Home / Animais / Como Tratar Picada de Lacraia? O que Alivia?

Como Tratar Picada de Lacraia? O que Alivia?

A picada de um animal nunca é agradável. A situação pode piorar ainda mais quando este mesmo é peçonhento. Imagina o medo em que uma pessoa fica no momento em que é mordida por uma serpente, por exemplo? Deve ser apavorante.

Do mesmo modo, acontecem com escorpiões, aranhas e, o animal que será tratado hoje, as lacraias.

Erroneamente conhecidas como centopeias, as lacraias possuem um veneno que, embora não seja suficiente para matar, causa irritação, dor, coceira e vermelhidão. Mesmo que este ataque não seja fatal para os seres humanos, da mesma maneira que os outros ele causa um incômodo muito grande.

O mais problemático dessa situação é que muitas pessoas ainda não sabem que a lacraia possui veneno. Só percebem isso quando a área afetada está bastante vermelha e inchada.

Caso aconteça contigo, você sabe quais são as precauções devidas para que não piore a enfermidade? Se não tiver a resposta para esta pergunta, continue com a leitura deste artigo e descubra!

Características da Lacraia

Elas são animais com hábitos noturnos. Engana-se quem pensa que elas são lentas, pois sua velocidade é muito acima do normal, tanto para o seu tamanho quanto para o seu peso. Esta é uma de suas maiores armas para caçar pela noite.

O seu corpo está totalmente adaptado para adentrar em frestas, e este é um dos motivos pelo qual acidentes com ela são comuns. Muitas vezes, elas passam despercebidas. Geralmente, elas se escondem por todo o dia nesses buracos, para que, ao anoitecer, possam sair para procuram alimento.

Elas medem entre 20 e 25 centímetros, e sua alimentação está baseada em lagartixas, pequenos roedores, insetos e até filhotes de pássaros. Pode ser que alguns desses animais sejam encontrados em moradias que possuem muito entulho. É assim que ela entra nas casas e causam os acidentes.

O seu corpo é formado por até 21 segmentos, sendo que cada um deles possui um par de patas. A título de curiosidade, o número de pernas nem sempre é par. Sua cabeça possui duas antenas e abaixo delas ficam os seus olhos.

Como Ela se Alimenta?

O seu último par de patas não é usado para se locomover, e sim para rastrear possíveis alimentos. Ele também é o seu órgão sensorial. Quando este mesmo órgão toca na caça, a segura com toda a força, fazendo com que o seu corpo inteiro vire para trás.

Logo após ter feito isso, ela injeta sua toxina na presa. Depois, é só esperar o frágil animal morrer com o veneno. Ela se alimenta aos poucos.

Veneno

A toxina que a lacraia possui não é tão perigosa para o homem, apesar de causar desconfortos. Há muita difamação sobre este animal, porém, pelo menos no Brasil, não há um relato sequer de morte ocorrida pelo seu veneno. Também não há nenhum registro de sequelas graves quando há algum acidente com esta espécie.

Sintomas da Picada

Os sintomas mais comuns que uma pessoa sente quando é atacada são:

  • Tremores e calafrios;
  • Febre;
  • Suor excessivo;
  • Inchaço;
  • Dor forte e formação de ferida no local onde foi atingido;
  • Vermelhidão.

Dependendo do tamanho da lacraia, muitos desses sintomas podem aparecer de forma bem branda, ou, sequer aparecerão.

Cuidados que Devem ser Tomados

Estes animais gostam muito de umidade. E algo que elas também gostam de fazer é andar. Por estes motivos, é muito provável que encontrem sua casa por algum momento. O que você pode fazer para evitá-las é:

  • Limpar os ralos toda semana com água quente e algum produto químico, como a creolina. Se possível, fechá-los quando não estão sendo usados;
  • Fechar caixas de gordura e esgotos;
  • Limpar o jardim, caso seja possível, todas as semanas. Aparar a grama e evitar que as folhas de plantas ornamentais toquem o chão;
  • Realizar a limpeza de muros e todo o calçamento da casa. Verificar se há alguma fresta pela qual a lacraia possa invadir;
  • Não faça de depósito o fundo de sua casa ou algum cômodo específico. Isso pode atrair não só lacraias, mas escorpiões, aranhas e serpentes venenosas, que irão atrás de insetos e roedores que vivem nesses ambientes.

Quando você toma todas as medidas de precaução, não tem por que temer. Não só as lacraias, mas nenhum outro animal irá permanecer em sua casa e colocar os habitantes em risco.

Qual é o Tratamento Para Quem For Picado?

Infelizmente, não existe tratamento. Como o veneno não possui perigo letal para o ser humano, o que deve ser feito é colocar uma compressa de água quente sobre o ferimento.

Caso deseje toma algum medicamento, não faça a ingestão de nada que contenha adrenalina. Verifique a bula!

Caso esteja ferido evite tomar álcool, qualquer outro tipo de bebida alcoólica e até querosene — que é muito comum nesses casos.  O que esses líquidos podem causa é intoxicação, além de piorar o seu quadro de saúde.

Mesmo que o seu veneno não seja mortal, é sempre bom procurar ajuda médica para auxiliá-lo de maneira mais excelente.

Mulher Picada por Lacraia
Mulher Picada por Lacraia

Evite os acidentes com animais peçonhentos sempre que possível. Mantenha os cômodos limpos, não deixe entulhos acumulados — inclusive o lixo doméstico — evite que os materiais de construção fiquem amontoados por muito tempo.

Tome cuidado com os terrenos baldios, pois, mesmo que você tome todos os devidos cuidados, eles podem conter esse tipo de animal. Caso tenha algum perto de você, peça ajuda a prefeitura, para que a limpeza adequada seja feita e sua casa não seja afetada.

Caso more na zona rural, verifique os seus sapatos e luvas quando for calçá-las. Do mesmo modo, sempre use estas peças para mexer em algum lugar com bastante lixo. Novamente, por mais que este veneno não seja perigoso a ponto de matar, evite ao máximo acidentes com este e qualquer outro animal.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *