Home / Animais / Curiosidades Sobre o Pavão Branco

Curiosidades Sobre o Pavão Branco

Nós seres humanos sempre tivemos uma certa atração pela beleza que a maioria das aves transmite. Sua capacidade de alçar voos e ter penas tão belas já deixou muita gente com inveja real. Afinal, quem não gostaria de poder voar a hora que quiser sem precisar de outros meios? Apesar de só pensarmos nisso, toda ave no mundo possui uma importância para o ecossistema.

Uma das aves que consideramos ser extremamente bonita é o pavão. Conhecido pela sua plumagem belíssima e seu comportamento e postura, ele tomou o coração de muitos. Para a maioria, o pavão é um animal somente verde com algumas outras cores metálicas ou não em todo seu corpo.

Porém, existe uma espécie de pavão bem rara que passa bem longe dos tons esverdeados e coloridos da maioria dos pavões. O pavão branco tem todo seu corpo completamente branco, o que faz dele ainda mais belo e interessante no olhar de todos. E é sobre ele que iremos tratar no post de hoje, contando um pouco mais sobre suas características e curiosidades.

Os Pavões de Forma Geral

O que chama bastante a atenção de primeira vez  para um pavão é a sua belíssima cauda. Com ela, o animal consegue chegar a medir até dois metros e meio de altura. Seu peso pode passar até de 3 quilos a 3 quilos e meio, se for macho, e  menos nas fêmeas. Atualmente existem três grandes espécies do gênero, e suas respectivas subespécies, no mundo: pavão-azul, também chamado de indiano, o pavão-verde, também conhecido por javanês e o pavão-do-congo.

Como já dissemos, as penas são o grande atrativo do bicho. Elas variam de acordo com a sua espécie, principalmente em questão da cor e tamanho. Nos pavões indianos, ou azuis e nos javaneses o macho possui as penas da cauda em um tom verde metálico junto com desenhos que parecem olhos na ponta de suas penas. Já nas do congo, a cor fica somente verde na cauda e o restante do corpo azul.

O que a maioria das pessoas não imaginam, é que na realidade nem todos os pavões possuem essas cores na cauda. Somente os machos tem todo esse vislumbre, as fêmeas tendem a ter tanto o verde quanto marrom. Ainda são lindíssimas, e são mais discretas por um propósito, proteger seus ninhos e filhos, porém quem realmente chama a atenção é o macho.

E tudo isso tem seu motivo também, que é para conquistar a fêmea, eles entram em uma competição mostrando a cauda ao abri-la em leque. Essa é a forma mais eficaz de atrair uma fêmea pavão e conseguir reproduzir. Quando você observar um pavão, e ele abrir o seu leque de penas, ele não está se mostrando para você, mas sim para uma fêmea próxima.

O Pavão Branco

Diferente do que se pensa, o pavão branco não é uma espécie diferente ou sofre do famoso albinismo. Ele, na verdade, é uma subespécie do pavão-indiano, mais conhecido como pavão azul. Quanto a ser albino ou não, ele é considerado parcialmente albino. Mas como isso? Bem, o pavão branco é fruto diversos cruzamentos entre pavões com pouca melanina até chegar na subespécie que agora conhecemos.

Sendo assim, eles possuem uma maior dificuldade de viver em qualquer lugar e estão em bem menores quantidades do que outras espécies e subespécies de pavões. Sua origem também é indiana e é raramente achado em outros lugares livremente, sendo mais comum encontra-los em zoológicos ou criatórios de pavões, já que suas penas valem muito no mercado das aves.

Seu tamanho tende a ser parecido com o dos outros tipos, mas normalmente não passa dos dois metros de altura, mas pode chegar a pesar até 5 kg. Quanto a sua maturidade sexual, ela costuma chegar com 2 ou 3 anos de idade. Por serem parcialmente brancos, precisam de cuidados ainda maiores que o normal. Especialmente em relação ao sol. Para quem pretende criar pavões brancos, evitar que eles peguem sol por muito tempo ou durante os horários em que a incidência solar é mais alta é imprescindível. Se forem bem cuidados, podem chegar a viver o mesmo tempo que outros pavões, até os 50 anos de idade.

Curiosidades Sobre o Pavão Branco

  • O pavão branco é famoso por procriar bastante, podendo chegar a colocar até 8 ovos por procriação.
    Ovos de Pavão Branco
    Ovos de Pavão Branco
  • A pena do pavão branco é a mais cara existente, por isso muitas pessoas pelo mundo estão começando a entrar no negócio de criação dessas aves.
    Penas de Pavão Branco
    Penas de Pavão Branco
  • Existe uma lenda que a coloração branca na verdade veio através dos chineses. Basicamente diz que os chineses colocavam casais de pavões indianos (azul) nas montanhas de neve e os deixavam lá. E para conseguir sobreviver eles foram adquirindo a coloração branca de neve.
    Pavão Indiano e Pavão Branco em Imagem
    Pavão Indiano e Pavão Branco em Imagem
  • O cruzamento entre um pavão azul e um pavão branco resulta em outra subespécie chamada de pavão arlequim. Esse pavão possui a cauda completamente branca, mas a parte do pescoço e peito azul, o deixando bem diferente e se destacando.
    Pavão Alerquim
    Pavão Alerquim
  • Ele, assim como os outros tipos, é uma ave bem dócil, porém muito territorial, especialmente o macho.
  • Foram originados na Índia e Sri Lanka, e até hoje só é possível encontra-los vivendo livremente lá.
  • Possui basicamente o mesmo nicho ecológico dos pavões azuis.
  • Um pavão branco come menos do que uma galinha. Exemplo, eles podem se sentir bem alimentados com apenas 50 gramas de comida por dia, enquanto que uma galinha precisa de 110 gramas diariamente.
    Pavão Branco Comendo
    Pavão Branco Comendo
  • Sua cauda é mais de 60% de todo o seu corpo, por isso eles chegam a ficar com mais de dois metros de altura.
    Cauda do Pavão Branco
    Cauda do Pavão Branco

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *