Home / Animais / Coruja das Torres no Brasil

Coruja das Torres no Brasil

A Coruja Das Torres é uma ave de rapina pertencente a ordem dos Strigiformes e que assim como a maioria das espécies de coruja possui hábitos de vida totalmente noturnos, exceto em algumas raras vezes em que decide sair durante o dia para ir em busca de algum alimento pra si ou para seus filhotes.

Esta espécie possui uma característica bem marcante que é a face em formato de um coração, o que lhe dá uma aparência bem característica e ajuda na diferenciação desta com as demais espécies de corujas.

Conhecida também como “Coruja da Igreja”, esta espécie leva este curioso nome pelo fato de gostar de habitar em lugares curiosos, como na torre de igrejas e no alto dos prédios, porém ainda pode ser encontrada em terrenos abertos ou até mesmo em cavernas.

A Coruja das Torres é uma espécie bem comum e que pode ser encontrada com muita facilidade em diversos locais, exceto  em floresta e matas mais fechadas, que são os locais que elas mais evitam ficar.

Distribuição da Coruja das Torres no Mundo

Como já citamos acima, a Coruja das Torres é uma espécie muito comum em todo o mundo e por este motivo ela pode ser encontrada em praticamente todos os continentes do planeta, exceto na Antártida.

Uma curiosidade interessante a cerca deste assunto é que esta espécie é conhecida por ser a ave com o maior distribuição em todo o mundo, o que confirma o fato de que esta espécie é relativamente fácil de ser avistada na maioria dos locais.

Ao todo existem cerca de 35 subespécies da Coruja das Torres que estão espalhadas por cerca de 36 países localizados em quase todos os continentes do planeta. Embora estejam presentes em vários lugares do mundo, há alguns países que possuem uma concentração maior desses animais em seu território, como por exemplo, em Portugal, onde é possível avistá-la em praticamente todas as regiões do país.

Distribuição da Coruja das Torres no Brasil

A Coruja das Torres No Brasil também é bem conhecida, sendo que a sua distribuição se dá em vários estados do país. Embora se trate da mesma espécie, a Coruja das Torres pode receber nomes variados dependendo do local. No nordeste, por exemplo, ela também pode ser chamada de Coruja Branca ou Coruja Rasga Mortalha, já na região sudeste ela é chamada de Coruja Suindara ou Coruja de Celeiro.

Coruja das Torres no Brasil
Coruja das Torres no Brasil

Principalmente aqui em território brasileiro esta coruja é conhecida por habitar e fazer os seus ninhos e botar os seus ovos no alto das torres de igrejas. Além disto, a mesma possui um papel fundamental no controle de animais que caso tenham a sua população aumentada em demasia podem se tornar verdadeiras pragas urbanas, como os roedores, por exemplo.

Coruja das Torres e os seus Hábitos

Durante o dia essas aves possuem o costume de ficarem escondidas em fendas de árvores ou no alto de torres e telhados, porém, com a chegada da noite elas saem a procura de alimento.

Elas se alimentam de diversos animais pequenos e que de preferência sejam capturados por elas enquanto ainda estejam vivos, sendo que os roedores estão entre os seus favoritos. Esta espécie de coruja geralmente caçam as suas presas em regiões mais próximas a cidade, uma vez que não gostam de adentrar florestas e matas.

Para que consiga obter o seu alimento com maior eficiência, a Coruja das Torres faz o máximo para que o seu voo seja o mais silencioso possível para evitar assim que a sua presa em potencial perceba a sua presença e acabe fugindo.

Outra curiosidade é que quando decidem ficar em um local, muito dificilmente sairão dali, ou seja permanecerão neste mesmo lugar até os últimos dias de sua vida. Além disto, este animal não costuma conviver com outros animais, tendo preferência por viver sozinho ou no máximo com mais um companheiro em seu território.

Um outro fato interessante é que a Coruja das torres é conhecida por gostar de tomar banho e se refrescar em alguns pequenos córregos de água limpa.

Preservação e Conservação da Espécie

Infelizmente, por diversos fatores causais que podem diferir dependendo da localidade, foi observado que o número de exemplares desta espécie sofreu uma queda moderada, porém significativa e que trás algumas repercussões importantes para o nosso meio ambiente e que podem interferir até mesmo de forma direta na vida da população que habita a área urbana.

Conservação da Espécie
Conservação da Espécie

Fatores como o crescente e rápido desenvolvimento agrícola, combinado a utilização de tóxicos para o controle de pragas fizeram com que houvesse a diminuição da quantidade de alimento disponível para esses animais, além disto há o fato de que a quantidade de lugares apropriados e que estivessem disponíveis para que a mesma pudesse pôr os seus ovos também diminuiu drasticamente, reduzindo assim o número de exemplares desta espécie de corujas.

O problema é que dentre o motivos que salientam a importância da existência desse animal para o nosso meio ambiente é justamente o controle de pragas, principalmente as urbanas. Por ser uma ave que costuma viver próxima a área urbana, ou até mesmo dentro dela, a mesma sai a procura de seus alimentos dentro daquela região, fazendo assim um controle bastante efetivo das pragas que possam vir a se tornar um grande problema para aquela determinada população.

Mesmo que não seja de maneira tão assídua, algumas providencias já estão sendo planejadas e devidamente tomadas para evitar que esta população passe a diminuir ainda mais. Porém, há regiões como na Europa, por exemplo, em que embora a quantidade de exemplares desses animais naquela região seja bem inferior quando comparada a outros lugares, não existem políticas e projetos tão específicos e empenhados a ajudar a preservar esta espécie, o que se torna de certa forma até contraditório.

E aí, gostou de saber mais algumas curiosidades a respeito da Coruja de Torres no Brasil e no mundo? Para saber mais sobre este belo e curioso animal vale a pena ler também o post “Curiosidades Sobre A Coruja Das Torres“. E para continuar tendi acesso a mais artigos legais como este basta continuar acompanhando diariamente o blog Mundo Ecologia.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *