Home / Animais / O Que as Centopeias Comem? Como é sua Alimentação?

O Que as Centopeias Comem? Como é sua Alimentação?

Em todo o momento as pessoas estão suscetíveis a encontrar alguns animais desagradáveis. Para alguns, o cão de rua que sempre late quando alguém passa pode ser algo bem ruim. Para outros, insetos asquerosos — como as baratas — pode ser o pior animal para se deparar em um dia.

E temos também as centopeias: Animais pouco conhecidos, compreendidos e altamente rejeitados pelos seres humanos. Será que há algum motivo específico sobre isso? Será que as centopeias oferecem perigo as pessoas?

Apesar de ser bastante popularizado em desenhos infantis e canções para crianças, ela ainda é pouco entendida. Sua imagem é bastante clara, porém, os seus hábitos são desconhecidos.

Afinal de contas, o que você conhece sobre ela? Se surpreenda com este fantástico animal. Descubram quais são os seus maiores costumes aqui neste artigo!

Uma Descrição Rápida Sobre Este Animal

Quando pensamos na centopeia, a primeira coisa que nos vem à mente é o número imenso de patas que ela possui. A quantidade em si é muito distinta entre cada uma, depende muito de sua espécie e outros fatores, como o ambiente, por exemplo.

Para se ter uma ideia, ela pode possui entre 15 e 191 patas! E sim, a quantia sempre possui o número ímpar.

Muita gente possui a dúvida de como as centopeias conseguem mover todas elas juntinhas, sem se atrapalhar. Isso acontece por causa das células nervosas que estão associadas aos seus músculos e juntas. Assim, todo o seu movimento pode ser controlado.

Caso não tenha entendido nada, aqui vai um resumo para você: tudo é automático e o cérebro não perde o controle da movimentação de todos os membros.

Seu peso corporal não ultrapassa 30 gramas. A média de seus centímetros é 20, sendo que algumas alcançam 4 ou 5 centímetros a mais.

Preferem morar em zonas tropicais, já que o seu corpo não se adapta muito bem ao frio.

A Cabeça da Centopeia
A Cabeça da Centopeia

Sua cabeça possui uma carapaça que é mais dura que todo o resto do corpo. Isso ajuda, já que alguns animais — principalmente os seus predadores, procuram atacar pela cabeça, tentando um golpe fatal.

A fêmea costuma botar entre 15 e 50 ovos. Quando está prestes a parir, ela abre um buraco na terra para depositá-los e protegê-los. Suas larvas filhotes são bem parecidas com os pais.

Como é a sua Alimentação?

Em geral, sua alimentação está baseada em pequenos moluscos, vermes, larvas, insetos, aranhas e alguns tipos de besouros. Isso pode variar de espécie, porém, a maioria delas está restringida a isso.

São animais carnívoros e muito velozes. Além de se movimentarem com grande rapidez, elas também matam suas presas com uma facilidade incrível.

Quando estão executando a caça, elas utilizam sua principal arma: garras com veneno. Sem isso, ela teria dificuldades para lutar contra animal que, em algumas vezes, possui mais força corporal do que ela. Essas pinças estão localizadas no primeiro segmento de patas.

Pode acontecer de matarem as suas presas, e, dependendo do tamanho, deixar a carcaça para se alimentar em outra ocasião. Isso não é muito comum, entretanto, é possível.

Outras Curiosidades Sobre Ela

  • Ao contrário de muitas espécies, ela possui o sistema digestivo completo, ao qual começa pela boca e termina no ânus;
  • Grande parte das centopeias possui vida noturna. Isso facilita sua vida, pois é mais difícil de serem presas, e também colabora com sua caçada, já que a maioria de seus alimentos está dormindo pela noite. Deste modo, seu bote é mais rápido e mais eficiente;
  • Elas perdem a água corporal muito rapidamente. Por este motivo, é bem comum encontrá-las em lugares com bastante umidade;
  • A expectativa de vida deste animal é de aproximadamente 6 anos. Algumas podem passar mais alguns meses viva, todavia, é raro;
  • É um animal bastante excêntrico: Possui espécies cegas, que não possuem olho nenhum e algumas que possuem mais de um olho;
  • Não há risco de morte, caso algum ser humano seja picado por ela. O que pode acontecer de mais grave é uma reação alérgica. Fora isso, o seu veneno não é tão potente a ponto de matar uma pessoa. Além das respostas alérgicas que o corpo dá, o local onde aconteceu a picada pode ficar vermelho levar a uma coceira incessante;
  • Algumas espécies de centopeias são consideradas exóticas. Inclusive, são utilizadas e comercializadas como um animal de estimação.

Centopeia e Lacraia é a Mesma Coisa?

Um mito deve ser destruído neste exato momento: As centopeias não são a mesma coisa que lacraias. Elas fazem parte do mesmo grupo, os Quilópodes. Sua principal característica é a quantidade de pernas que cada um desses animais possui.

Apesar de serem animais com particularidades em comum, suas semelhanças param por aí. O modo de caça da lacraia é diferente. Além disso, sua alimentação não é tão parecida e algumas espécies podem oferecer risco à saúde.

Outro ponto importante é a quantidade de membros inferiores: A lacraia pode alcançar 23, até 30 pernas. Já a centopeia ultrapassa este valor facilmente. Como foi dito no começo do artigo, elas podem ter até 191 pernas.

Quando uma foto dos dois animais é colocada de perto, as diferenças são muito perceptíveis. Portanto, não os confunda!

É o Animal com Mais Patas do Mundo?

Por incrível que pareça, não. Existe um animal que vive entre a região de Silicon Valley, que são parentes bem afastados de uma espécie brasileira, as maria-cafés. Seu nome é Illacme plenipes.

A quantidade de patas que ele apresenta é impressionante: Os machos podem ter até 562, já as fêmeas chegam ao número de 750 patas! Até 4 vezes mais a quantia de pernas que a centopeia possui!

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *