Home / Animais / Limpa Folha do Nordeste Extinto

Limpa Folha do Nordeste Extinto

Existem certas espécies de animais que fazem parte de apenas uma região no mundo todo. Elas normalmente são as que mais correm perigo quando esse ambiente começa a ser destruído. Além disso, costumam ser pouco estudadas, não sabendo muito sobre ou tendo fotos, evidências e outras coisas sobre esses animais.

Nossa Mata Atlântica abrigava e abriga até hoje uma grande biodiversidade de animais e plantas. Muitas delas, são as que vivem somente naquela área e não conseguiriam se adaptar em qualquer outro tipo de vegetação. Essas espécies são importantes de diversas formas e colocações, não podemos nos esquecer disso.

Um desses animais que pode ser incluído nessa lista é a ave Limpa Folha do Nordeste. Uma pequena ave que vem estando em processo de extinção há muitos anos, mas que não impediu que continuássemos a desmatar sua casa. Por isso, no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre essa ave e suas características gerais. Além de tirar a dúvida de como está o status da Limpa Folha tão pouco conhecida por seus nordestinos.

Limpa Folha do Nordeste e Suas Características

A primeira aparição do Limpa Folha que foi presenciada por nós foi no ano de 1979. Desde então, algumas pessoas tentaram descobrir mais sobre essa ave. Apesar disso, não foi descoberto o suficiente. Hoje, ainda pouco se sabe sobre seus hábitos e comportamentos na natureza, especialmente pela destruição que aconteceu de forma rápido em seu habitat.

Ele faz parte da família dos Limpa Folhas, e por isso apresenta diversas características iguais ou semelhantes ao seu grupo. Os pouco exemplares vistos mediam sempre em torno de 18 centímetros, sendo um pássaro de pequeno porte. Sua plumagem era bem interessante, mas bem mais modesta de que seu parente Limpa Folha Coroado. Ele possui uma coloração vermelho tijolo escuro por todo o corpo, sendo suas asas um pouco mais escuras puxando para o preto.

Seu nome científico é Philydor novaesi e foi dado no ano de 1983. Significa de forma geral Ave de Novaes apaixonada por água, o que diz muito sobre sua personalidade. Um fato que interessava muito os pesquisadores era quanto seu canto, existe alguns vídeos do canto do Limpa Folha do Nordeste que era bem diferente e legal.

Habitat e Nicho Ecológico do Limpa Folha do Nordeste

Para entendermos exatamente qual o nicho ecológico e o habitat dessa incrível ave, primeiro é necessário que explicamos e entendamos o que cada um desses termos realmente significa. O habitat é também chamado popularmente de “endereço do animal ou planta”. Logo, é onde aquela ser vive, onde pode ser encontrado. Já o nicho ecológico, ficou popularmente como “profissão do animal ou planta”, que consta basicamente suas relações ecológicas e hábitos.

Agora que entendemos de forma geral, podemos caracterizar cada um desses termos. O nicho ecológico dessa ave é também bem desconhecido. Ela já está em risco há décadas, não dando muito para estudos mais aprofundados. A alimentação dessa espécie é parecida com a de seus parente limpa folhas. Se alimenta predominantemente de insetos, aqueles que ficam nas bromélias ou folhas sobre os galhos.

O habitat do Limpa Folha talvez fosse o mais importante de se entender, para melhor entender sua situação. A ave na realidade era uma espécie endêmica, ou seja, exclusiva de uma determinada região. No seu caso, só era possível encontra-la em Alagoas e Pernambuco, entretanto em cada estado somente uma localidade. Murici, em Alagoas e Serra do Urubu em Pernambuco.

Habitat do Limpa Folha
Habitat do Limpa Folha

Só esse fator já nos mostra como elas sempre foram difíceis de serem encontradas. A Mata Atlântica é um dos lugares que mais houve destruição de sua floresta no Brasil todo. O que nos leva ao status do Limpa Folha do Nordeste atualmente.

Status do Limpa Folha do Nordeste

Biólogos e cientistas dessas áreas e áreas parecidas possuem a responsabilidade de saberem como está a situação de cada animal existente no mundo. Isso para entendermos melhor a natureza e também pois grande parte das espécies que entram em extinção, o causador é o homem, seja de forma direta como a caça, quanto de forma indireta, como o desmatamento.

Como já apresentamos, o habitat é um fator primordial para entender porque certas espécies estão desaparecendo. E no caso do Limpa Folha do Nordeste não foi diferente. Por ficar em uma floresta que estava sendo muito destruída pelo homem através do desmatamento, muitos exemplares morreram, outros tiveram que migrar, morrendo no caminho ou não sobrevivendo a um novo lugar. Afinal, cada lugar possui teias ecológicas diferentes.

A última vez que uma dessas aves foi vista foi no ano de 2011, no estado de Pernambuco. Desde então, biólogos vem procurando nos mais diversos estados e florestas, atrás de pelo menos um exemplar, entretanto nada foi encontrado. Foi quando a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), órgão que controla efetivamente e diz seu status na natureza, apontou que o Limpa Folha estava em perigo crítico.

Isso foi antes de 2011, após isso, muitos estudos foram feitos. No ano de 2018, saíram pesquisas renomadas dizendo que o Limpa Folha do Nordeste havia sido extinto completamente. Mas ainda está como perigo crítico pela IUCN. É possível que somente daqui um tempo a organização se posicione se a ave realmente está extinta ou não.

A extinção de uma ave tão maravilhosa, assim como diversas outras que estão na lista somente no Brasil, mostra como nossas ações estão prejudicando a natureza. Sendo assim, devemos ter mais responsabilidade e diminuir a destruição das florestas, o maior causador de mortes de espécies no momento.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *