Home / Animais / Ninho De Ganso Sinaleiro

Ninho De Ganso Sinaleiro

O ganso é um animal muito curioso que já era criado desde a época do Antigo Egito como animais de estimação para servirem como uma espécie de guarda. Isso acontecia devido a forma com que eles agiam dando sinais alarmantes quando se deparavam com algum estranho através dos barulhos altíssimos que eles emitiam, podendo até mesmo avançar sobre a pessoa que invadia a propriedade.

Por ter essa característica de animal de guarda e emitir esse som tão característico e alarmante os animais desta espécie (Anser cygnoides) receberam o nome de ganso sinaleiro, mas no Brasil são bem conhecidos como ganso chinês.

Existem dois tipos de ganso sinaleiro chinês, um apresenta coloração branca e o outro coloração parda. Ambas as espécies habitam no Brasil, sendo os tipos de ganso mais comuns vistos por aqui justamente por terem se adaptado bem ao nosso clima, mostrando-se como uma espécie de ganso bem resistente e devido as características apresentadas, esta é uma espécie apontada como uma das melhores raças de gansos.

Ganso Sinaleiro Chinês Branco

Antes de obter maiores informações sobre o ninho de ganso sinaleiro vamos trazer algumas informações sobre os dois representantes da espécie. Como já foi falado anteriormente existem duas espécies de ganso sinaleiro e eles se diferenciam pela cor, sendo que um possui as penas de cor branca e o outro, que é uma espécie mais selvagem, possui penas de cor marrom.

O ganso sinaleiro de cor branca é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. Pode ser facilmente encontrado em criadouros e até mesmo em fazendas e pequenos sítios ou chácaras por ser um animal de fácil domesticação.

Sua plumagem é de coloração totalmente branca e por isso é comum essa espécie ser confundida por algumas pessoas como sendo um cisne. Seu bico apresenta um tom vivo de laranja, assim como as suas patas.

Os gansos sinaleiros dessa espécie possuem cerca de 97 centímetros e pesam aproximadamente 5 kilos, sendo que este pode variar para menos no caso das fêmeas, além disto o seu pescoço é curvo e alongado.

Ganso Sinaleiro Chinês Pardo

Essa espécie é considerado como uma espécie mais selvagem que o ganso sinaleiro branco e é o resultado do cruzamento do ganso chinês branco e o ganso africano.

As suas penas possuem uma coloração marrom acinzentada que predominam pela parte superior do seu corpo e se mesclam a penas de cor branca que estão mais concentradas na parte inferior de seu rabo e pescoço. O seu bico, diferente do ganso chinês branco apresenta cor preta e as suas patas possuem cor laranja.

As fêmeas desta espécie de ganso sinaleiro chegam a pesar cerca de 4 quilos e os machos pesam aproximadamente  5 quilos. Também possuem um porte elegante e um pescoço alongado.

Reprodução Do Ganso Sinaleiro

Acasalamento de Gansos Sinaneiro Chinês Pardo
Acasalamento de Gansos Sinaneiro Chinês Pardo

A diferenciação do sexo de ganso sinaleiro pode ocorrer de diversas formas. No caso do ganso sinaleiro, essa diferenciação pode ocorrer através de seu bico, pois os machos possuem uma crista óssea, que é chamados por algumas pessoas de chifre, enquanto as fêmeas não o possuem.

Quando alcançam a faixa dos 9 meses a 1 ano de vida, os gansos sinaleiros entram na fase de maturação sexual, onde a partir deste momento, já se tornam aptos a se reproduzirem. A reprodução do ganso, de forma geral, pode ocorrer naturalmente na natureza ou  então dentro de um criadouro por exemplo. Neste último caso, normalmente o criador de ganso sinaleiro costuma colocar juntos a proporção de 2 ou 3 fêmeas para cada um macho.

Ninho Do Ganso Sinaleiro

As fêmeas de ganso sinaleiro adotam hábitos bem particulares quando estão perto de botar os seus ovos. A primeira atitude tomada por elas normalmente é procurar um local mais isolado, protegido da chuva e de possíveis predadores ou perigos, e geralmente o mais próximo possível da água.

A construção do ninho de ganso sinaleiro a partir de pequenos gravetos, folhas e palhas, de forma bem simples e com o objetivo de preparar um local mais quente, confortável e aconchegante possível para os seus filhotinhos que estão por vir.

Quando a reprodução ocorre dentro de um criadouro acontecem algumas mudanças no processo, pois alguns passos serão feitos por mãos humanas. Neste caso, para construir um ninho de ganso sinaleiro deve-se reservar um espaço quadrado, de tamanho razoável para que a fêmea possa botar os seu ovos. Este local deve ser forrado com palha, além de ter uma limpeza adequada do local, água limpa e comida de qualidade disponível.

Gansoo Sinaleiro Com Olhar Fixo
Gansoo Sinaleiro Com Olhar Fixo

Quando está tudo pronto, a gansa vai até o seu ninho, bota os seus ovos, sendo que ela bota cerca de 20 ovos anualmente. e ali fica chocando-os por aproximadamente 28 dias. O macho por sua vez permanece próximo ao ninho a fim de vigiar e proteger a fêmea e seus ovos/filhotes de possíveis perigos.

Embora possam se tornar muito protetoras e agressivas durante este período, pode acontecer de a fêmea querer abandonar os seus ovos. Neste caso, em criadouros há a opção de colocar um outro animal, como a galinha por exemplo para chocar, ou então utilizar uma chocadeira elétrica.

Curiosidades Sobre O Ganso Sinaleiro

Além de saber como o ninho de ganso sinaleiro é construído, pode surgir alguma curiosidade que te instigue a saber mais sobre este animal, e é por isto que citaremos aqui alguns detalhes sobre a vida deste animal.

Embora a cor do ganso sinaleiro possa variar entre branca e parda, os seus filhotes apresentam uma plumagem de cor amarela. Além disto, os gansos sinaleiros normalmente se alimentam de crustáceos, sementes, vermes e insetos.

Uma fama foi atribuída ao ganso sinaleiro por conta de suas plumas, que são frequentemente utilizadas para fabricação de travesseiros, por exemplo. Por isso, a fim de se evitar ao máximo o sofrimento do animal foi desenvolvida uma forma de coletar essas penas, evitando assim o estresse do animal. Para isto os criadores esperam chegar o período invernal onde começam a muda das penas, e com isso recolhe as penas que caem do corpo do ganso sinaleiro ou as que saem muito mais facilmente.

Como ocorre a construção de um ninho de ganso sinaleiro não é a única curiosidade que cercam esse animais. Maiores detalhes sobre sua origem, capacidade de adaptação e reprodução pode ser muito útil e interessante para o seu aprendizado.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *