Home / Animais / Espécies De Cobras Em Florianópolis

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a ordem Squamata. Embora hajam algumas diferenças se compararmos as diversas espécies de cobras, no geral elas são animais escamosos e rastejantes que costumam habitar áreas de floresta e mata.

Geralmente são conhecidas por causar um certo pavor na grande maioria das pessoas. Tal fato ocorre devido algumas espécies serem extremamente perigosas e atacarem a sua vítima com uma substância que pode ser até mortal, porém nem todas são venenosas.

Estes animais podem ser encontrados em quase todo o mundo, sendo que a existência de determinada espécie em um local também irá depender do clima predominante naquele país. Aqui no Brasil, as cobras também são animais comuns e podem ser encontradas em praticamente todos os estados, cuja ocorrência de cada espécie também é variada.

Sendo assim, há algumas espécies de cobras que podem ser encontradas, por exemplo, no estado da Bahia e não ocorrer o mesmo no Mato Grosso, justamente pelo fato de o Brasil ser um país grande e com muita variação climática.

Para saber um pouco mais sobre algumas espécies que podem ser encontradas aqui em território brasileiro de acordo com cada cidade/estado, hoje nós vamos falar sobre as espécies de cobras em Florianópolis.

Quais São as Espécies de Cobras que Podemos Encontrar em Florianópolis?

Assim como em todo o país, existem algumas espécies de cobras que podem ocorrer com maior frequência em um estado ou outro. Grande parte disso pode ser explicado por fatores como o clima, o tipo de vegetação e algumas características ambientais específicas de cada região.

A vegetação da cidade de Florianópolis é mista, tendo locais onde predominam a presença de florestas mais densas e outros locais onde há a presença de uma vegetação mais rasteira, podendo ser denominada como campo. O seu clima costuma ser mais frio ou mais úmido de acordo com a época do ano, sendo que a umidade pode ser explicada por ser uma cidade litorânea.

Devido a estas características, existem algumas espécies de cobras em Florianópolis que podem ser encontradas com uma maior frequência. Isto pode ocorrer não somente neste local em específico, mas no estado de Santa Catarina como um todo.

Embora existam outras espécies que também podem ser encontradas, os tipos que são mais comuns de serem avistados em Florianópolis e que despertam um maior interesse médico são:

Iremos falar um pouco mais sobre as características e hábitos de cada uma delas a seguir.

Cobra Coral Verdadeira

A Cobra Coral Verdadeira é a primeira da nossa lista de espécies de cobras em Florianópolis. Este animal é conhecido principalmente pelo fato de muitas vezes ser confundido com a Cobra Coral Falsa devido a sua grande semelhança física.

A principal diferença entre as duas está no fato em que a Coral verdadeira possui veneno, ou seja, é uma cobra peçonhenta e a Coral Falsa não possui veneno.

De forma geral, estas serpentes são encontradas em quase todo o continente Americano, exceto em alguns países como o Chile e o Canadá. No Brasil existem cerca de 32 subespécies da Coral espalhadas por todo o território.

Estas cobras possuem hábitos noturnos e costumam viver escondidas embaixo de troncos e monte de folhas, pelo fato de terem dificuldades em se camuflar. Este fato é explicado pelas suas cores vivas e vibrantes, como os tons de laranja, vermelho, preto e branco.

É muito conhecida também por ser uma das cobras cuja substância neurotóxica causa maiores repercussões nos seres humanos. O poder de seu veneno é tamanho, que caso uma pessoa seja picada por uma cobra Coral, esta deverá receber atendimento médico o mais rápido possível evitando um maior agravamento do caso com a evolução dos sintomas.

Jararacuçu

Esta víbora que pode atingir até 2 metros de comprimento também é uma das espécies de cobras em Florianópolis. Inclusive, não é difícil encontrar notícias envolvendo acidentes com esses animais enquanto pessoas faziam trilhas em algumas regiões da cidade.

A sua cor pode variar de acordo com o seu gênero, sendo que a fêmea apresenta tons amarelados e o macho um tom mais acinzentado, quase negro. Tais características fazem com que ela consiga se camuflar bem no meio da natureza, principalmente perto de folhas e galhos.

Pode se alimentar de roedores, anfíbios e lagartos de até médio porte. São consideradas perigosas por conseguirem injetar uma grande quantidade de veneno em sua vítima.

Cascavel

Uma espécie de cobra muito comum em todo o Brasil e que também pode ser encontrada em Florianópolis é a temida Cascavel. Este animal peçonhento é conhecido por possuir características e uma aparência bem singulares.

A cobra Cascavel possui um porte considerado grande e pode atingir cerca de 2 metros de comprimento. Suas escamas são compostas por tons de marrom e manchas geométricas de cor preta e branca.

A sua principal característica é a presença de um guizo ou chocalho, como é mais conhecido, que avisa a todos os que estão próximos sobre a sua presença através de um som característico emitido por ele.

Muitas pessoas associam este guizo com a possível idade desta cobra, porém a verdade é que a quantidade de anéis presentes em sua cauda, formando este chocalho,  é referente ao número de troca de peles que ela já fez durante a sua vida.

Jararaca

A Jararaca ocorre na América Central e na América Latina, inclusive no Brasil, sendo que esta especie de cobra também pode ser comum em Florianópolis.

Pelo fato de existirem diversas subespécies, as suas características físicas podem diferir bastante, inclusive no que se diz respeito a sua cor. Além disto, o seu tamanho e a forma como as suas escamas se organizam podem diferir bastante de um tipo de Jararaca para o outro.

Este animal costuma ter hábitos noturnos e passam a maioria do tempo em contato com o solo, embora possam ser encontradas em árvores. Assim como as demais espécies citadas nesta lista, a Jararaca também é uma cobra peçonhenta podendo causar diversos acidentes com seres humanos.

Mas Não se Assuste…

Embora tenhamos falado que estas espécies são perigosas e peçonhentas, é importante enfatizar que na grande maioria das vezes esses animais só irão atacar como uma forma de defesa. Aliás, quando possuem a oportunidade, esses animais preferem fugir a ter que enfrentar a sua possível ameaça.

E ai, gostou de saber um pouco mais sobre as espécies de cobras em Florianópolis? Caso queira conhecer um pouco mais sobre o assunto, nós indicamos a leitura do artigo “Cobras Nativas de Santa Catarina” e para ficar sempre por dentro de assuntos como este, continue acompanhando o Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *