eficiência no solo. Ajudando as raízes a terem água para crescerem.

Por isso, apesar de parecer um pouco como nojento e estranho, a alimentação desse animal é muito importante e precisa ser valorizado por todos nós. Esperamos que o post tenha tirado suas dúvidas quanto à questão da alimentação das minhocas e tudo o que elas representam para nós e para nossos solos.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *