Home / Animais / Composição Do Leite E Queijo

Composição Do Leite E Queijo

O leite é uma bebida que também pode ser definida como um tipo de secreção láctea, já que é excretado pelas glândulas mamárias de mamíferos. É um tipo de alimento muito nutritivo e serve como alimento para os bebês de diversas espécies animais, incluindo os seres humanos, que mantém o leite como parte importante de sua dieta mesmo depois de atingir a fase adulta.

Já o queijo é um tipo de alimento que possui uma textura sólida e é um dos mais famosos tipos de derivados do leite. É um dos alimentos mais antigos conhecidos pela humanidade e possui as mais diversas variedades. Embora o mais conhecido seja o queijo produzido a partir do leite de vaca, a fabricação deste pode ser feita a partir do leite excretado por outros animais, como por exemplo, a cabra, búfala, ovelha, entre outros.

Tanto o leite quanto o queijo são muito nutritivos e servem como um importante complemento alimentar. Devido ao fato de possuírem as mais variadas origens, no que se refere ao animal responsável por produzir o leite, a composição de ambos também irá variar. Outro fator que também pode interferir na composição do leite e do queijo é o estágio de lactação em que o leite se encontra e o tipo de alimentação que é oferecida ao animal que irá produzi-lo.

Composição Do Leite

Como já foi dito anteriormente, o leite é um alimento muito nutritivo e é considerado como a principal fonte de alimento durante os primeiros meses ou até mesmo anos de vida de qualquer animal mamífero. Além de alimentar possui ainda a função de atuar nos processos de regulação que envolvem a produção de energia, contribuindo assim para o funcionamento do metabolismo.

Na composição do leite e do queijo há uma grande quantidade de água, sendo que é a partir dela que os demais componentes se encontrarão dissolvidos.

Outra substância que pode ser encontrada é a gordura, que é a grande responsável por atribuir ao leite a cor amarelada, também é a partir dela que iremos obter alguns alimentos derivados do leite, como por exemplo, a manteiga, o queijo e o creme de leite. Esses alimentos são obtidos a partir da separação da gordura e do leite e ocorre através de um processo que é denominado como desnate, quando é feito através de uma máquina, ou então de forma manual, separando a nata do leite em repouso.

As proteínas como a albumina, a caseína e a globulina também são componentes do leite e do queijo. São responsáveis por conferir ao leite a sua cor branca e é uma grande aliada na fabricação de queijos por exemplo por estarem presentes também no processo de coagulação.

Há também as vitaminas A, B1, B2, B4, B6 ,B12, D, K e por fim, a vitamina C, cuja concentração existente no leite é a maior encontrada em alimentos de origem animal. Todas essas vitaminas desempenham um papel de extrema importância em nosso organismo e é por isso que o leite é considerado um dos alimentos mais completos existentes.

A lactose é um dos componentes do leite mais conhecidos por nós e é um tipo de açúcar existente em todos os tipos de leite encontrados na natureza. A sua fermentação pode transformá-la em ácido lático que é usado pela indústria para produzir queijos, iorgutes e requeijões.

Por fim, os últimos componentes a serem apresentados são também os mais famosos, o cálcio e o fósforo. Ambos os minerais são associados a caseína, que é uma proteína do leite já citada anteriormente, e são muito importantes para o nosso desenvolvimento. Como já sabemos o cálcio possui a importante função no desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos, tanto em indivíduos jovens como em adultos.

Composição Do Queijo

O queijo é um alimento sólido muito nutritivo e que possui basicamente os mesmos componentes do leite, sendo que estes componentes podem variar um pouco quanto ao tipo e a concentração dependendo da variedade de queijo em questão.

Assim como no leite, o queijo possui uma grande quantidade de água em sua concentração, porém conforme o queijo vai envelhecendo, esta água também vai se perdendo. Esse processo de perda de água é denominado cura do queijo.

Nele existem também uma grande quantidade de vitaminas, sais minerais, como o cálcio e o fósforo, similares a do leite e ainda proteínas, lactose e gordura. As três últimas substâncias citadas possuem ainda a função de conferir ao queijo propriedades como o sabor e a textura.

Vitaminas do Queijo
Vitaminas do Queijo

Porém, embora possua propriedades bem semelhantes a do leite, o queijo é rico em gordura saturada que é uma substância conhecida por aumentar a predisposição ao desenvolvimento de doenças cardíacas como a aterosclerose, por exemplo.

Uma alternativa para consumir o queijo e se livrar da gordura saturada é o queijo fabricado a partir do leite desnatado que é livre de gordura, sendo que há ainda a opção de não utilizar o sal na fabricação de alguns queijos.

Variedades De Leite

Como já vimos anteriormente existem vários componentes do leite e do queijo que estão presentes em ambos e que podem variar quanto a concentração e o tipo de componente de acordo com o animal responsável por produzir tal leite.

  • Leite de vaca: é o tipo de leite mais comumente consumido por nós humanos, seja na ingestão da bebida propriamente dita ou através de seus derivados. Na composição do leite e do queijo há uma grande quantidade de cálcio e vitamina A.
    Leite de Vaca
    Leite de Vaca
  • Leite de cabra: Possui uma grande quantidade de cálcio e ácidos graxos.
    Leite de Cabra
    Leite de Cabra
  • Leite de búfala: Tanto o leite quanto o queijo são considerados como uma espécie de iguaria. O leite de búfala apresenta um alto teor de gordura.
    Leite de Búfala
    Leite de Búfala

Ainda podem ser encontrados outras variedades para consumo como o leite de égua, de ovelha e o de camela, porém são menos populares do que as que foram citadas acima.

Controvérsias Quanto Ao Consumo Do Leite E Do Queijo

Existem algumas controvérsias relacionadas quanto ao consumo destes alimentos, e algumas destas controvérsias se encontram embasadas nos componentes do leite e do queijo. Um exemplo disto são os indivíduos que possuem intolerância a lactose, essa substância irá produzir como consequência uma interferência negativa na digestão dessas pessoas.

Além disto, a ingestão do leite de vaca por bebês pode ser prejudicial aos rins, uma vez que pode causar sobrecarga neste órgão.

Embora possa ser prejudicial para algumas pessoas, os componentes do leite e do queijo podem ser benéficos a outras. Por isto vale a pena considerar a inclusão deste alimento em sua dieta dependendo do caso.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *