Home / Animais / Coelho Nome Científico

Coelho Nome Científico

Como sabemos, existem muitas raças de coelhos e mini coelhos ao redor do mundo. Para termos uma noção maior em números, são mais de 50 tipos de coelhos que estão espalhados e podem ser encontrados em qualquer lugar do planeta. Alguns deles vivem na natureza selvagem, já outros acabaram virando ótimos bichos de estimação, de qualquer forma originários da selva. Eles são animais muito famosos e amados principalmente pelas crianças. O motivo se dá principalmente pela fofura que esses bichinhos possuem, além de diversas características que os deixam ainda mais queridos.

De forma geral, todos eles dividem certas características básicas que os deixam peculiares e criaturas extremamente interessantes. Como por exemplo, poderem fazer diversas cambalhotas e manobras, roerem madeira e outros objetos (mesmo não sendo roedores). Mesmo com tanta informação, existem muitas coisas que não sabemos sobre os coelhos. Eles são animais bem diferentes e interessantes. Por isso, sempre há dúvidas tanto de pessoas que pretendem comprar ou adotar um coelhinho, ou os que tem curiosidade sobre o assunto. Uma dessas dúvidas é em questão ao nome científico do coelho. E é sobre isso que iremos falar hoje nesse post.

Sobre os Coelhos

Como já falamos, existem muitas espécies de coelhos diferentes por todo o mundo. Cada um vai ter um comportamento e hábitos diferentes do outro. Pois claro que, ao mudar tanto seu habitat, quanto suas características físicas (como estatura e coloração), é fato que seu nicho ecológico também mudará.

Ainda assim, é possível ver comportamentos e pequenas coisas que se assemelham de uma forma geral entre todas essas espécies e subespécies de coelhos. Normalmente esses animais tendem a ser dóceis e mansos, mesmo quando não são domesticados.  Há muito tempo os coelhos conquistaram o coração tanto de adultos quanto crianças. Muita criançada preferiu ter um coelho como animalzinho do que um cachorro ou gato, como é mais comum. Entretanto, tanto no mundo selvagem quanto domesticados, caso se sintam muito estressados ou ameaçados, eles podem atacar e se tornarem rancorosos.

Dois Coelhos de Calda de Algodão
Dois Coelhos de Calda de Algodão

Mesmo tendo essa parcela da população que os amam, o homem continua sendo seu maior inimigo, os assustando sempre que pode. A caça de coelhos como esporte e para servir de alimento é muito comum em diversos países, como nos Estados Unidos.

Outros predadores da espécie são raposas, fuinhas, gaviões, corujas e coiotes. Ao se sentirem ameaçados, os coelhos tendem a se esconder ou fugir correndo com seus pulos que podem chegar a até 3 metros de altura. Outro ponto forte do animal é sua tática para despistar seus inimigos de forma ágil. Além da rapidez e dos pulos, ele começa a correr em ziguezague e podem até mesmo morder (com seus quatro dentes incisivos superiores, e dois inferiores) qualquer um que o estiver perturbando.

Coelho Nome Científico

Muitos devem se perguntar, afinal, o que é e para que serve o nome científico? Bem, todos os seres vivos, desde plantas até animais, possuem dois tipos de nome: o popular e o científico. Esse nome científico é mais utilizado por biólogos e cientistas, raramente usado no dia-a-dia das pessoas que não trabalham com isso.

Esse nome é criado por especialistas da área e fazem parte de uma Classificação Sistemática. Esse nome científico é constituído por duas palavras (raramente três), sendo o primeiro o gênero no qual o individuo pertence e o segundo é o da espécie. Esse segundo é o mais específico, pois muitos animais possuem o mesmo gênero, mas não são da mesma espécie.

Então o nome científico serve como um identificador do animal. Bem interessante, né? E por ser um ser vivo, os coelhos possuem sim seu nome científico. O seu gênero não é único, são eles no total oito:

  • Pentalagus
  • Bunolagus
  • Nesolagus
  • Romerolagus
  • Brachylagus
  • Oryctolagus
  • Poelagus
  • Sylvialagus

O segundo nome vai depender da espécie. Como, por exemplo, o coelho-europeu (conhecido assim popularmente) tem seu nome científico Oryctolagus cuniculus.

Origem e Etimologia

A origem do nome coelho aparentemente veio do latino cuniculu. Essas foram originadas a partir de línguas pré-romanas.

Imagem de Coelhos do Século XIX
Imagem de Coelhos do Século XIX

A origem dos coelhos ainda está em estudos, mas a maioria de estudiosos e autores acreditam que tenha sido na Península Ibérica, especificamente na Espanha. Outros acham que é na África. Ainda não existe um consenso conjunto sobre o assunto. Porém hoje, é possível encontrar coelhos em praticamente todas as partes do mundo, fato que aconteceu devido a sua grande reprodutividade. Quando o coelho chegou na Austrália, foi tantos filhotes nascendo devido ao clima, que acabou se tornando uma epidemia e se tornou um problema público, que até hoje não tem solução. Eles acabam prejudicando muito a agricultura australiana e já devastaram várias pastagens e plantações por lá.

Classificação Científica dos Coelhos

A classificação dos animais é importante para que entendamos como cada um se originou e quem são seus parentes, toda a sua história e muito mais. É a melhor forma de organização para os biólogos e até para nós

  • Está no reino Animalia (ou seja, animal)
  • Faz parte do filo Chordata (que apresentam ou já apresentaram notocorda em alguma fase de sua vida)
  • Subfilo Vertebrata (animais vertebrados, ou seja, apresentam coluna vertebral)
  • Estão na classe Mammalia (mamíferos, ou seja, que possuem glândulas mamárias)
  • Sua ordem é a Lagomorpha (pequenos mamíferos herbívoros)
  • E fazem parte da família Leporidae (constitui os coelhos e as lebres)
  • Como explicamos, o gênero e espécie podem ser bem variados desses animais e vai depender de cada um deles.

Dessa forma, é mais fácil de entender seu nome científico e toda a sua classificação e para que serve tudo isso. Afinal, não é preciso ser formado em biologia para entender melhor sobre animais tão interessantes como os coelhos.

Leia mais sobre os coelhos, seu nicho ecológico, habitat e muito mais aqui: Nicho Ecológico do Coelho

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *