Home / Animais / Como as Minhocas se Reproduzem?

Como as Minhocas se Reproduzem?

Seres Fundamentais Para o Solo

As minhocas são seres curiosos, que habitam o subsolo do planeta terra. Elas estão presentes em diversos continentes do mundo, praticamente todos, exceto na Antárctica. O fato de ela estar presente em baixo da terra faz com que ela seja muito valorizada em alguns cantos do planeta, pois pode gerar o húmus de minhoca, este que é produzido a partir de suas fezes.

Essa produção ocorre a partir da alimentação da minhoca, onde ela come restos de matéria orgânica, como por exemplo, animais e vegetais em decomposição, folhas, plantas e terra; e esta terra é eliminada nas fezes, mas ela volta à natureza, não como apenas fezes, mas sim como um adubo natural, o famoso “húmus de minhoca”.

Muitas pessoas acreditam que a minhoca não possui nenhuma função na natureza, mas estão completamente enganados. As minhocas, por viverem em baixo da terra, criam galerias e passagens subterrâneas, para que possa se locomover com mais facilidade; estes tuneis desenvolvidos por elas, facilitam a passagem do oxigênio no subsolo, deixando-o mais rico e com mais chances de ter nutrientes.

São pequenos seres que fazem trabalhos de gigantes em baixo do solo; são fundamentais para a agricultura, e também para o próprio comércio de húmus de minhoca, que nos Estados Unidos e no Brasil são muito valorizados. Esse fato dá existência a diversos criadores de minhocas, levando muitas minhocas a serem criadas em minhocários, com a principal finalidade o comércio do seu adubo natural.

Vamos conhecer algumas características destes fantásticos animais, que vemos muito pouco no nosso dia a dia, mas que estão lá, em baixo da terra, realizando seu trabalho, ou seja, vivendo.

Características das Minhocas

A minhoca faz parte da família das Lumbricidae, onde estão presentes inúmeras espécies de minhocas, lombrigas, ou seja, é a família de diversos seres invertebrados; elas estão distribuídas em quase todo o planeta, onde podemos destacar a Europa, a América do Norte, a Ásia e alguns países da América do Sul.

Essa farta distribuição se deve a sua fácil adaptabilidade a diversos tipos de climas e principalmente de solos, podendo viver em ambientes diferentes. Fazem parte da família pelo menos 30 espécies de minhocas, que variam o tamanho, a coloração, o peso e também alguns hábitos. Onde podemos citar algumas, por exemplo: as comuns, as californianas ou vermelhas, a minhoca-louca, a minhoca-mansa, entre muitas outras.

Espécies de Minhocas
Espécies de Minhocas

Existem minhocas que podem alcançar os 2 metros de comprimento; outras, que chegam a apenas 4 centímetros, porém a média normal do tamanho de uma minhoca é de 15 centímetros. Como o comprimento, o peso também varia de espécie para espécie, algumas mais pesadas, outras, mais leves; mas se for tirar a média também, como fizemos com o tamanho, ela pesa em torno de 30 gramas.

Elas possuem muitas características incomuns, diferentes de muitos animais que estamos acostumados a observar, como mamíferos, répteis, aves, etc.; podemos usar como exemplo, a sua respiração, sua estrutura corporal, sua reprodução e seus hábitos; vamos pontuar cada um deles explica-los, para que você conheça melhor este curioso animal.

Como as Minhocas Respiram?

As minhocas respiram através da respiração cutânea. Tal respiração é realizada através de sua pele, mais precisamente pelos seus vasos sanguíneos. Logo, podemos afirmar que ela não necessita de órgãos que sejam responsáveis pela respiração, como a maioria dos animais, que precisam do pulmão.

Respiração das Minhocas
Respiração das Minhocas

A minhoca não, ela necessita apenas dos seus vasos sanguíneos para realizar a troca gasosa, onde ela absorve o oxigênio e elimina o carbono. É uma ação, que de fato, podemos considerar algo muito excêntrico, poucos animais realizam este tipo de respiração. São poucos, porém existem, podemos citar os anfíbios, as esponjas, as águas vivas, os parasitas, entre outros seres que habitam em baixo da água, ou simplesmente lugares úmidos.

Como as Minhocas se Reproduzem?

Ela é um animal desprovido de sexo único, é hermafrodita, ou seja, ela possui tanto o órgão reprodutivo masculino, quanto o feminino. Mas uma minhoca não é capaz de se autofecundar. Ela precisa de alguma outra minhoca para copular e gerar os ovos.

Elas juntam-se a partir do clitelo para realizar a troca de espermatozoides; onde cada uma absorve-os e são criados pequenos casulos de coloração verde entre os anéis de cada uma delas, e dentro destes casulos estão os ovos, que por período reprodutivo gera de 3 a 5 ovos.

Para elas reproduzirem e copular, é estritamente necessário um solo quente e úmido, de modo que no período noturno, vão procurar outras minhocas para acasalar.

Estrutura Corporal das Minhocas

Corpo da Minhoca
Corpo da Minhoca

O corpo da minhoca é composto por anéis e estes anéis são conectados um a um até atingir duas extremidades; de modo que uma extremidade é constituída pelo anus e a outra, pela boca.

Sua boca não possui mandíbulas ou dentes, por isso alimenta-se de apenas alimentos que já estão mortos, pois é lento o processo de ingeri-los. Como dissemos acima, elas estão na família das Lumbricidae, que fazem parte também outros animais invertebrados, isso é uma característica presente em quase todos os animais desta família.

Referente à sua visão e sua audição, um fato curioso que podemos destacar é o de ela não enxergar e nem ouvir; de fato, para quem vive em baixo da terra, a visão não deve ser necessária.

Ela movimenta-se, atrás de alimentos a partir de seus sentidos. A locomoção das minhocas é algo que merece destaque também, ela pode tanto andar “para frente”, para onde sua cabeça aponta quanto “para trás”, onde o seu anus aponta.

Você sabia que a minhoca pode possuir diversos corações? Isso mesmo, ela não possui apenas 1 coração, como a maioria dos animais. Ela é capaz possuir até 16 corações. Incrível, não é mesmo?

Isso ocorre para que o sangue seja bombeado e circulado com mais facilidade no seu pequeno corpo e auxilia-la na respiração; elas nunca possuem 1 coração apenas, são sempre pares que estão presentes, podendo alcançar os 16 pares, ou ter apenas 1 par de corações; isso depende do tamanho da minhoca. Podemos analisar tal fato como uma incrível ferramenta de adaptação e sobrevivência da própria espécie.

Minhocas Como Adubo
Minhocas Como Adubo

As minhocas, como as corujas e outros animais, preferem fazer suas principais atividades a noite, de modo que possam mover-se com tranquilidade sob o solo sem ser incomodada por presas e por ameaças, além é claro de evitarem todo o barulho do período diurno.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *