Home / Animais / Espécies de Javali

Espécies de Javali

O javali é um animal mamífero da ordem dos paquidermes, a qual compreende os animais com pele espessa, a exemplo de elefantes, hipopótamos, rinocerontes e espécies já extintas como os mamutes e mastodontes. O javali também pertence à família Suidae. O conhecido porco doméstico é considerado uma subespécie do javali europeu.

Este animal é originário da África e Ásia, no entanto, ao chegar na Europa, desencadeou distribuição em todo o mundo. Aqui na América do Sul, ele foi inserido inicialmente nos países do Uruguai e Argentina, aproximadamente no início do século XX. No Brasil, a criação de javalis e espécies híbridas só ganhou força na década de 1990. Por volta do ano anterior, 1989, alguns javalis no Uruguai foram soltos, em resposta ao protesto de órgãos ambientais. Essa soltura proporcionou que os animais ingressassem a fronteira com o Rio Grande do Sul.

A caça e o abate do animal são permitidos, uma vez que o javali causa danos à agricultura, e é necessário o controle de sua superpopulação. No entanto, para caçar o animal aqui no Brasil é necessário ter o cadastro pelo IBAMA. Na Europa, em países como a Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália e França, a caçada ao javali é vista como uma prática esportiva.

Uma particularidade do javali é que ele também pode cruzar com o porco doméstico, dando origem à uma variação conhecida como javaporco.

Particularidade do Javalí
Particularidade do Javalí

Neste artigo você conhecerá algumas características gerais sobre o javali, e quais são as suas espécies e subespécies distribuídas pelo mundo, além do conhecidíssimo javali europeu.

Então venha conosco e boa leitura.

Javali: Características Físicas

Há algumas diferenciações de comprimento corporal e peso entre macho e fêmea. Além de serem maiores e mais pesados do que as fêmeas, os machos também possuem dentes caninos maiores. O comprimento médio varia entre 1,40 a 1,80 metros. O peso médio dos machos é extremamente variável, podendo assumir valores “pequenos” como 50 quilos, ou valores exorbitantes como 250 quilos. O mesmo raciocínio é válido no caso das fêmeas, as quais podem pesar de 40 até 200 quilos.

Na boca, existem dentes caninos projetados para frente. Os dentes caninos da arcada inferior são maiores que os caninos superiores, e chegam a medir 12 centímetros de comprimento apenas da área considerada exposta. Esses dentes são imprescindíveis durante o ataque e a defesa, auxiliando na luta contra os predadores e disputas territoriais entre os machos.

Possui músculos extremamente bem desenvolvidos na região do pescoço. Graças a esses músculos, é capaz de cavar a uma profundidade de até 10 centímetros, mesmo em solos duros ou congelados, além de levantar pedras de até 50 quilos.

Possui uma cabeça grande e triangular, com olhos pequenos, os quais devido ao tamanho reduzido tornam a sua visão debilitada. Em compensação à pouca visão, possuem a audição e o olfato bem desenvolvidos.

O corpo dos javalis é revestido por um pêlo de textura áspera, o qual, no adulto, varia da coloração vermelho-escuro à cor castanha.

Javali: Alimentação

A alimentação do javali o classifica como um animal onívoro, ou seja, que consome tanto proteína de origem animal quanto vegetal. No seu cardápio estão inclusos plantas, moluscos, raízes, frutos, insetos, e mamíferos e aves de pequeno porte. O javali é extremamente adaptável e, na verdade, alimenta-se da comida que estiver disponível a ele em determinado espaço. Um ponto importante é que a disposição de alimentos influencia diretamente no seu estado físico, o que implica no seu desempenho reprodutivo.

Esse animal está muito associado à destruição de plantações agrícolas como as de milho, arroz e outros cereais. Com o seu grande focinho e músculos altamente desenvolvidos no pescoço, desterra plantas e raízes, além de formar grandes buracos na terra. Uma solução que os agricultores podem utilizar neste caso é a utilização de cercas, redes elétricas e avisos sonoros.

Javali: Padrões de Comportamento

Os javalis machos adultos são encontrados sozinhos com muita frequência, ao passo que as fêmeas e indivíduos mais jovens preferem viver em manadas.

Esses animais são conhecidos por seus banhos de lama, realizados com a finalidade de aliviar a alta temperatura corporal, uma vez que as suas glândulas sudoríparas são atrofiadas.

O período gestacional da fêmea dura 110 dias, do qual resultam de 2 a 10 filhotes. Esses filhotes são desmamados por volta dos 3 ou 4 meses de idade. Dos 8 aos 10 meses de idade, é atingida a maturidade sexual.

Espécies de Javali

Além odo javali europeu (Sus scrofa), nativo da América Central, existem outras espécies a exemplo do:

Javali das Índias (Sus cristatus)

Javali das Índias
Javali das Índias

Fisicamente possui uma crina negra e eriçada na extensão da espinha dorsal.

Javali Anão (Sus Salvanius)

Javali Anão
Javali Anão

É muito pequeno e atinge o comprimento máximo de 28 centímetros. Pode ser encontrado em florestas asiáticas.

Javali Raiado (Sus vittatus)

Javali Raiado
Javali Raiado

É nativo das ilhas de Bornéu, Java e Sumatra. Fisicamente possui uma faixa na pelagem lateral do corpo.

Javali Barbado (Sus barbautus)

Javali Barbado
Javali Barbado

É considerado a maior espécie existente, também se caracteriza por possuir barba com muita pelagem.

Javali Verrugodo (Sus verrucosus)

Javali Verrugodo
Javali Verrugodo

Possui esse nome em decorrência das verrugas que possui nas pálpebras acima dos olhos.

Subespécies do Javali Europeu

O quantitativo de subespécies do javali europeu (Sus scrofa) ainda é considerado um assunto polêmico e controverso. No entanto, as subespécies conhecidas como Javali-do-cárpatos (Sus scrofa atilla); Javali-do-ussuri, região localizada a Leste da China (Sus scrofa ussuricus); Javali-indiano (Sus scrofa cristatus); e Javali-malaio (Sus scrofa vittatus) ainda são consideradas as principais.

Alguns autores consideram o porco doméstico (Sus scrofa domesticus) como uma subespécie do javali europeu, pois possuem o mesmo gênero e, pela classificação taxonômica, a nomenclatura é muito similar. No entanto, mesmo com esses fatores, outros autores preferem considera-lo como outra espécie.

Outras subespécies são o Javali-norte-africano (Sus scrofa algira); Javali-japonês (Sus scrofa leucomystax); Javali-maremano, encontrado no Centro da Itália, (Sus scrofa majori); Javali-da-anatólia (Sus scrofa libycus); Javali-da-ásia-central (Sus scrofa davidi); e Javali-do-mediterrâneo (Sus scrofa meridionalis).

Caça ao Javali

Na Europa, o javali é o principal animal alvo de caça, convertendo-se em uma boa fonte de renda. No Brasil, a caçada é liberada pelo IBAMA. Um dos principais motivos para a caça é apreciação pela carne do animal, considerada saboroso e com menor concentração de gordura e colesterol que a carne dos outros animais; além disso, também fornece um bom quantitativo de proteínas e sais minerais.

Além da caça, há a possibilidade de criação de javali com o fim de abate. A criação de javali é considerada mais lucrativa do que a criação de outros animais.

Há duas estratégias, consideradas as mais comuns, empregadas na caça ao javali. Uma dessas estratégias é a caça de espera, a qual consiste em identificar as poças de lama e/ou barro nas quais o javali tenha hábito de se banhar, e montar uma tocaia esperando o momento oportuno, o qual costuma ser à noite. Essa tocaia pode ser em cima de uma árvore, ou em armação de confecção própria. A dica é que o caçador esteja sempre o mais camuflado possível.

A outra estratégia recebe o nome de caça com perseguição de cães, na qual cães farejadores são soltos no local que haja potencial presença de javalis. Os cães são treinados previamente para esse fim, logo ao identificarem algum javali sinalizam aos caçadores, por meio de uivos ou latidos. Os cães procedem à perseguição dos javalis localizados.

Caça ao Javali
Caça ao Javali

Algumas precauções são necessárias na caçada, visto que os javalis são considerados animais violentos e com grande força física.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o javali, suas espécies e subespécies, fique à vontade para continuar conosco e conhecer outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cultura Mix. O Javali Europeu. Disponível em: <http://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/o-javali-europeu>;

Mundo Ecologia. Diferença Entre Javali e Porco do Mato. Disponível em: <http://www.mundoecologia.com.br/animais/diferenca-entre-javali-e-porco-do-mato/>;

Wikipédia. Javali. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Javali>.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *