Home / Animais / Jabuti no Cio

Jabuti no Cio

Falar de espécies como os jabutis é um tanto complicado. Sempre que surge um artigo, parece que é só mais do mesmo. Tudo o que se encontra em pesquisa em geral são informações repetitivas e desencontradas. Além disso, a maioria dos estudos são aplicados com espécies em cativeiros, que nem sempre condizem com o que seria na natureza, no habitat natural.

Muitos dos comportamentos apresentados por jabutis, portanto, são hábitos adquiridos fora do contexto natural da espécie. Mas talvez não esteja tão longe do que se pode afirmar de concreto, haja visto que muitos dos cativeiros tentam reproduzir fidedignamente o habitat natural da espécie. Um dos comportamentos periódicos demonstrados por jabutis em cativeiro induziu alguns criadores a indagarem: jabutis ficam no cio?

Analisemos um pouco dos comportamentos comuns em jabutis a fim de compreendê-los e tentar responder essa e outras dúvidas comuns.

Conhecer para Conviver

Os jabutis como animais de estimação ganharam imensa popularidade em todo o mundo. E, como evidenciado pela proliferação de literaturas e websites que tentam tratar do assunto da manutenção de jabutis em cativeiro, os criadores estão constantemente buscando informações sobre como fornecer aos animais condições ótimas.

Muitas espécies se adaptam bem ao cativeiro, mas os jabutis são muito selvagens. O conhecimento sobre seu comportamento natural, portanto, pode ajudar os criadores a percorrer um longo caminho para satisfazer as necessidades de seus bichinhos de estimação.

Os criadores de estimação poderiam obter uma grande compreensão de seus jabutis de estimação, reconhecendo a socialização dos jabutis em seu habitat natural e as maneiras que se comunicam. Os criadores também podem ser capazes de fornecer ambientes mais seguros para seus bichinhos de estimação, reconhecer sinais que transmitem personalidade, humor ou saúde, e até se comunicar com os jabutis obtendo esse conhecimento.

Embora os jabutis sejam sociáveis quando se encontram na natureza, os criadores de jabutis de estimação devem compreender que seus animal pode ter sido mantido isolado, fora de seu habitat natural por muito tempo.

Com uma compreensão de como os jabutis se comunicam uns com os outros, os criadores de jabutis de estimação podem ser capazes de interpretar seus sinais e personalidades sociais e comunicar sinais de não-agressão a eles. Com suficiente observação e prática, um criador de jabuti de estimação pode ser capaz de comunicar conforto ou algo semelhante usando sinais que os jabutis entenderão.

Comportamentos Sociais e Comunicação

Talvez um dos aspectos mais interessantes dos quelônios seja a complexidade de seus comportamentos sociais e de comunicação. Embora os jabutis selvagens sejam animais predominantemente solitários, elas interagem frequentemente com membros de sua própria espécie, exibem uma variedade de métodos de comunicação e exibem estruturas sociais dentro das populações.

Durante os comportamentos sociais e de comunicação, os jabutis usam vários sentidos, incluindo visual, olfativo, auditivo e tátil. Eles são capazes de ver a cor, têm sentidos incrivelmente bons de cheiro, emitem e ouvem vocalizações, e são muito sensíveis ao toque.

Jabuti se Comunicando Com um Cachorro
Jabuti se Comunicando Com um Cachorro

Jabutis selvagens, particularmente adultos, são animais sociáveis. Eles exibem uma variedade de interações sociais complexas, especialmente durante o combate entre machos e o namoro entre machos e fêmeas. Além disso, jabutis individualmente exibem uma variedade de tipos de personalidade, de muito tímido a curioso ou agressivo. Suas personalidades variadas, juntamente com suas interações entre si, ajudam a definir hierarquias de dominância e estrutura social dentro das populações de quelônios.

Sendo animais de vida longa, eles realmente conhecem e se relacionam com outros quelônios dentro de sua localidade. Eles se lembram dos resultados das interações anteriores e aprendem a evitar ou responder positivamente aos jabutis com as quais já interagiram anteriormente.

Comportamento de Flerte e Namoro

Comportamentos de namoro incluem alguns dos mais complexos comportamentos sociais exibidos por jabutis. As comunicações durante o namoro começam com a fixação masculina e os sinais de balançar a cabeça. A fixação é facilmente reconhecida pela postura do macho enquanto ele estende o pescoço em direção à fêmea, olhando-a com intenção. Seu objetivo é convencer a fêmea, por meio de persuasão ou coerção, a se submeter aos seus avanços.

Ele a seguirá se ela estiver em movimento, usando uma combinação de flexão e fixação para enviar o sinal de que está interessado em copular. Ele pode começar a circundá-la, ocasionalmente mordendo e forçando sua concha pra fazê-la submeter-se. Uma vez que o macho imobilize a fêmea, ele a monta. Durante a montagem e o subsequente acasalamento, o macho pode exibir boca aberta, emitir vocalizações semelhantes a grunhidos.

A Fêmea Jabuti Fica no Cio?

Como já dito, o comportamento social e de comunicação do jabuti é feito através do uso de vários sentidos, incluindo o olfativo. Não há muita informação documentada sobre o processo de relacionamento sexual do jabuti e, portanto, pouco ou nada pode ser afirmado como definitivo em resposta a esse questionamento.

Como todos os quelônios, tanto os jabutis macho como as fêmeas tem um período de tempo desde a eclosão até atingir a maturidade sexual mas não há definição precisa de quantos anos levam o macho ou a fêmea pra chegar nesse estágio de maturidade. Sugere-se que isso ocorra por volta dos cinco anos de idade. Em todo caso, no momento em que isso ocorre, sabe-se que o acasalamento entre jabutis pode ocorrer a qualquer tempo do ano. Parece haver uma recorrência maior de acasalamentos no início da estação chuvosa mas não existe nenhuma justificativa científica que explique esse percentual diferenciado.

Há também registros de observadores afirmando que ruídos de corte e possivelmente sinais de cheiro parecem ter atraídos jabutis para ‘locais de cortejo’ sob árvores frutíferas, mas não há nenhum dado científico apresentando uma fêmea jabuti com alguma alteração hormonal ou semelhante pra justificar um odor peculiar no período fértil da espécie.

Comportamento de Combate

Jabutis Brigando
Jabutis Brigando

Outro comportamento social complexo exibido por jabutis é o combate entre machos e machos, que também inclui sinais como balançar a cabeça, esmagar e morder. Jabutis adultos machos de muitas espécies de quelônios se envolvem em combate entre si para estabelecer domínio nas hierarquias sociais locais e defender territórios em um esforço de obter acesso prioritário a fêmeas. Em algumas espécies, a importância do combate entre machos para garantir territórios e parceiros levou à evolução de partes do corpo especializadas.

Comportamentos de combate macho-macho, assim como comportamentos de corte masculino-feminino, podem ocorrer a qualquer momento durante a temporada de atividade, mas são particularmente comuns durante as estações, quando os níveis de testosterona no sangue são altos.

Fora dos comportamentos de combate e cortejo, os jabutis exibem uma série de outros comportamentos sociais e comunicações que são praticados por jovens e adultos. Esses comportamentos incluem sinais facilmente reconhecidos, como movimentos de cabeça e nariz, mas também comportamentos mais sutis, como postura corporal e padrões respiratórios.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *