Home / Animais / Lobo Preto: Características

Lobo Preto: Características

A história desses animais com os seres humanos não é muito amigável. Porém, mesmo que a relação não seja boa, é inevitável não citar a longa convivência que os lobos possuem com a nossa espécie.

O que se sabe é que, provavelmente, eles foram a primeira espécie animal a ser domesticada pelos homens. Com isso, os cães domésticos foram criados. Esta afirmação é propagada por muitos pesquisadores. Outros, porém, acham que essa situação é loucura.

O seu uivo é uma de suas características mais marcantes, e, por conta disso, inúmeras lendas foram criadas. É muito difícil ter algum relato desses animais atacando pessoas, entretanto, caso eles se sintam ameaçados de alguma maneira, eles partem para o bote sem pensar duas vezes.

Eles possuem um tamanho que amedronta e uma força descomunal. Mas, mesmo com todas essas habilidades de caça, é bem improvável que um humano entre em seu cardápio.

Aqui nós vamos conhecer mais sobre uma das espécies de lobos mais fascinantes: o lobo preto. Quais são as suas características mais marcantes? O que esta espécie tem que se destaca de todas as outras? Ficou curioso para ver a resposta dessas perguntas? Continue com a leitura deste artigo e se surpreenda!

O Funcionamento de suas “Famílias”

O coletivo de lobos é alcateia, um dos muitos atributos que eles possuem. Não é simplesmente um amontoado de animais, muito pelo contrário: Cada um possui o seu lugar e todos se respeitam.

O Lobo Preto
O Lobo Preto

Entre os lobos, sempre existe o macho alfa, aquele que é o líder de toda a alcateia. Temos a impressão de que este é agressivo e dominador, mas isso só é uma falsa impressão que os filmes nos criaram.

Geralmente, ele é o mais bondoso. Aquele que vai atrás das caças, mas espera que todos se alimentem primeiro, protege os mais fracos e os filhotes, tenta resolver todos os impasses procurando a melhor solução e por aí vai. É bem difícil você ver um animal desses sendo bravo, a não ser que a situação exija essa faceta.

Alimentação

Como devem saber, eles são animais carnívoros. Porém, nas regiões em que eles habitam, o encontro de presas é um pouco difícil. Quando não encontram, eles cometem o canibalismo.

Calma: eles não comem os parceiros da alcateia apenas porque estão com fome. Isso só acontece quando há algum animal ferido ou doente no meio deles. Isso também é comum quando há briga de tribos rivais. Nelas, alguns animais saem mortos, e, com isso, acabam virando o jantar de seus próprios aliados.

O Parentesco dos Lobos Negros

Uma universidade localizada em Stanford fez um estudo sobre as espécies de lobos. Logo se notou que a coloração dos lobos pretos era por causa de uma mutação genética que ocorre apenas em cães domésticos. O que se pode concluir disso é que os lobos de tonalidade mais escura são a mistura com cães domésticos.

Quais são os benefícios dessa mistura? Ainda é muito cedo para se ter uma noção. Entretanto, o que já se sabe é que a pelagem mais escura os deixa imunes contra algumas infecções. Isto também é notado nos humanos. Aqueles que possuem a cor de cabelo mais escura são mais resistentes, comparado aos de tonalidade loira e ruiva.

Os Lobos Podem ser Domesticados?

Isso é praticamente impossível. Você pode notar isso em inúmeros relatos de pessoas que já estiveram em contato com os lobos. Quando são filhotes, eles são bem semelhantes aos cães domésticos. Adoram brincar e sempre estão à procura de companhia.

Mas, com o passar do tempo, o seu apetite se torna cada vez mais insaciável. Esta é uma das grandes diferenças dos lobos, quando a comparação é com os cães.

Os maiores problemas começam a aparecer na época da puberdade. Por causa de sua natureza selvagem, estes animais começam a entender que os humanos com quem convive faz parte de sua alcateia. Com isso, a briga por mostrar quem é mais forte é impossível de deter.

Esta é a fase mais problemática dos lobos. Devido ao seu desejo por ser o macho alfa, pode causar ferimentos — inclusive mortais — nos próprios membros da família. Mesmo que um filhote não tenha nenhum contato com a natureza, seu instinto natural é inclinado a isso.

Mais Curiosidades Sobre Ele

  • Sua mordida é uma de suas maiores armas. A pressão dela pode chegar a 500 quilos! Comparado a um cão, a força é quase duas vezes maior!
  • O combate entre um cachorro e um lobo seria muito desigual. Mesmo para uma raça forte — como o pit bull ou um pastor alemão — a desvantagem seria imensa. Isso acontece porque os lobos possuem uma inclinação natural à caça. Também, seu corpo inteiro é adaptado para aguentar a pressão de emboscadas de outros animais, para correr sem se cansar e sua musculatura consegue ser mais resistente, mesmo com fome;
  • Na maioria das vezes, apenas o macho-alfa da alcateia procria. Ele, sempre seguido por uma única fêmea, faz seus filhotinhos. Os machos mais velhos da alcateia são os responsáveis por cuidar dos mais novos, fornecendo alimento sempre que necessário e protegendo, enquanto os outros estão caçando;
  • Seus grupos de caça são formados por 6 a 10 animais. Juntos, eles se comunicam por gestos e uivos para caçar. É sempre o macho-alfa que identifica a presa e inicia a caçada. Quando uma presa é encontrada, a reação de todos os outros é abanar os rabos, como se estivessem comemorando o feito;
  • Os lobos negros estão ameaçados de extinção. Um dos motivos é por causa de sua pelagem, muito desejada pelos contrabandistas. Outro fator que colabora com isso é que eles são os mais semelhantes ao cão doméstico. No início, eles são pegos da natureza e domesticados. Mas, com o tempo, a sua adaptação ao lar fica insustentável. Com isso, ele acaba sendo morto por aqueles que tentaram fazer dele um animal doméstico.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *