Home / Animais / Hábitos do Papagaio

Hábitos do Papagaio

Todos nós sabemos que os papagaios são ótimos animais de estimação. São aves que conseguiram se adaptar muito bem perante os humanos. Sua criação se dá desde o seu nascimento, o seu desenvolvimento, a formação de sua plumagem, até a familiarização da ave com alguns costumes humanos, inclusive o diálogo.

Alguns papagaios, desde pequenos são estimulados a falar, pois sua habilidade vocal é algo impressionante; é capaz de emitir diferentes tipos de sons, desde um assovio qualquer, um toque de telefone, até a mais complexa canção. Essa ação com certeza chama a atenção e causa curiosidade em diversas pessoas que observam a ave pela primeira vez. E você, já escutou algum papagaio reproduzindo um som?

Você já Escutou um Papagaio?

Eles estão em várias residências do nosso país e do mundo. São seres carentes, e por isso adora receber carinho, atenção, ser bajulado e claro, cantar. É dono de uma habilidade que muitos artistas, cantores, locutores e radialistas gostariam de ter. A sua disposição em reproduzir os sons vai muito além de uma mera imitação, ele é capaz de organizar e juntar as conotações para um melhor sentido na frase.

Domesticação do Papagaio

O Papagaio que mais está presente nas residências brasileiras é o Papagaio-Verdadeiro (Amazona Aestiva). O fato que faz as pessoas se interessarem por ele consiste em sua adaptabilidade as ações humanas e a sua entonação vocal, que dentre todas as aves do seu gênero, é a que possui mais facilidade de emitir sons. Sua voz é forte, marcante e pode ser ensinado a falar ainda quando filhote.

Caso você tenha interesse em adquirir um papagaio, lembre-se que é obrigatória a permissão do IBAMA para o comércio e para a criação de aves silvestres. Procure uma loja que possua o certificado legal para comercializa-la e adquira o seu. Fique atento ainda aos que não possuem tal certificado, pois estes existem mesmo sendo proibido e favorecem o comércio ilegal de aves silvestres.

O comércio ilegal é terrível para qual espécie animal, é capaz de aumentar a extinção da espécie e deixa-las em cativeiros inadequados e desfavoráveis a qualidade de vida e a saúde; então, caso encontre alguma loja sem permissão de comércio, denuncie-a ao IBAMA do seu Estado, para a preservação e saúde de qualquer espécie animal.

Agora que esclarecemos estes fatos importantes, vamos conhecer algumas características destas belíssimas e talentosas aves.

Características do Papagaio

Está presente na família das Psittacidae, que é a família das aves de pequeno e médio porte, onde também estão presentes as araras, os periquitos, os maracanãs, etc. e fazem parte do gênero Amazona, que se caracteriza por ser o gênero onde estão presentes as diversas espécies de papagaios; o já citado Papagaio-Verdadeiro (Amazona Aestiva), o Papagaio-do-Mangue (Amazona Amazonas), o Papagaio-Campeiro (Amazona Ochrocephalia), Papagaio-Moleiro (Amazona Farinosa), dentre diversas outras espécies, estima-se que existam ao menos 30 em todo o gênero.

Estão presentes e distribuídos em grande quantidade na América do Sul e na América Central, local de onde são espécies endêmicas. A sua distribuição ocorro principalmente entre a região da floresta amazônica (daí vem o nome do gênero) até o Norte do México. Podiam ser vistos com facilidade nestes respectivos territórios; mas a extinção da espécie que o próprio humano causou, levou as aves selvagens a ficarem reclusas em meio às matas e aos paredões rochosos, evitando qualquer contato.

Caracteristicas Específicas do Papagaio
Caracteristicas Específicas do Papagaio

Apesar de todas as espécies de papagaio possuir características específicas, o que as deixam semelhantes é a coloração da plumagem de seu corpo, que majoritariamente constitui-se de verde. O bico é curvado e duro, de coloração acinzentada e extremamente forte, capaz de quebrar sementes e abrir frutos que possuam a casca dura. Como dito acima, cada espécie é caracterizada pelas suas especificidades; uns possuem o pescoço roxo, outros as bochechas com coloração azulada, e ainda existem os que têm a testa vermelha. São detalhes, pequenas pigmentações, o peso e o tamanho que diferenciam uma espécie à outra.

Entre as diversas espécies, o tamanho do papagaio varia de 33 a 40 centímetros, e pesam por volta de 280 até 450 gramas, tudo depende da espécie. O papagaio, se bem cuidado, com a alimentação ideal, o viveiro adequado e a atenção necessária, é capaz de atingir os incríveis 80 anos. É um animal que pode ser passado de geração para geração dentro de uma família.

Alimentação do Papagaio
Alimentação do Papagaio

Eles adoram se alimentar de sementes, de frutas, legumes, verduras, brotos e rações adequadas à espécie. O viveiro deve ter espaço ideal para ele se locomover e poleiros adaptados, além de bebedouros (claro!) e potes para comida; se não estiver espaço o suficiente, seu papagaio ficará irritado e agressivo. Para que você tenha uma melhor convivência com a ave, vamos lhe apresentar alguns hábitos que ele costuma ter no seu dia a dia.

Hábitos do Papagaio

Eles são seres extremamente sensíveis, e expressam isso com muita facilidade, sendo possível perceber o que estão sentindo. Algumas maneiras deles se comunicarem com nós, para-nos “falarem” o que desejam se da a partir de alguns movimentos com corpo, vamos conhecer alguns.

Quando o papagaio raspa as duas asas nas costas é sinal de que ele não deseja ser incomodado naquele momento, e para um animal que possui garras e bicos, é melhor respeita-lo. Quando ele exibe a plumagem de sua cauda, abrindo-as, é sinal de que ele está sentindo fortes emoções, sejam elas positivas ou negativas.

Agora, quando o animal move a cauda para o lado, é um bom sinal, é sinal de que ele está feliz. Já se ele abaixa o corpo e dispõem as asas afastadas do corpo, agitando-as, é sinal de que ele deseja se alimentar (provavelmente ele faça isso enquanto você estiver se alimentando). Fique atento quando o papagaio começar a arrancar suas próprias penas, isso é sinal de estresse excessivo, e pode levar a ave até ficar doente.

Papagaio Brincando
Papagaio Brincando

Eles adoram brincar com diferentes objetos e se banharem sob a chuva, geralmente de cabeça para baixo; tem o hábito de dormir em poleiro e necessitam exercitar-se com frequência (todos os dias), pois são aves muito ativas, que necessitam de atenção; e além, claro, gostam muito de ouvir e emitir sons. São animais fantásticos, que através de suas expressões, conseguem se comunicar conosco, basta entende-los.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *