Home / Animais / Leopardo do Ceilão Características

Leopardo do Ceilão Características

O leopardo é um dos grandes predadores do mundo animal, muito semelhante fisicamente à onça-pintada, principalmente em relação à existência do padrão de manchas negras distribuídas pelo corpo. Tem uma incrível força, e consegue transportar presas até 6 vezes mais pesadas do que ele próprio. Ao transportar essas presas, frequentemente a conduz até altos galhos de árvore, de modo que esteja livre da disputa entre outros predadores tais como os leões e hienas.

Como o leopardo sobe em árvores, anatomicamente possui uma cauda longa, que o auxilia nesta tarefa. Outra habilidade é a corrida em alta velocidade, a qual pode alcançar a marca de 50 Km/h. Esse animal pode ser encontrado na África Subsaariana e na Ásia. Sua expectativa de vida no hábitat do deserto é de 15 anos de idade. As fêmeas possuem uma gestação que dura, em média, 12 semanas, com a média de filhotes por vez estimada no número de 3 ou 4.

O leopardo pertence à Família Felidae, Gênero Panthera. Este gênero também engloba espécies como a onça-pintada, o leopardo-das-neves, o tigre e o leão. Apesar do nome, o leopardo-das-neves não é considerado uma subespécie do leopardo comum (Panthera pardus), uma vez que possui características físicas e hábitos bem diferentes, é facilmente encontrado em zonas alpinas e sub-alpinas da Ásia.

O leopardo possui cerca de 14 subespécies, dentre elas o leopardo do Ceilão (Panthera pardus kotiya), também conhecido como leopardo-do-Sri-Lanka. Esta subespécie foi citada como estando em situação de vulnerabilidade pela IUCN Red List. Em 2015, estimativas apontavam que a população desta subespécie encontrada em ambientes silvestres contabilizava de 700 a 950 indivíduos. No entanto, em 2011 alguns indivíduos estavam sendo mantidos em cativeiro, aproximadamente 75.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o leopardo e a subespécie leopardo Ceilão.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Taxonômica do Leopardo

O leopardo pertence ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Carnivora, Família Felidae, Subfamília Pantheriane e Gênero Panthera.

Espécies de Leopardos

A menor subespécie de leopardo é o leopardo de Java (nome científico Panthera pardus melas). Ele está distribuído na Ilha de Java, localizada na Indonésia, assim como nas ilhas vizinhas. É uma subespécie em extinção, a qual acredita-se existir atualmente menos de 100 indivíduos.

O leopardo de amur (Panthera pardus orientalis), também chamado de leopardo do extremo oriente, é uma subespécie originária do norte da Coréia, nordeste da China e porção sudoeste de da província litorânea rusa de Primorye. O pêlo do leopardo de Amur é um pouco mais denso que as demais subespécies, e as manchas negras são mais simétricas e uniformes.

O leopardo do norte da China (Panthera pardus japonensis) é outra subespécie ameaçada de extinção, assim como o leopardo da Indochina (Panthera pardus delacouri), nativo do Sul da China e Sudeste Asiático.

Leopardo da Indochina
Leopardo da Indochina

O leopardo árabe (Panthera pardus nimr) é considerado uma das menores subespécies e tem como característica física os pêlos que variam doa amarelo pálido até um vívido dourado. Eles são nativos da Península Arábica.

Leopardo Árabe
Leopardo Árabe

No Oriente Médio, também pode ser encontrado o leopardo persa (Panthera pardus ciscaucasica), o qual possui a área de prevalência concentrada principalmente no Irã.

O leopardo indiano (Panthera pardus fusca) é uma subespécie também ameaçada de extinção, em decorrência do embate com outros predadores, assim como da caça furtiva realizada por seres humanos.

Leopardo Indiano
Leopardo Indiano

O leopardo africano (Panthera pardus pardus) é a única subespécie encontrada na África. Sua distribuição envolve a área da África Subsaariana, embora algumas populações também já tenham sido encontradas no Norte da África.

Leopardo Africano
Leopardo Africano

Leopardo do Ceilão Caraterísticas

O leopardo do ceilão (Panthera pardus kotiya), ou leopardo do Sri Lanka, foi descrito pela primeira vez no ano de 1956 pelo zoólogo Deraniyagala.

Fisicamente possui a pelagem amarela com manchas (ou rosetas) escuras em bastante quantidade, assim como as demais subespécies. No entanto, as manchas negras são menores do que as encontradas no leopardo indiano.

Leopardo do Sri Lanka
Leopardo do Sri Lanka

Acredita-se que, para as fêmeas, a média de peso seja de 30 quilos, e o comprimento de 1 metro, mais os 77 centímetros apenas de cauda. Para os machos, o peso é superior, podendo estar compreendido entre 56 e 77 quilos, em média. O comprimento corporal dos machos também é bastante variável, visto que já foram encontrados leopardos com 1,27 metros a 1,42 metros de comprimento. Essa variação também acompanha o comprimento da cauda, o qual oscila entre 86 e 97 centímetros.

Alguns zoólogos defendem a teoria de que o leopardo do Ceilão tenha evoluído ao longo da história para ser um animal grande em comprimento. Essa vantagem evolutiva proporciona que ele seja o principal predador do seu ecossistema e se sobressaia de potenciais concorrentes ou outros predadores.

Falando em principal predador, a dieta do leopardo do Ceilão é formada por pássaros, répteis, pequenos mamíferos e até mesmo animais maiores. A chita é um animal apontado como o cardápio principal deste animal, no entanto também há registro do consumo de javalis, macacos e sambares.

Durante a caçada, a perseguição costuma ser silenciosa. Geralmente, o ataque direto é feito quando o leopardo está a uma distância curta da presa. Como a competição com outros predadores é pequena, esta subespécie dificilmente carrega as suas presas para a parte alta das árvores. Essas presas são mortas com uma mordida na garganta.

Leopardo do Ceilão: Localização Geográfica e Habitat

Há registros da presença do leopardo do Ceilão em todos os hábitats do Sri Lanka. Esses hábitats incluem as zonas áridas, as zonas secas e as zonas úmidas. As florestas tropicais com muitos arbustos na vegetação é provavelmente o seu hábitat favorito, no entanto, ele já foi encontrado em florestas áridas e florestas com baixa e elevada altitude.

Há uma grande concentração de leopardos do Ceilão no Parque Yala, considerado o parque ambiental mais visitado do Sri Lanka.

Leopardo do Ceilão: Esforços Para a Conservação da Subespécie

O governo do Sri Lanka, em parceria com sociedades de conservação de vida animal, está conduzindo pesquisas para analisar as causas da vulnerabilidade da subespécie, assim como propor medidas para atenuá-las. Acredita-se que as maiores ameaças sejam a caça predatória e a destruição do hábitat natural.

*

Agora que você conhece um pouco mais sobre o leopardo do Ceilão, continue conosco e conheça também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

COSTA, C. Mundo Ecologia. Espécies de Leopardo. Disponível em: <http://www.mundoecologia.com.br/animais/especies-de-leopardo/>;

DA AFP. Notícias Uol. Leopardo em extinção é fotografado no Sri Lanka. Disponível em: <https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000703580/leopardoemextincaoefotografadonosrilanka.html>;

WIKIPÉDIA. Leopardo-do-ceilão. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Leopardo-do-ceil%C3%A3o>.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *