Home / Animais / Nomes de Animais Marinhos de A a Z

Nomes de Animais Marinhos de A a Z

A biodiversidade marinha é extremamente rica! E, apesar de sabermos disso, muito dos oceanos ainda não foi explorado.

Neste artigo nós conheceremos um pouco sobre as espécies que habitam os oceanos a partir de uma seleção de animais marinhos de A a Z, e sobre muitos destes animais haverá informações sobre a espécie. Ou seja, conheceremos pelo menos um animal para cada letra do alfabeto!

Água-Viva

Água-Viva
Água-Viva

As águas-vivas, também conhecidas por medusas, habitam majoritariamente a água salgada; entretanto, há algumas espécies vivem também em ambientes de água doce. Hoje já há cerca de 1.500 espécies de medusas catalogadas! Estes animais possuem tentáculos, que podem queimar a pele de quem a toca. Algumas, inclusive, são capazes de injetar veneno na pele de quem entra em contato com ela.

Baleia

Baleia
Baleia

Baleia consiste em um grupo que abrange os maiores cetáceos. Estes animais são os maiores mamíferos do mundo! E são aquáticos.  Há cerca de 14 famílias de baleias na natureza, que são divididas em 43 gêneros e 86 espécies. Estes seres evoluíram do meio terrestre para o aquático, e hoje são completamente aquáticos; ou seja, toda a sua vida ocorre na água.

Crustáceos

Crustáceos
Crustáceos

Crustáceos, na verdade, compreende um subfilo do filo dos artrópodes, que abrange um extenso e complexo conjunto de animais invertebrados. Atualmente, há cerca de 67.000 espécies reconhecidas de crustáceos. Os principais representantes deste subfilo são organismos marinhos, tais como as lagostas, os camarões, as cracas, os tatuís, os siris e os caranguejos, além de alguns crustáceos de água doce, tais como a pulga-d’água e até mesmo crustáceos terrestres como o bicho-de-conta.

Dourado

Dourado
Dourado

O dourado, também conhecido como doirada (Brachyplatystoma flavicans ou Brachyplatystoma rousseauxii) é um peixe de corpo avermelhado, faixas escuras no dorso e de cabeça platinada com curtas barbelas. Este peixe tem como habitat natural apenas a bacia do Rio Amazonas. O dourado pode atingir cerca de 40 kg e pode medir até 1,50 m de comprimento.

Esponja

Poríferas
Poríferas

As esponjas consistem em poríferos! Também conhecidos por poríferas, estes organismos são muito simples, e podem habitar tanto água doce quanto água salgada. Eles alimentam-se por filtração, ou seja, bombeiam água através das paredes do corpo e retêm as partículas de alimento em suas células. Na cultura popular, temos um representante muito famoso dos poríferos, o Bob Esponja.

Freira-do-Alto

Xaputa-Galhuda
Xaputa-Galhuda

Este é o nome informal de um peixe também conhecido por xaputa-galhuda. Este é um peixe da Ordem Perciformes, família Bramidae que e habita nos oceanos Índico, Pacífico e em parte do Atlântico. O comprimento de um macho desta espécie pode chegar a um metro, e eles possuem coloração cinza ou prateada-escura.

Golfinho

Golfinho
Golfinho

Também conhecidos por delfins, peixes-botos, botos ou toninhas, os golfinhos são animais cetáceos quem pertencem às famílias Delphinidae e Platanistidae. Hoje há cerca de 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e também de água doce. Uma curiosidade importante sobre estes animais, é que sua inteligência excepcional chama a atenção dos cientistas, que promovem diversos estudos sobre ela.

Hadoque

Hadoque
Hadoque

Também conhecido por eglefim, hadoque, ou arinca, o hadoque (de nome científico Melanogrammus aeglefinus) é um peixe que pode ser encontrado em ambos os lados da costa do Oceano Atlântico. De acordo com a UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), o estado de conservação desta espécie é espécie vulnerável.

Jamanta

Jamanta
Jamanta

Para representar a letra J temos a jamanta, também conhecida como manta, maroma, morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo. Esta espécie consiste na  maior espécie de raias atualmente. O corpo deste animal é em forma de losango, e sua cauda é longa e sem espinho. Além disso, esta espécie pode atingir até sete metros de envergadura e pesar até 1.350 kg!

Lampreia

Lampreia
Lampreia

Lampreia é a designação comum que recebem diversas espécies pertencentes à família Petromyzontidae da ordem dos Petromyzontiformes. Estes animais fascinantes são ciclóstomos de água doce ou anádromos, com forma de enguias. Além disso, a sua boca forma uma ventosa! E esta funciona como por meio de um complexo mecanismo que age como uma espécie de bomba de sucção.

Marlim

Marlim
Marlim

Marlim é o nome comum dado para os peixes teleósteos perciformes da família Istiophoridae. Estes peixes têm como sua característica mais marcante uma longa mandíbula superior em forma de bico. Eles podem ser encontrados nos Estados Unidos e até mesmo no Brasil, em Espírito Santo e mais raramente no Rio de Janeiro.

Narval

Narval
Narval

O narval é um tipo de baleia dentada de tamanho médio. Este animal possui os maiores caninos de todos e possui uma longa mandíbula superior em forma de bico. O narval tem como habitat natural o Ártico, e pode ser encontrado principalmente no ártico canadense e nas águas da Gronelândia.

Ouriço-do-Mar

Ouriço-do-Mar
Ouriço-do-Mar

O ouriço-do-mar, na verdade, chama-se Echinoidea; e consistem em uma classe de organismos pertencentes ao filo Echinodermata que engloba invertebrados marinhos dióicos de corpo globoso ou disciforme. Geralmente estes animais são espinhosos, por isso recebem o nome de ouriço. Eles têm normalmente de três a dez centímetros de diâmetro e são revestidos por um tegumento coriáceo.

Pirarucu

Pirarucu
Pirarucu

O pirarucu pode atingir até três metros e o seu peso pode chegar a até 200 kg! Ele é considerado um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Este peixe é geralmente encontrado na bacia amazônica e é, inclusive, também conhecido como “bacalhau da Amazônia”.

Quimera

Quimera
Quimera

Quimeras são peixes cartilaginosos da ordem Chimaeriformes. Estes animais são relacionados com os tubarões, assim como com as raias. Há aproximadamente 30 espécies viventes de quimeras, que são raramente vistas porque habitam as profundezas do mar.

Rêmora

Rêmora
Rêmora

Rêmora ou rémora é o nome popular dos peixes da família Echeneidae. Estes peixes possuem a primeira barbatana dorsal transformada numa ventosa; sendo assim, eles a utilizam para fixar outros animais para que assim possam viajar grandes distâncias. Alguns exemplos de animais com os quais a rêmora viaja são os tubarões e as tartarugas.

S, T, U, V, X, Z

Siri
Siri

Para representar estas letras temos, respectivamente, o siri, a tainha, o ubarana, e a vaca-marinha. Para fornecer mais um pouco de informação, falaremos sobre os representantes das letras X e Z.

Xaréu

Xaréu
Xaréu

Xaréu consiste em uma espécie de peixe muito comum no nordeste do Brasil. Esta espécie de peixes mede aproximadamente um metro de comprimento, e apresenta uma coloração que vai de marrom-escura a negra.

Zooplâncton

Zooplâncton
Zooplâncton

O zooplâncton consiste em um conjunto de organismos aquáticos. E estes são, em sua maioria, micro-animais que tem como seu habitat as águas do planeta Terra, e que normalmente não possuem muita capacidade de locomoção.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *