Home / Animais / Coelho Pode Comer Capim?

Coelho Pode Comer Capim?

Sobre a dieta dos coelhos talvez nossa única certeza seja a de que ele se alimenta de cenouras! A imagem deste animal é, frequentemente, relacionada à cenoura, mas este, com certeza, não é o único vegetal do qual ele se alimenta. Neste artigo falaremos sobre estes pequenos mamíferos, exploraremos sobre diversas características suas, e teremos como foco a sua dieta. Entretanto, o assunto mais específico do que a sua dieta, será a busca por uma resposta para a seguinte questão: coelho pode comer capim?

Os Coelhos

Estes animais são pequenos mamíferos herbívoros que são caracterizados pela sua cauda curta, e suas orelhas e patas compridas. Os coelhos geralmente saltam e correm muito. Na cultura popular, sua imagem é normalmente relacionada à Páscoa e ao consumo de cenouras.

Para fornecer informações mais técnicas sobre estes animais, podemos dizer que eles pertencem à família dos leporídeos, assim como as lebres. No grupo dos coelhos há animais, normalmente, dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. De acordo com a classificação científica, os coelhos pertencem ao reino Animalia, ao filo Chordata, ao subfilo Vertebrata, à classe Mammalia, à ordem Lagomorpha e à família Leporidae.

Os coelhos são muito numerosos na natureza, e eles têm, inclusive, a fama de uma incrível capacidade de reprodução, rápida e numerosa: a gestação da coelha dura cerca de 30 dias, e podem nascer de dois a até nove filhotes. E com cerca de um ano eles já estão aptos para se reproduzir. Sua capacidade de reprodução é, inclusive, reconhecida desde os tempos antigos! Assim sendo, o estado de conservação desta espécie é classificado como “pouco preocupante” pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza). Atualmente, há coelhos espalhados em todos continentes do planeta Terra.

Agora vejamos algumas características físicas deste animal. Um coelho pode ter diversas cores; o coelho doméstico, por exemplo, pode nascer com a coloração preteada, acastanhada, acinzentada, branqueada, ou ainda apresentar a combinação dessas cores entre si. Já a pelagem dos coelhos selvagens é, geralmente, apresentada nas cores marrom (castanho) e cinza, e estes coelhos possuem sua pelagem significantemente mais grossa e macia do que a dos coelhos domésticos. O tamanho destes animais pode variar entre 20 e 35 cm de comprimento, já o seu peso varia entre 1 e 2,5 kg. As fêmeas da espécie geralmente são maiores do que os machos.

Os Hábitos Alimentares do Coelho

A grande maioria dos coelhos têm hábitos noturnos assim como os roedores, ou seja, eles descansam e dormem durante o dia, e durante a noite são ativos. Sendo assim, suas refeições geralmente são feitas no período da noite.

Outro aspecto interessante sobre os hábitos alimentares do coelho, é o fato de que eles podem variar de acordo com a estação. Na primavera e no verão, seus alimentos favoritos são folhas verde, tais como trevos, capins, entre outras ervas. E no inverno, seus alimentos favoritos são galhos, cascas, frutos de arbustos e até mesmo árvores! Já a cenoura costuma ser a base de sua alimentação em todas as estações.

Como é a Dieta de um Coelho?

Nós podemos resumir a dieta do coelho em feno, ração própria para coelho e vegetais. Todos estes alimentos são muito relevantes, pois é de suma importância que o coelho tenha uma dieta equilibrada. A seguir, veremos alguns exemplos concretos dos vegetais que o coelho pode comer, e do que pode ser composto seu feno.

De maneira geral, os coelhos podem e devem ingerir folhas verdes de hortaliças, tais como couve, chicória, couve-flor, etc., trepadeiras, tais como feijão e vagem, além de fruteiras, tais como mamoeiro e maracujá. Dizem ainda que os coelhos podem causar danos às lavouras! Pois eles, às vezes, mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. E também costumam danificar árvores frutíferas com o objetivo de roer a sua casca. Citamos alface, entretanto, devemos ressaltar que este alimento nunca deve ser ingerido por este animal.

Piramide Alimentar do Coelho
Piramide Alimentar do Coelho

Deve-se esclarecer que nem todo vegetal, entretanto, é adequado para a dieta do coelho, pois alguns podem causar problemas intestinais para estes animais. Além de que algumas plantas podem ser tóxicas. Folhas verde claras, como o alface, por exemplo, podem fazer mal ao coelho, sendo assim, devem ser evitadas as folhas claras; estas podem provocar fezes moles. Resumindo, a ração própria para coelhos, na companhia de alguns vegetais, são essenciais para a dieta do coelho. Além disso, também é muito importante lembrar que estes animais necessitam de água fresca disponível durante todo o dia; esta deve ser trocada diariamente, e o seu bebedouro deve estar sempre limpo.

Mas, Afinal, Coelho Pode Comer Capim?

A resposta é sim. O capim, normalmente utilizado na dieta de gado, pode ser também utilizado na incrementação da dieta do coelho. Entretanto, as condições para que a alimentação do coelho com capim seja feita com sucesso há algumas restrições. Os capins de maior porte, como o capim elefante, por exemplo, só devem ser consumidos pelos coelhos quando cortados até que atinjam 50 cm de altura, caso contrário, quando crescem mais do que isso, se tornam duros demais para a aceitação dos coelhos. Mas, enfim, o capim pode sim compor a base do feno feito para o coelho.

Entretanto, os coelhos também são grandes entusiastas de plantas aromáticas, tais como a erva cidreira, a manjerona, a erva doce, o capim santo (ou capim limão), entre outros. Além disso, os coelhos também adoram muitos tipos de matos silvestres, de sementes, e até mesmo de algumas flores e cascas de árvores.

As Plantas que Devem Ser Evitadas

Além das folhas verde claras, as quais já citamos, que podem causar diarreia no animal, é importante também lembrar daquelas plantas que os coelhos não devem ingerir por serem tóxicas a eles. São elas:  

Amarantus

Amarantus
Amarantus

Antirrhinum ou Boca-de-Leão

Boca-de-Leão
Boca-de-Leão

Arum ou Copo-de-Leite

Arum
Arum

Asclepias Eriocarpa

Asclepias Eriocarpa
Asclepias Eriocarpa

Bryonia

Bryonia
Bryonia

Comigo-Ninguém-Pode

Comigo-Ninguém-Pode
Comigo-Ninguém-Pode

Dahlia ou Dalia

Dahlia ou Dalia
Dahlia ou Dalia

Lírio-do-Brejo ou Lírio-de-Maio

Lírio-do-Brejo ou Lírio-de-Maio
Lírio-do-Brejo ou Lírio-de-Maio

Samambaia

Samambaia
Samambaia

Scrophularia Nodosa ou Erva-de-São-Pedro

Scrophularia Nodosa
Scrophularia Nodosa

Senecio Jacobaea ou Tasna

Senecio Jacobaea ou Tasna
Senecio Jacobaea ou Tasna

Symphitum ou Confrei

Symphitum ou Confrei
Symphitum ou Confrei

Taxus Baccata

Taxus Baccata
Taxus Baccata

entre algumas outras.

Entretanto, entre as plantas que podem ser ingeridas pelos coelhos estão: manjericão ou manjerona, folhas de batata doce, guandú, entre diversas outras.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *