Home / Animais / Hábitos do Elefante

Hábitos do Elefante

Hoje ainda temos os elefantes como sendo os maiores animais terrestres ainda existentes, porém, eles enfrentam um grave risco de extinção. Os elefantes são bastante conhecidos por suas presas de marfim, sua grande tromba e seu tamanho exagerado, mas em todo caso, eles são criaturas fascinantes.

Você já teve a oportunidade de ver um elefante de perto? Eu não tive! Mas sei que esses animais são difíceis de domesticar, ainda mais com todo aquele tamanho. De qualquer forma, eles podem ser bem agressivos, principalmente quando estão na época de acasalamento.

Esses mamíferos são muito impressionantes, mas não apenas pelo seu tamanho, mas também por possuir uma excelente memória e ainda mais por seus hábitos sociais. Assunto pelo qual passarei a falar um pouco aqui hoje.

Os Hábitos dos Elefantes

Você sabia que os elefantes são os animais que possuem mais hábitos comuns aos humanos que outros animais? Pois é, trarei aqui alguns desses pontos chaves sobre a sociedade dos elefantes e daí você verá algumas semelhanças com nossos próprios hábitos.

Normalmente, aprendemos sobre alguns dos hábitos dos elefantes, por exemplo, que eles são animais diurnos e que vivem em grupo. Um fato sobre o elefante indiano ainda é que ele é usado principalmente para carregar cargas e também para participar de cerimônias e procissões. Mas tem uma alteração nos hábitos, que trataremos no final do artigo. Vejamos antes sobre outros hábitos não tão falados.

Elefante Indiano no Festival de Japur
Elefante Indiano no Festival de Japur na Índia
  1. Eles possuem laços afetivos fortes – O primeiro hábito dos elefantes que quero apresentar é que eles possuem laços afetivos muito fortes, principalmente entre mães e filhotes. No momento que o filhote está para nascer, a mãe fica bastante feliz, demonstrando suas emoções entre gritos e choro. Após o nascimento do filhote, as mães ficam em total alerta para que ninguém se aproxime.
    Filhote e Mãe Elefante
    Filhote e Mãe Elefante
  2. Possuem estrutura social – Outro hábito dos elefantes é a sua estrutura social, esta consiste na vivência com base em uma estrutura complexa que é repassada de geração a geração. Os grupos sociais são formados em torno das fêmeas mais adultas, pois os machos são na sua essência mais solitários, migrando de grupo em grupo em busca de diferentes parcerias sexuais.
    Manada de Elefantes
    Manada de Elefantes

    Ao contrário das fêmeas, que por sua vez, são mais preocupadas com a família, e dedicam-se praticamente durante toda a sua vida em prol dos filhotes e do grupo. Em cada grupo de elefantes, a matriarca é sempre a mais velha, sendo ela a única a liderar a manada, e sendo ela respeitada por todos os membros do grupo.

  3. Eles têm a sua forma de prestar “luto”Quando um elefante se encontra próximo da morte, os elefantes passam por uma fase de luto, ficando parados ao redor do corpo do morto, em silêncio, velando pelo seu companheiro de viagem.Quando um bebê elefante morre, sua mãe geralmente fica ao lado do corpo durante dias chegando a passar por uma espécie de depressão após o ocorrido. Essa depressão é reconhecida quando a fêmea passa a andar mais devagar e afastada do grupo.
    Elefantes Em Luto
    Elefantes Em Luto

    Além do fato de estarem de luto, eles realizam também seus rituais de sepultamento, cobrindo o corpo do morto com terra e grama.

  4.  Eles possuem empatia – Essa talvez seja uma vantagem dos elefantes em relação aos humanos, pois eles possuem a capacidade de se colocar no lugar do outro antes de julgar…Em um estudo publicado no início deste ano mostrou que os elefantes asiáticos têm a capacidade de sentir empatia e compaixão por elefantes que passam por momentos de stress, demonstrando atenção e carinho, confortando o amigo com a tromba e fazendo sons amigáveis.
    Empatia dos Elefantes
    Empatia dos Elefantes
  5. Tudo que querem é se divertir – Apesar de rancorosos, esses animais adoram se divertir, especialmente os mais jovens. Eles gostam de fazer bagunça na água, além disso, os elefantes têm o costume de chamar os que estão longe quando sabem que um amigo está retornando ao grupo, marcando a sua confraternização.  
    Elefante se Divertindo com Cachorro Dentro de um Rio
    Elefante se Divertindo com Cachorro Dentro de um Rio
  6. Hábitos diurnos ou noturnos? No decorrer de gerações, o hábito do elefante era basicamente diurno para se mover e buscar alimentos, porém, os elefantes aprenderam a se mover e se alimentar durante a noite, isso tudo para escapar dos caçadores.

    Não só os elefantes adquiriram esse novo hábito, mas também tigres e coiotes. Um estudo publicado na revista Science revelou que algumas das espécies estão mudando os seus hábitos, passando o dia dormindo de forma a evitar qualquer contato com humanos. Como passam o dia dormindo, eles possuem mais disposição durante a noite e podem viver sem ser “incomodados” por seres humanos.

Com essa mudança de hábitos pode-se ver a adaptabilidade dos elefantes, porém, essa mudança pode ter consequências no futuro sobre a sua capacidade de se alimentar, reproduzir e consequentemente, de sobreviver.

A população próxima dos elefantes, que costuma caçá-los, o faz devido ao comércio ilegal de marfim, levando milhares de animais a morte para satisfazer a sua ganância. Temos indícios de que os elefantes são um dos animais mais inteligentes presentes na terra, de forma que eles aprendem com a dor e se adaptam, eles reconhecem povos que são hostis e que os caçam.

Os elefantes estão entre os animais não humanos mais inteligentes e complexos presentes na terra em nossa atualidade, isso tanto do ponto de vista emocional quanto do social. Como são animais que possuem os maiores cérebros, eles têm um melhor desenvolvimento do córtex cerebral, o que melhora a sua capacidade de aprendizagem, além é claro, da habilidade que eles possuem de manter as suas lembranças, boas ou ruins, diga-se de passagem, por muito mais tempo.

Resumo

Em resumo, Décadas de estudos compõem uma literatura com pesquisas e acompanhamentos científicos sobre a inteligência e as habilidades cognitivas dos elefantes. Muitos dos hábitos ainda são mantidos e possivelmente serão assim por muitos longos anos, contanto que os seres humanos não causem mais danos a esses pobres animais. Aqui procurei passar um pouco sobre hábitos que os elefantes possuem, mas que nem sempre são tratados com maior atenção. Com isso encerro este artigo, e até a próxima!

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *