Home / Animais / Como Fazer Ninho de Papagaio?

Como Fazer Ninho de Papagaio?

O papagaio é uma ave que mede cerca de 38 centímetros e pesa 400 gramas. É bastante popular devido à sua personalidade divertida, e grande habilidade em reproduzir palavras, frases ou até mesmo músicas.

A espontaneidade deste animal tem, inclusive, auxiliado a muitos idosos em quadros de depressão. No entanto, o papagaio não é naturalmente um animal doméstico, e para cria-lo é preciso uma autorização prévia do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

Esta autorização se faz necessária, pois a ave é alvo frequente de contrabando e comercialização ilegal nos países no qual está presente, ou seja, no Brasil, Bolívia e Norte da Argentina.

Caso, você crie um casal papagaios em casa (com a devida autorização legal, lógico) e queira preparar um ninho para abrigar um futuro filhote, ao longo deste artigo, você vai conhecer algumas dicas que poderão te ajudar.

Então, venha conosco e boa leitura.

Características do Papagaio

O papagaio é considerado uma das aves mais inteligentes do planeta Terra, também tem uma expectativa de vida alta, ele pode sobreviver até 80 anos de idade.

O papagaio verdadeiro tem o nome científico de Amazona aestiva. Além da viçosa penugem verde ao longo do corpo. Na face, acima do bico, tem algumas penas em cor azul; na região ao redor dos olhos, as penas são amarelas. No entanto, essa distribuição nas colorações azul e amarela também pode variar bastante.

As asas podem apresentar algumas penas em tom avermelhado, laranja e amarelo.

Papagaio Colorido
Papagaio Colorido

O bico do macho adulto é de cor negra e a íris é amarelo-laranja. Fêmeas tem íris de vermelho-laranja e papagaios filhotes, ou em desenvolvimento, apresentam íris com coloração marrom uniforme.

Além da Amazona aestiva, existe uma outra raça da ave. Essa raça é a Amazona aestiva xanthopteryx, a qual se distingue por apresentar as penas da cabeça em cor amarela.

Apesar da existência dessas duas raças, não há padrões de coloração homogêneos, ao contrário, existem muitas variações individuais referentes a quantidade de determinadas cores.

Distribuição Geográfica da Ave no Brasil

No ambiente doméstico, o papagaio está presente em quase todos os estados brasileiros, muitas vezes sem autorização prévia e documentação legal. Porém, no ambiente silvestre, é comum encontra-lo em áreas de matas com palmeiras de até 1.600 metros.

São facilmente encontrados em casal ou em bando.  Apesar de terem preferência por áreas de mata, cerrado ou florestas de galeria cada vez mais os papagaios estão sendo encontrados em grandes centros urbanos (mais precisamente desde ao nos de 1990), a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo.

Os biomas habitados por estas aves estão presentes nos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Cuidados Com o Papagaio Doméstico

Para criar um papagaio doméstico, algumas recomendações são essenciais, dentre elas a atenção aos padrões alimentares. No ambiente silvestre, o papagaio cata algumas leguminosas, frutas silvestres, castanhas e sementes. No ambiente doméstico, existe a opção de fornecer rações, no entanto é importante prosseguir à oferta de frutos e sementes, de modo a atender as necessidades nutricionais desta ave.

Em relação ás frutas, os papagaios preferem as sementes à polpa. São facilmente atraídos por frutas como o mamão, manga, goiaba, laranja e jabuticaba. Uma recomendação de semente, frequentemente ofertada a eles, é a semente de girassol.

Outra recomendação importante ao criar ao papagaio em ambiente doméstico, ou em cativeiro, é realizar visitas periódicas ao veterinário. Pois estas aves podem ser extremamente vulneráveis a desordens psicológicas ou zoonoses.

Sinais de infecção na ave geralmente são manifestados através de sintomas respiratórios ou gastrintestinais. O papagaio pode parecer estar resfriado, apresentar respiração acelerada (taquipnéia), perder peso com facilidade ou manifestar outros sintomas sugestivos. Lembrando que essas zoonoses também representam risco de contaminação para seres humanos que manipulam a gaiola e/ou objetos da ave sem a equiparação necessária.

Papagaios domésticos também podem manifestar estresse emocional através de comportamentos agressivos.

Padrão Reprodutivo do Papagaio

Aos 5 anos de idade, o papagaio atinge a maturidade sexual.

O período reprodutivo desta ave é entre os meses de Setembro a Março. Os locais escolhidos para reprodução são fendas de rochas, ocos de árvores e barrancos.

Após o nascimento, o filhote permanece no ninho por até 2 meses.

Como Fazer Ninho de Papagaio: Entendendo o Passo-a-Passo

O papagaio em ambiente silvestre confecciona os seus ninhos na região oca das árvores. Os ovos são incubados pela fêmea por cerca de 27 dias, cada ninhada gera de 3 a 5 ovos.

Para o papagaio domesticável, é preciso adaptar essa confecção. As medidas indicadas para esse ninho são de 35 x 35 x 60. No entanto, é importante adaptar ao tamanho do casal.

Os ninhos confeccionados artesanalmente são basicamente caixas feitas de compensado. Após decidir o tamanho da caixa, a próxima etapa é medir e marcar os quatros lados do compensado, colocando o material em superfície plana.

Casal de Papagaio no Ninho
Casal de Papagaio no Ninho

Escolha quatro quadrado de compensado e corte-os com a serra, de acordo com as marcas feitas anteriormente, para que eles possam ser agrupados em formato de caixa.

A abertura da caixa deve ser furada e esse espaço reforçado com o uso da serra. Lembrando que a abertura deve ser grande o suficiente de modo a permitir que os papagaios passem com facilidade por ele. É importante não realizar esta abertura próximo à parte inferior a caixa, de modo a impedir a queda dos filhotes.

É recomendável fazer dois furos na parte de trás da caixa, de modo a facilitar a sua fixação na gaiola ou viveiro.

A montagem/ estruturação da caixa, com uso de martelos e pregos, deve ser realizada após todas as peças serem cortadas e os orifícios devidamente perfurados.

Os pregos utilizados devem ser de aço inoxidável ou níquel chapeado, de modo a evitar que a ave se envenene através do chumbo. É importante que esses pregos também estejam devidamente martelados, pois alguma extremidade elevada pode machucar os filhotes, ou atrair a curiosidade deles para bicar.

Agora, que você já anotou essas dicas e sabe como fazer ninho de papagaio, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ARETA, J. I. (2007). A green-shouldered variant of the Blue-fronted Amazon Amazona aestiva from the Sierra de Santa Bárbara, north-west Argentina.Cotinga 27: 71–73;

Canal do PET. Quantos anos vive um papagaio e quais as suas principais características. Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2016-07-22/papagaio.html>;

MCNAIR, E. eHow Brasil. Como fazer caixa para ninho de papagaio. Disponível em: <https://www.ehow.com.br/caixa-ninho-papagaio-como_221306/>;

Wiki-aves. Papagaio-verdadeiro. Disponível em: <https://www.wikiaves.com/papagaio-verdadeiro>.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *