Home / Animais / Como Fazer o Papagaio Parar de Bicar?

Como Fazer o Papagaio Parar de Bicar?

Papagaio e Seus Gestos

Os papagaios são seres fantásticos, inteligentes e astutos. Eles são capazes de se comunicarem com nós a partir de gestos corporais; então é de suma importância que o criador entenda estes gestos e forneça para o animal o que ele deseja ou necessita.

Eles aprendem a falar desde muito cedo; porém, não são todos que possuem essa habilidade. A principal maneira de eles demonstrarem suas emoções é a partir dos gestos, se ele está feliz, irá se movimentar de um jeito, se está bravo, de outro.

Algo que acontece com frequência é o fato dos papagaios quererem bicar seus donos ou qualquer pessoa que se aproxime dele. O que fazer nessa hora? Como fazer o papagaio parar de bicar? Vamos lhe explicar aqui alguns movimentos corporais do papagaio, para que você tome conhecimento de como reagir aos movimentos do pássaro e como para-lo de fazer certas coisas que o desagradam, como bicar.

Características do Papagaio

A ação de se comunicar a partir da linguagem corporal é uma característica muito comum em aves da família Psitacidae, conhecidas como Psitaciformes, são exemplos: as araras, as maritacas, os periquitos, entre outras aves. Eles são capazes tanto de se comunicarem entre si, quanto se comunicar com nós.

Os papagaios possuem um tamanho médio de 32 a 38 centímetros e pesam entre 300 a 400 gramas. São consideradas aves de porte médio. Sua habilidade com a voz e a sua incrível adaptabilidade com os humanos atraíram criadores pelo mundo todo.

Existem muitas espécies de papagaio, eles pertencem ao gênero Amazona. Devido ao local de concentração dos mais variados tipos de papagaio na floresta amazônica; que se estendem por toda a América Central e do Sul. Há o Papagaio-Verdadeiro (o mais comum em residências), o Papagaio-do-Mangue, o Papagaio-de-Cara-Amarela, o Papagaio-Campeiro, Papagaio-Moleiro, Papagaio-de-Bochecha-Azul, entre inúmeras outras espécies que também estão no gênero Amazona.

Lembre-se, se você deseja criar um papagaio é necessário que você busque lojas com autenticação e certificação do IBAMA. Devido às imensas ameaças que as populações de papagaios vinham sofrendo o IBAMA proibiu a comercialização e a comercialização do animal. O desmatamento de seu habitat (florestas) e o comércio ilegal são as principais causas da diminuição da população de papagaios em todo o globo terrestre.

Quando vivem com qualidade de vida e bem-estar, os papagaios alcançam os incríveis 80 anos. Eles precisam de um local para viver com vasto espaço, uma alimentação adequada (frutas, legumes, rações, folhas) para que possam alcançar a longevidade.

Papagaio Bicando
Papagaio Bicando

Eles fazem movimentos com o bico, com a cauda, com a cabeça, se arrepia, abre as asas, anda de um lado para outro; e cada movimento representa uma expressão que quer lhe falar. Vamos explicar cada ação para que você entenda e possa proporcionar longos anos de felicidade a sua ave.

Movimentos com a Cauda

Ele pode mexer a cauda tanto lateralmente, quanto verticalmente; quando movimenta na lateral, é sinal de felicidade, de alegria, movimento que muitos outros animais, como o cachorro também fazem.

Quando eles movimentam na vertical, a sensação que desejam demonstrar é de cansaço, de sono e que necessita de descanso. Ocorre geralmente quando a ave pratica muito exercício, ou seja, anda com frequência, bate asas, está em atividade.

Movimentos com o Bico

Ele movimenta o bico de duas maneiras para se expressar; ou o enverga, ou o esconde. Quando o papagaio começa a movimentar o bico pra baixo, escondendo o bico, é sinal que ele está assustado, com medo, submisso. Ele esconde o bico entre as plumagens do peito. Já quando faz movimentos envergando o bico, é sinal de dominação, que ele é que manda no pedaço, está impondo algo.

Quando está com o bico meio aberto e fazendo movimentos para baixo, com se estivessem atacando, é sinal que ele está se sentindo ameaçado e é uma forma de defesa da ave. Mas fique atento quando ele tenta bicar com frequência, pode ser sinal de stress e desgaste.

Como Fazer o Papagaio Parar de Bicar?

Como foi dito a cima, ele bica quando está raivoso, se sente ameaçado ou está incomodado com algo. Se o seu papagaio está bicando sem parar, provavelmente ele está com esses sintomas, saiba o que fazer para que ele pare de bicar.

Primeiramente, devemos educar o animal com bons hábitos, e sempre que ele realizar os bons hábitos dê uma recompensa, ele vai adorar; pode ser um biscoito, um girassol, um pedaço de fruta, etc.

Quando estão próximos a sua gaiola é quando são mais agressivos, então o deixe caminhar pelo chão, deixe-o livre por um tempo. Um dos principais estresses causados em papagaio é relacionado à falta de espaço, se sua gaiola for pequena, muito provável que ele fique irritado e se aborreça com você.

Papagaio na Gaiola
Papagaio na Gaiola

Geralmente eles se estressam quando não estão habituados ainda ao local ou não estão familiarizados com o habitat. Para isso, é necessário conquistar a confiança da ave, desde pequeno, dê atenção, carinho, alimento, local adequado, brinque com ele, que dificilmente ele irá te bicar. Cuide com amor, com responsabilidade.

Movimentos com a Cabeça

Quando ele movimenta a cabeça, o papagaio deseja atenção e carinho. Também movimentam a cabeça quando está doente, o que é motivo para os criadores ficarem alertas. É necessário entender totalmente os movimentos da ave.

Mesmo quando estão passando por dificuldades não deixam de nos alertar e mostrar o que estão sentindo.

Movimentos com as Asas

Quando está com as asas abertas, é sinal de que a ave não deseja ser incomodado por ninguém, pelo dono, ou outros animais; é um desejo de ficar sozinha e isolada. É comum a varias aves tal movimento; se o que desejam não for atendido, elas ficam frustradas e podem ficar raivosas, bicando frequentemente. Outro movimento que faz com as asas, é o de batê-las; com este movimento demonstra que está se exercitando, está ativo, feliz. Também o ato de bater as asas serve para refrescar o corpo, quando sentem calor.

Fique atento quando a plumagem de seu papagaio arrepiar, pois pode ser um sinal de doença. Diversas bactérias, vírus podem atacar a ave. Isso é aparente no seu corpo, sendo possível observar claramente quando o animal está com a saúde em baixa.

Fique atento aos sinais que ele faz para você. Cuide bem da ave e trate-o como se fosse da sua família. Com saúde e bem estar, os papagaios são companheiros para a vida toda.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *