Home / Animais / Maiores Aves de Rapina do Mundo

Maiores Aves de Rapina do Mundo

Imagine a seguinte situação: você resolve levar sua família para passear num parque ao ar livre, com muito espaço gramado pra seus filhos pequenos correrem e gastar suas energias com alegria. Você logo procura aquele equipamento que levou para filmar tudo, é claro. Não quer perder nada dessa diversão, desse momento memorável em família. De repente, enquanto você filma seu cônjuge ajeitando uma área para piquenique e seu filhinho próximo dela brincando na grama, suas lentes flagram o exato momento que uma ave arremete velozmente e agarra seu filhinho em suas garras, tentando levá-la como presa sua de volta ao céu … Como se sentiria? Assustador, desesperador não é?

Agora imagine outra situação em que você tem um gatinho, desses fofinhos e levados que encantam todos na família. E pra variar você o flagra com a câmera do seu celular em cima do muro, se preparando para mais uma peripécia. Você filma tudo já sorrindo na expectativa de mais um daqueles vídeos caseiros que irá divertir a todos. Seu gato parece em posição de tocaia, talvez alerta pra atacar algum passarinho que sobrevoa por ali inocente. De repente, em questão de segundos, você só consegue ver que algo se aproximou de seu gato e tudo ficou confuso, tudo foi muito rápido. Você procura entender, procura o gato e nada. Quando vai examinar sua filmagem com calma, surge o espantoso esclarecimento. O gatinho que queria talvez agarrar um passarinho, virou ele mesmo presa de uma grande ave que o levou embora pra nunca mais voltar!

Talvez esteja achando surreal e fantasioso demais as duas histórias né? Mas aconteceram! São reais! Os dois vídeos inclusive já foram amplamente divulgados em mídias sociais na internet. Você sabe que aves grandes são essas que podem estar perigosamente rondando por sua região? São aves de rapina!

O que São aves de Rapina?

Um Falcão em Pleno Vôo
Um Falcão em Pleno Vôo

Bom, só por usar o termo rapina pra se referir a elas já nos diz alguma coisa né? Rapinar é o ato de tomar algo de um jeito astucioso e violento; rapinar, roubar, “pegar na marra”. E é assim mesmo que agem essas aves. São caçadoras carnívoras! Foram criadas pra isso, na verdade. Sua constituição natural, com bicos curvos e afiados, garras poderosas e asas impressionantes foram feitas pra caça. Some a isso também uma visão e audição de excelência e entenderá porque essas aves são consideradas as mais poderosas do mundo.

Enquanto nós achamos que temos uma ótima visão só porque conseguimos ver um balão bem alto no céu, uma ave de rapina que estiver voando mais alto que esse balão é capaz de enxergar um coelho escondido no meio da mata aqui embaixo! Isso mesmo! Ela pode enxergar um roedor pequeno, mesmo que esteja até a 03 Km de distância!Dá pra imaginar? Isso porque a visão dessas aves são praticamente do tipo binocular, ou seja, é como se elas tivessem de binóculo nos olhos.

Essas aves também podem ouvir gemidos distantes, mesmo que sejam quase um sussurro, o que ajuda muito quando procuram suas presas mesmo que já estejam morrendo ou mortas, porque a maioria delas gostam muito de carcaças de animais mortos. E aquelas garras? Elas são suas principais armas porque são bem fortes e resistentes. E afiadas também! Quando investem pra agarrar uma presa, são quase sempre certeiras! Suas garras afiadas, na maioria dos casos, são tão fortes que podem perfurar o crânio de sua presa.

Conhece alguma ave dessa aí onde você mora? Bom, talvez conheça só de nome porque apenas 10% das aves do planeta são classificadas como aves de rapina. As mais conhecidas são as águias, os gaviões, os falcões, alguns tipos de corujas e alguns tipos de abutres, condores ou urubus. E não pense você que essas aves chamam atenção apenas por essas características mencionadas até agora. Elas também podem assombrar pelo tamanho!

As Maiores Aves de Rapina do Mundo

As características e capacidades surpreendentes das aves de rapina sem dúvida a colocam no topo da cadeia alimentar e as classificam entre as mais poderosas aves dos tempos atuais. Mas não são as maiores aves do mundo! Os cientistas ornitólogos usam para classificar umas aves como maiores em relação a outras são elementos como o peso, o comprimento da ave e o comprimento de envergadura das asas. Com esses parâmetros, a maior ave do mundo, considerando apenas as espécies que ainda vivem nos dias de hoje, é uma espécie de avestruz africano.

Dentre as espécies que estamos considerando nesse artigo, as aves de rapina, tem uma que está entre as 20 maiores aves do mundo. E falando sobre essas fascinantes aves então, vou destacar as três maiores do planeta:

A espécie que conquista o primeiro lugar nessa classificação é o chamado Condor Andino, ou Condor dos Andes. Há quem considere essa ave um abutre e não um condor, mas, independente disso, o que chama atenção é sua poderosa envergadura que pode chegar a mais de três metros de uma ponta a outra da asa, e um comprimento de pássaro de quase 1,5 mt. A ave é tão grande e pesada ( pode chegar a pesar 15 quilos ) que é encontrada invariavelmente nas regiões montanhosas do oeste da América do Sul, onde há ventos fortes o suficiente pra ajudar seu corpo a voar.

Condor Andino no Alto de uma Montanha
Condor Andino no Alto de uma Montanha

Bem coladinho em segundo lugar está outro condor, desta vez o Condor da Califórnia. Este é mais comum pela América do Norte e tem características de peso, comprimento e envergadura quase iguais a do Condor Andino. Esse adora comer principalmente o que já está morto, incluindo gados, ovelhas, roedores e coelhos. Mas não se deixem enganar!

Condor da California em Pleno Vôo
Condor da California em Pleno Vôo

A terceira maior ave de rapina do mundo mas não menos impressionante que as duas primeiras é o Abutre Real. Encontrado principalmente no continente africano, esse é mais caçador do que carniceiro. Tão grande quanto os outros dois, as vezes até mais pesado e forte, o abutre real impõe respeito nas savanas africanas. É temido por ser conhecido inclusive como violento; há boatos de que já foi visto até encarando leões!

 Abutre Real

Abutre Real

Outros Destaques Impressionantes

Apesar da maior concentração de aves rapinantes encontrar-se nas Américas, principalmente na América Latina, a maioria das que são consideradas dimensionalmente grandes dentre as espécies não são encontradas aqui. Dentre as dez classificadas maiores aves de rapina do mundo, sete não vivem necessariamente nas Américas. Vamos falar de algumas delas um pouco:

Um tipo muito sinistro é a ave de rapina conhecida como Abutre Barbudo. Visto principalmente nas regiões da Ásia, Europa e África, essa ave tem um aspecto que o difere das outras aves rapineiras. Essa só gosta de comer carne fresca, e por isso é ainda mais assassina que as outras. Ela gosta de pegar suas presas e soltá-las da maior altura só pra facilitar a quebra de seus ossos, principalmente a espinha. Isso porque o celerado Abutre Barbudo gosta de comer a medula, sua parte predileta da presa; justo por isso gosta de atacar ninhos de tartarugas pra quebrar seus ovos e desfrutar de sua iguaria peculiar. Essa ave já foi filmada até empurrando pequenos animais vivos da beira de precipícios para matá-los e depois se alimentar de suas carcaças fresquinhas.

A Águia Marinha de Steller é considerada a águia mais pesada do mundo porque pode atingir quase dez quilos de peso corporal. Vista principalmente nas regiões da Rússia e Japão é uma espécie quase em extinção. Seus hábitos carnívoros necrófagos tem matado muitas pois comem os restos de animais mortos a tiros por caçadores e o chumbo das balas é mortal pra elas.

Já a chamada Águia Marcial é considerada a maior águia da África. Embora não seja tão grande quanto o Abutre Real, essa ave de rapina também impressiona pelo tamanho de sua envergadura e também é considerada tão violenta quanto ele. Existem documentários que registraram seu ataque a antílopes, macacos e até leões. É considerada um terror pelos fazendeiros da região por conta dos frequentes ataques a seu gado.

Águia Marcial Encarando Fotógrafos
Águia Marcial Encarando Fotógrafos

Outra poderosa e violenta ave de rapina africana é a chamada Águia Coroada. Apesar de menor em peso, tamanho e envergadura que todas as anteriores, mas não menos significativo, essa ave tem também uma fama assustadora porque costumam encarar crianças humanas como presas em potenciais. Até crânios de bebês já foram achados em seus ninhos! É considerada a décima maior ave de rapina do mundo!

Dentre os falcões, apesar do falcão peregrino estar entre os mais conhecidos da espécie, o considerado maior deles como ave de rapina é o chamado Falcão Gerifalte. Essa ave de rapina é muito comum nas regiões árticas e já foi considerada valiosíssima em épocas antigas, tanto que já foi usado até como moeda de troca, como pagamento de um resgate pelo sequestro de um nobre no século 14.

Dentre as corujas como aves rapinantes, a considerada maior é chamada Coruja Bufo Real, mais comumente vista no nordeste da Europa embora possa estar presente também na Ásia e na África. Seu tamanho e envergadura já impressionaram tanto que já mereceu até menção em um dos livros de Harry Potter.

Temos Dessas Majestosas Aves Também no Brasil?

Você sabia que um terço das aves de rapinas do mundo concentram-se no Brasil? Pois é, do total de aves de rapina do planeta, 36% são frequentadoras assíduas de nossas terras. Por isso, é claro que uma das maiores dentre as mais aclamadas do mundo teria de estar por aqui também né… Sabe qual é?

É a Harpia, mais conhecido como Gavião Real. Com impressionante envergadura que chega a dois metros e quase dez quilos de peso corporal, nossa celebridade ocupa o sétimo lugar entre as maiores aves de rapina do mundo. Apesar de nossa campeã ser considerada por alguns como a ave de rapina mais poderosa do mundo, sem a devida proteção ambiental ela quase foi levada a extinção. Mas felizmente ainda pode ser vista na mata atlântica, principalmente na selva amazônica.  Suas garras são tão potentes que podem quebrar nosso braço ou perfurar nosso crânio como se quebrasse um côco!

Pouco falamos aqui dos urubus porque, apesar das similaridades com as aves de rapina especialmente por seus hábitos necrófagos, e sua constituição um tanto quanto convergente, há muita discussão entre os estudiosos a respeito dessa classificação, por não possuírem garras ou o instinto caçador das rapineiras. O considerado maior deles, o conhecido Urubu Rei, na verdade é mais classificado como um condor e nem impressiona tanto quanto seus primos americanos que ocupam o primeiro e o segundo lugar na lista das maiores aves de rapina do mundo.

Enfim, da próxima vez que ouvir um crocitar de uma águia ou um falcão no céu, lembre-se do quão impressionantes e poderosos são essas aves e certifique-se de não deixar nenhum animal de estimação ou criança sem a devida supervisão. Aprecie essas criaturas assombrosamente fascinantes, mas mantenha o devido respeito e distância!

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *