Home / Animais / Gansos Reprodução

Gansos Reprodução

Os gansos são animais pertencentes a família Anatidae, e esta família é composta por mais de 40 espécies documentadas. Normalmente habitam regiões de clima tipicamente temperado, e durante o inverno tem o costume de migrar para regiões que estão com o clima mais quente.

São animais de origem bem antiga, sendo que até nas paredes de pirâmides do Antigo Egito já foram registrados desenhos desse belo e curioso animal que foi curiosamente domesticado por esses povos, sendo usados até mesmo como guardas devido seu instinto de vigilância, avisando de forma alarmante qualquer pessoa ou movimento estranho. Hoje em dia este animal, além de ser encontrado na natureza, pode ser achado facilmente em criadouros.

No Brasil, podem ser encontrados cerca de 12 espécies de gansos, sendo que os mais conhecidos e comumente encontrados são duas, o ganso Chinês Branco e o ganso Chinês pardo. Ambos são espécies da família de gansos sinaleiros, e recebem esse nome por emitirem seu característico som ao menor sinal desconhecido para eles.

Os gansos se reproduzem em épocas específicas do ano, e chegam a botar cerca de 20 a 35 ovos de uma vez. Porém de forma geral a sua reprodução ocorre de forma bem simples. Mas antes de se aprofundar mais no assunto, vamos conhecer um pouco mais sobre a espécie mais comum que habita o território brasileiro.

O Ganso Chinês

Esta espécie possui como características o pescoço longo e curvo, lembrando muito a aparência de um cisne. São uma das espécies de gansos mais comuns que vivem no Brasil, justamente por serem aves resistentes a fatores ambientais do país, como o clima, por exemplo. Como já foi dito anteriormente são animais bem barulhentos e caso alguém estranho apareça na propriedade de seu dono, o ganso chinês pode avançar e atacar a pessoa com bicadas, além de emitir um som bem alarmante.

O Ganso Chinês pode ser encontrado em duas versões, branco e pardo, podendo chegar a pesar cerca de 5 quilos. Uma outra curiosidade é que a fêmea pode chegar a botar cerca de 20 ovos em sua primeira posta anual.

Como Ocorre a Reprodução dos Gansos

Os gansos vivem cerca de 18 anos, ficando prontos para a reprodução já no primeiro ano de vida. Um ganso macho aceita mais de uma fêmea para se reproduzir, e isto ocorre geralmente até seu oitavo ano de vida.

De forma geral, a reprodução do ganso ocorre de maneira bem simplificada. Mais especificamente, por volta dos nove a doze meses de vida, os gansos atingem a sua maturidade sexual. Normalmente, durante o mês de setembro se inicia a fase de produção de ovos, e esta se perdura até o final do mês de dezembro, onde se inicia a troca de penas, caracterizando assim o término do período de reprodução desses animais e a quantidade de ovos postos podem variar de 20 a 35.

Três Lindos Gansos Andando Pela Rua
Três Lindos Gansos Andando Pela Rua

É muito importante lembrar que cada espécie possui condições específicas para realizar a sua reprodução, principalmente quando criadas em cativeiro. Além disto, a quantidade de ovos postos, os meses de início da fase de produção dos ovos além da idade com a qual é atingida a maturidade sexual também pode variar um pouco dependendo da espécie em questão, e normalmente a cópula destes animais ocorre dentro da água.

Durante o período de reprodução do ganso, a fêmea procura um abrigo mais isolado e protegido para pôr seus ovos. Geralmente este lugar se encontra longe da chuva e dos predadores, e o mais perto possível da água. Após escolher o local mais adequado, o animal procura pequenos gravetos para poder construir seu ninho, e após botar seus ovos, ela fica ali chocando seus ovos até que eles nasçam, o que ocorre cerca de 28 dias depois. Neste período, devido ao instinto materno é normal que a fêmea  fique mais atenta e agressiva, enquanto que o macho permanece em sinal de vigilância para impedir a entrada de qualquer pessoa ou predador que queira roubar os seus ovos ou filhotes.

O Ganso e sua Reprodução em Criadouros

Quando se encontram em um criadouro, esse processo ocorre de uma forma um pouco diferente, pois o ambiente ideal para que ocorra a posta dos ovos dever ser previamente simulada. Neste caso, precisa haver um local com espaço suficiente para que o animal se acomode, além de um pequeno tanque de água, e estes locais devem ser bem ventilados e possuir a limpeza adequada. Além do mais, para que a reprodução do ganso ocorra da melhor forma possível, é imprescindível que haja oferta de água limpa e ração de qualidade.

Uma curiosidade sobre a reprodução dos gansos, é que no caso da criação em cativeiro, é que as vezes por algum motivo, a fêmea do ganso acaba não chocando seus ovos. Neste caso, se pode usar outros animais, como as galinhas por exemplo, para chocarem esses ovos, ou então pode-se fazer o uso também de chocadeiras elétricas.

Como Distinguir o Macho da Fêmea

A forma de distinguir qual o sexo do ganso pode diferir um pouco de uma espécie para outra. Essa distinção não é tão difícil de ser realizada, e é muito importante ser feita, principalmente no caso de criadouros que trabalham com a reprodução de gansos.

Uma das formas mais fáceis de tentar diferenciá-los é a através das características morfológicas como o peso e a altura. Os machos normalmente são maiores e mais pesados, chegando a pesar cerca de 5 quilos, enquanto as fêmeas pesam cerca de 4 quilos. Fora isto, os machos apresentam penas mais brilhantes que as fêmeas.

Os gansos machos de algumas espécies, apresentam uma pequena elevação na parte superior de seu bico, que é considerado como um pequeno chifre, enquanto as fêmeas não apresentam esta característica. Outra forma de distinguir é observar o som emitido por eles, o macho normalmente emite sons mais altos e duradouros.

Como já foi  dito anteriormente, os gansos são belos animais que podem ser facilmente domesticados e servir como excelentes animais de guarda em chácaras e sítios. Manter o local onde ele habita limpo, assim como a água, além de oferecer rações de qualidade, são importantes não só para a reprodução dos gansos, mas também para manter a saúde e bem estar desses animais de forma geral.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *