Home / Animais / Importância das Minhocas

Importância das Minhocas

A única maneira de descobrir se a compostagem de minhocas é certa para você é tentar! Você provavelmente encontrará satisfação ao reduzir o lixo e salvar o meio ambiente. Com as ferramentas certas e as habilidades básicas, você pode ser um especialista em vermicompostagem em pouco tempo.

As minhocas são de grande importância econômica para o homem. Eles desempenham um papel importante na agricultura e são os melhores amigos dos agricultores, pois eles estão continuamente arando e adubando o solo. E não só pra fazendeiros que elas servem

A Minhoca e Suas Capacidades

As minhocas são espécies de vermes que vivem no solo. Eles são hermafroditas, ou seja, uma minhoca tem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Eles se alimentam de matéria orgânica viva e morta. Sua população no solo depende do pH, temperatura, aeração, textura e umidade do solo. Eles se desenvolvem bem em solos neutros a levemente ácidos.

Regeneração é o poder de produzir as partes do corpo perdidas. As minhocas têm notável poder de regeneração. Elas podem regenerar segmentos perdidos por acidente. Se uma minhoca é cortada em duas partes, a parte anterior regenerará toda a parte posterior, mas a parte posterior não poderá desenvolver a parte anterior, embora possa produzir um número limitado de segmentos na extremidade anterior. É importante notar que os órgãos reprodutivos não são regenerados.

As minhocas são bem adaptadas para um modo de vida subterrâneo ou fossorial. A seguir estão as adaptações que ajudam a minhoca a levar sua vida:
Corpo alongado, esbelto e aerodinâmico que é muito útil para escavar o habitat;
Presença de cerdas e musculatura que o auxiliam na locomoção e também para ancoragem;
Secreção de muco para engessar as paredes internas da toca;
O líquido celômico que escorre pelos poros dorsais mantém a pele úmida;
E esta pele úmida também é útil na troca gasosa na ausência de órgãos respiratórios especializados;
Amebócitos do líquido celômico matam bactérias nocivas e outros parasitas. Protegendo assim a minhoca;
Os hábitos noturnos e de escavação das minhocas também os protegem dos predadores;
Devido ao seu modo de vida fossorial, órgãos sensoriais especiais, como olhos e ouvidos, estão ausentes;
O hermafroditismo e a capacidade de regeneração asseguram a continuidade das espécies contra todas as probabilidades da vida;
A cópula seguida da formação do casulo para fertilização e desenvolvimento são adaptações para reprodução em terra firme.

Utilizações de Minhocas

Minhocas na agricultura: Minhocas fazem tocas e, portanto, arejam o solo. Eles continuamente trazem o solo mais baixo e depositam-no na superfície. Diz-se que em um tempo de dez anos, elas podem preencher toda a superfície da terra até 5 cm. As minhocas araram a terra muito antes do homem. Seu hábito de escavação e alimentação do solo torna o solo solto e poroso. Suas tocas permitem a penetração de ar e umidade no solo poroso, melhoram a drenagem e facilitam o crescimento descendente das raízes.

As minhocas melhoram a fertilidade do solo e o conteúdo de nutrientes do solo e a disponibilidade de várias maneiras. Primeiro, eles desempenham um papel vital na conversão de restos de plantas e matéria orgânica no solo em húmus rico. Eles se alimentam de esterco, detritos de plantas e do solo, e concentram o conteúdo mineral e orgânico de seus alimentos em moldes. Os moldes criados pelas minhocas são mais ricos em nutrientes do que o solo circundante e estão prontamente disponíveis para as plantas. Os moldes são ricos em nitrogênio, o que é benéfico para as plantas.

Outra forma que os vermes melhoram a fertilidade do solo e o teor de nutrientes é através da sua morte. Quando as minhocas morrem, elas se decompõem muito rapidamente, o que contribui ainda mais para o conteúdo orgânico do solo. Minhocas criam túneis no solo e deixam seu elenco nelas. Graças a estes túneis, as raízes das plantas são capazes de penetrar mais profundamente no solo. E o elenco nos túneis e no solo fornecem um ambiente mais favorável para o crescimento das raízes das plantas. Esses canais também são conhecidos como tocas.

As fezes das minhocas produzem um bom estrume. Ao enterrar a matéria morta e em decomposição, elas enriquecem o solo. Os resíduos excretórios e outras secreções das minhocas também enriquecem o solo, adicionando matérias nitrogenadas que formam importantes alimentos vegetais. As fezes da minhoca contêm nitrato, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, que constituem um importante componente do húmus essencial para o crescimento das plantas.

Elas também reduzem a alcalinidade e a acidez do solo. Minhoca produz fezes em forma de elenco que cimentam as partículas do solo juntas. Isso melhora a estrutura do solo e ajuda a reter água e nutrientes sem dispersá-los. As minhocas ajudam a manter uma boa estrutura do solo. Pesquisas também mostraram que o elenco de minhoca pode ser usado para reconstruir o solo.

As minhocas melhoram a drenagem do solo. Isso é resultado das extensas redes de tocas e canais que eles criam no solo. Eles arejam e soltam o solo e melhoram sua drenagem. O solo contendo uma boa quantidade de minhocas é capaz de drenar a água dez vezes mais rápido do que o solo que não contém minhocas.

Minhoca como isca e comida: minhocas são usadas como iscas para a pesca em muitas partes do mundo. Elas também são usadas ​​como alimento por um grande número de animais, como rãs, toupeiras, lagartos, pequenas cobras, centopéias e também algumas aves. Em muitas partes do mundo, as pessoas incivilizadas usam as minhocas como alimento. As minhocas fazem o melhor alimento do aquário de peixes e pequenos animais em laboratório.

Minhocas em medicamentos: Pesquisadores especializados em biologia e farmacêutica sugerem que as minhocas são usadas para reduzir o tamanho e, finalmente, removendo pedras na bexiga, icterícia, hemorróidas, diarréia, fraqueza após a gravidez, impotência sexual e gota. Hoje elas são usados ​​na Índia, China e Japão em vários medicamentos sofisticados.

Minhocas em laboratórios: As minhocas são universalmente usadas para dissecação em laboratórios zoológicos, pois são facilmente obtidas. As minhocas também são usadas na fabricação de adubo composto conhecido como vermicompostura.

O Que é Vermicompostura

A vermicultura é o cultivo de minhocas principalmente com a finalidade de usá-las para produzir vermicomposto a partir de resíduos orgânicos. Vermicomposto é um composto rico em nutrientes, obtido a partir da decomposição do lixo orgânico pelas minhocas. Vermicomposto é rico em nutrientes solúveis em água que são usados ​​como fertilizantes orgânicos e para o condicionamento do solo.

A vermicultura é usada para três finalidades principais:
Gestão de resíduos: Em alguns países desenvolvidos, a vermicultura foi adotada na gestão e reciclagem de resíduos. Ao contrário de outros métodos de reciclagem de resíduos e compostagem, a vermicultura reduz a emissão de gases de efeito estufa. Também não é caro gerenciar e usar tecnologia simples.
Produção de biomassa de vermes: A vermicompostagem é também utilizada na produção de biomassa vegetal, que é mais segura do que outras formas de conversão de biomassa.
Produção de peças fundidas: O elenco de minhocas foi explicado acima sob os benefícios das minhocas. A vermicultura é usada para produzir moldes de minhocas.

Desvantagens de Minhocas

Minhoca se Rastejando
Minhoca se Rastejando

As minhocas não são todas boas e também têm suas desvantagens. Os vermes têm a capacidade de destruir plantas jovens e tenras. Além disso, quando eles estão presentes em grande número, eles destroem pastagens fazendo muitas tocas no solo. Eles aumentam as chances de erosão do solo em áreas desleixadas.

Algumas minhocas agem como hospedeiros secundários para a conclusão dos estágios da vida de alguns parasitas que são direta ou indiretamente prejudiciais à humanidade.

Apesar de algumas desvantagens, as minhocas são muito benéficas na agricultura para melhorar a fertilidade do solo e a produção agrícola. É por isso que a prática de colhê-los e vendê-los para a produção de vermicomposto está se tornando popular em todo o mundo.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *