Home / Animais / Coelho Pode Comer Pepino? Tirando as Dúvidas Sobre a Alimentação do seu PET

Coelho Pode Comer Pepino? Tirando as Dúvidas Sobre a Alimentação do seu PET

Caso você tenha algum coelho como animal de estimação, gostaria de conhecer um pouco mais sobre os hábitos alimentares dessa espécie e quer saber se o seu coelho pode comer pepino, embarque conosco na leitura deste artigo.

Suas dúvidas serão respondidas.

Caso, você seja apenas um curioso do mundo animal, também é bem-vindo. Coloque os seus óculos de leitura, e vamos nessa.

Curiosidades e Características Sobre o Coelho

Antes da questão principal, algumas curiosidades sobre coelho também são bem-vindas. O coelho é um animal mamífero que tem a sua origem na Península Ibérica e no Norte da África. A espécie conhecida atualmente como doméstica, originou-se a partir da inserção de coelhos silvestres aos ambientes residenciais, durante a Idade Média, principalmente dentro de mosteiros franceses.

Os coelhos apresentam audição e olfato bem-desenvolvidos, além de um amplo campo de visão. Por serem herbívoros, os dentes incisivos crescem muito rapidamente (aproximadamente 0,5 cm ao ano). Com os dentes incisivos bem destacados, o hábito de roer alimentos se torna mais frequente.

Coelho Saltando
Coelho Saltando

As patas dianteiras são mais longas que as traseiras, justamente devido à necessidade de adquirir impulso ao saltar.

Quais os Hábitos Alimentares Desse Mamífero? Será que Coelho Pode Comer Pepino?

Antes de respondermos ao questionamento central deste artigo, vale falar sobre os aspectos gerais da alimentação deste animal.

Basicamente, o coelho é um animal herbívoro. Alimenta-se da maioria dos grãos, verduras e pastos. Rações comerciais para o animal também são recomendadas. No entanto, não é recomendável que a dieta desse animal seja baseada exclusivamente nelas. As rações devem ser ingeridas como complemento.

Devido à porção inicial do intestino grosso (ceco) do coelho ser bem desenvolvida, há uma fermentação de bactérias considerável nesta área.

Um hábito alimentar, desconhecido por muitos, é a coprofagia. Acredite ou não, o coelho coleta as suas fezes diretamente do ânus, durante a noite.

A coprofagia, aliada à fermentação de bactérias, provê ao coelho a quantidade adequada de vitaminas do Complexo B. Essas vitaminas previnem contra a deficiência de aminoácidos essenciais. O hábito de ingerir as próprias fezes otimiza a digestão de fibras e outros nutrientes, possibilitando uma nova passagem destes pelo aparelho digestivo.

Durante o dia, o coelho alimenta-se através de porções pequenas, pois o seu sistema digestivo está formatado para trabalhar continuamente. Uma dieta rica em celulose é altamente recomendável. Os coelhos tem facilidade em digerir essa substância, além de precisarem dela para garantir uma atividade frequente de peristaltismo intestinal.

Além da oferta insuficiente de nutrientes, uma alimentação inadequada pode gerar desgastes nos dentes e problemas futuros de oclusão dentária.

Ingestão de Legumes Pelo Coelho: Informações Importantes

Uma associação voluntária dos Estados Unidos dedicada a criação de coelhos domésticos, chamada Indiana House Rabbit Society, recomenda que a cada 2 kg de peso corporal, o coelho consuma duas xícaras de legumes frescos por dia.

 

Coelho Comendo Legume
Coelho Comendo Legume

Os legumes devem ser introduzidos na dieta gradualmente, de preferência um tipo por dia. Com isso, é possível monitorar prováveis reações de sensibilidade intestinal no animal. Também é importante evite grandes porções, para não causar diarreia.

Todo o passo-a-passo da oferta de legumes deve ser monitorada. Após a etapa de um legume por dia, aconselha-se aumentar gradualmente a variedade até chegar à margem de mais ou menos 6 tipos diferentes (em pequenas porções, lógico!). Essa quantidade de verduras e legumes fornece o aporte de nutrientes adequado para satisfazer as necessidades diárias.

Diariamente, é importante fornecer feno ao coelho. Lembra quando falamos da necessidade de ingerir diariamente a celulose? Pois então, o feno é rico em celulose, e pode ser adquirido em lojas de animais.

Os legumes devem ser ofertados bem picadinhos e, de preferência, misturados ao feno ou ração. É importante que você não se esqueça de borrifar um pouco de água sobre eles, antes de ofertá-los ao animal.

Porém nem todos os legumes são indicados.

Mas afinal, o coelho pode comer pepino? Onde entra o pepino nesta história?

Aguarde mais um pouco. Estamos chegando lá.

Quais os Alimentos Indicados para o Coelho?

Baseado em alguns estudos veterinários, há listagens específicas de frutas e legumes que podem ser inseridos na dieta do seu animalzinho.

Vamos às listas.

Frutas Permitidas

A ingestão de frutas deve ser realizada através da oferta de petiscos, ou seja, na medida de uma colher de sopa; e, no máximo, duas vezes por semana. Pois o alto teor de açúcar pode ser extremamente prejudicial a esses PETs.

As frutas recomendadas são a cereja, kiwi, pêssego, morango, tangerina, laranja, maça, melão, abacaxi, mamão, pera, melancia.

Os coelhos costumam gostar de roer a casca do melão e da melancia. Por isso, também é indicado oferta-las.

Legumes Permitidos

Sim, caro leitor é aqui que respondemos se coelho pode comer pepino ou não.

Coelho Comendo Pepino
Coelho Comendo Pepino

Acontece que há alguns legumes de ingestão diária permitida, e outros que o consumo deve ser reduzido para o máximo de 2 vezes por semana. O pepino enquadra-se nessa segunda categoria.

Devido à presença das bactérias fermentadoras, alguns legumes não podem ser consumidos diariamente, pois sensibilizariam muito o intestino do animal.

Então, o coelho pode comer pepino sim, mas com moderação. No máximo 2 vezes por semana!

Vamos agora à listagem. Os legumes de consumo diário permitido são feno, alfafa, folhas de cenoura, folhas de rabanete, escarola, agrião.

Aqueles com necessidade de consumo reduzido, durante a semana, incluem  a acelga (indicada para coelhos mais jovens), manjericão, berinjela, brócolis, couve, aipo, coentro, espinafre, folha de erva-doce, hortelã, repolho roxo, pepino, cenoura, pimentão.

O mais importante é inserir os legumes gradualmente. É altamente desaconselhável realizar uma mudança brusca na dieta, principalmente quando os coelhos são mais jovens.

Há divergências quanto à ingestão de batata e tomate. Porém, a Indian House Rabbit Society considera esses alimentos potencialmente tóxicos para o coelho. Nesse caso, o mais seguro seria não oferta-los.

Essas recomendações são genéricas e estabelecidas pela maioria dos profissionais da área veterinária. Se julgar necessário, você pode conversar com um veterinário de sua confiança para mais informações e detalhes.

Você, caro leitor que chegou até aqui, gostou desse artigo?

Ele respondeu às suas dúvidas?

Então, meu amigo, repasse essa informação e esse artigo adiante.

Continue conosco e navegue por outros artigos também.

Até as próximas leituras!

REFERÊNCIAS

COUTO, S. E. R. Criação e manejo de coelhos. Scielo books. Editora Fiocruz. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/sfwtj/pdf/andrade-9788575413869-14.pdf>;

Indian House Rabbit Society. What do you feed a bunny. Disponível em : < http://www.indianahrs.org/rabbit-care/food-pellets-hay.aspx>;

RAMOS, L. Frutas e legumes para coelhos. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-legumes-para-coelhos-22588.html>;

WIKIHOW. Como alimentar seu coelho com as verduras apropriadas. Disponível em < https://pt.wikihow.com/Alimentar-seu-Coelho-com-as-Verduras-Apropriadas>.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *