Home / Animais / Como Morrem Os Urubus

Como Morrem Os Urubus

Os urubus são aves exóticas da família Cathartidae, e são bem conhecidos como os Abutres do Novo Mundo por serem aves típicas do continente americano. Possuem um hábito alimentar bem característico, o necrofagismo, que é a alimentação baseada nos restos de animais mortos.

Existem ao todo sete espécies, sendo que a mais comum no Brasil é o Coragyps atratus, nome científico dado ao Urubu da Cabeça Preta. Esta espécie é a mais conhecida por nós brasileiros, e pode ser facilmente avistado no alto de casas, prédios e torres.

O urubu pode ser considerado como uma ave de rapina, embora alguns autores não considerem essa afirmação como verdadeira. Essa questão é altamente discutida pelo fato de o urubu não possuir algumas características típicas de aves de rapina, não possuindo garras e bico fortes preparados para a caça.

Embora essa ave tão peculiar seja conhecida até mesmo com certo preconceito por nós devido seus hábitos excêntricos, existe uma grande probabilidade de você nunca ter visto o corpo de um animal desses por aí. Bom, sabemos que assim como qualquer ser vivo neste planeta, os urubus não vivem para sempre, é justamente ai que pode surgir o questionamento: Como morrem os urubus?

Como Morrem os Urubus e Por Que Dificilmente Podemos Constatar este Fato?

Os urubus são aves com características bem diferentes de outras aves ou animais e por isso seus hábitos peculiares podem ser alvo de muita curiosidade, principalmente por parte de estudiosos e pessoas que se interessam pelo assunto. O urubu é uma ave com costumes bastante diferentes do comum, sendo assim, a sua morte também não poderia ser diferente. A partir disto, serão relatados alguns fatos que podem explicar como morrem os urubus.

Assim como alguns outros animais presentes na natureza, os urubus também podem pressentir a sua morte. Ao saberem que seu fim está se aproximando, os urubus tendem a voar para bem longe do local onde costuma ficar, e se isolar completamente.

Embora sua alimentação principalmente, possa parecer algo bem nojento para nós humanos, o papel importantíssimo do urubu na natureza se dá exatamente devido a este fato, pois ao se alimentarem da carcaça de animais mortos, os urubus realizam uma espécie de limpeza do meio ambiente, fazendo com que a matéria orgânica do corpo do animal morto não fique exposta ao ambiente por tempo indeterminado até ser totalmente decomposta.

Urubu Rei Voando
Urubu Rei Voando

Quando esta ave morre, o que acontece não é diferente do que foi relatado acima, outros urubus muito provavelmente irão se alimentar de sua carcaça, estabelecendo assim de certa forma, uma relação típica de canibalismo. Isto ocorre, pois na cadeia alimentar, não há relatos de que haja algum outro animal na natureza que possa vir a se alimentar do urubu. Porém, exatamente pelo fato de essas aves se isolarem ao perceberem que sua morte está se aproximando, a chance de que outros urubus, independente da espécie, consigam achar o corpo e se alimentar do mesmo também pode ser muito pequena.

Quais Podem ser as Causas da Morte de Urubus?

Agora que já se sabe como morrem os urubus, pode surgir um outro questionamento, que é justamente quais são as possíveis causas da morte deste animal. Por se alimentar de animais mortos, pode até se pensar que a sua morte possa ocorrer devido a algum processo infeccioso causado pela ingestão de animais em processo de putrefação, mas a verdade é que esses animais possuem características fisiológicas especializadas justamente para evitar que este animal morra ou venha a adoecer em decorrência de sua alimentação. Além de não possuírem penas na cabeça a fim de evitar que o material orgânico em decomposição entre em contato com suas penas e haja assim a proliferação de bactérias nocivas a sua saúde causando uma possível infecção, o seu suco gástrico que neutraliza as bactérias ingeridas juntamente com a carniça e o seu sistema imunológico altamente forte e preparado contribuem positivamente para a manutenção de sua plena saúde.

Uma das formas como os urubus morrem, pode ser facilmente justificada pela sua frequente aparição no meio urbano. Com o avanço populacional e o crescimento das grandes cidades, há também o aumento da disponibilidade de alimento, seja por meio de animais domésticos mortos ou então através de restos de alimentos e matéria orgânica que ficam disponíveis principalmente nos chamados lixões e aterros sanitários, podendo entrar em contato com materiais altamente tóxicos, uma vez que se sabe que muitas vezes não ocorre o descarte correto de diversos materiais, como por exemplo, baterias e outros objetos inadequados que podem acabar sendo ingerido por esses animais.

Urubus se Alimentando
Urubus se Alimentando

Além disso, devido ao grande fluxo de carros na estrada e a grande quantidade de acidentes que podem causar a morte de animais na pista por atropelamento, muitas vezes em busca de alimento os urubus acabam pousando nas pistas para se alimentar do resto desses animais e infelizmente acabam sendo atropelados também. Fora isto, quando habitam na natureza, os urubus podem morrer simplesmente devido causas naturais.

Os Urubus e o Risco de Extinção

Urubus em Risco de Extinção
Urubus em Risco de Extinção

Um dos fatores mais tristes e preocupantes que pode explicar como morrem os urubus é a caça desses animais. Uma das espécies mais ameaçadas de extinção é a Sarcoramphus papa, mais conhecida como Urubu Rei. Justamente por ser um animal de extrema beleza, apresentando uma incrível combinação de cores, o Urubu Rei é exibido por caçadores como troféu, além de ser infelizmente um grande alvo do tráfico ilegal de animais. Outro fator que contribui para sua extinção é também a degradação e destruição do meio em que esse animal habita.

A Importância da Preservação dos Urubus

A importância desses animais na natureza pode ser muito facilmente explicada, uma vez que seus hábitos alimentares são importantes para realizar o controle dos materiais orgânicos expostos na natureza decorrente da morte de animais, sejam quais forem as causas, fazendo com que a decomposição desta matéria ocorra de forma muito mais eficiente e rápida, como já foi descrito acima neste artigo. Portanto, devido esta importante função desempenhada por esses exóticos animais na natureza, a sua preservação é de extrema importância, a fim de assim, evitar que haja um desequilíbrio importante no meio ambiente.

 

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *