Home / Animais / Coelho Castor Rex

Coelho Castor Rex

Os coelhos são pequenos mamíferos herbívoros que se caracterizam pela sua cauda curta, e suas orelhas e patas compridas. Estes animais geralmente saltam e correm muito. Os coelhos pertencem à família dos leporídeos, assim como as lebres. Esses animais são muito numerosos na natureza, e são, inclusive, conhecidos pela sua capacidade de reprodução: a gestação da coelha dura cerca de 30 dias, e nascem de dois a até nove filhotes. E com cerca de um ano já estão aptos para reprodução. Sendo assim, o estado de conservação desta espécie é classificado como “pouco preocupante” pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza). De acordo com a classificação científica, os coelhos pertencem ao reino Animalia, ao filo Chordata, ao subfilo Vertebrata, à classe Mammalia, à ordem Lagomorpha e à família Leporidae.

Acima fornecemos algumas informações técnicas sobre esse conjunto de animais, mas você certamente conhece os animais chamados coelhos, entretanto, talvez não imagine nas diversas variações existentes desse animal! Os coelhos existem por quase todo planeta Terra, e são um grupo composto por espécies de oito gêneros. Neste artigo iremos falar sobre a famosa raça europeia de coelhos chamada castor rex.

A História do Coelho Castor Rex

O nome desta raça de coelho tem sua origem no latim. “Rex”, do latim, significa rei. Ou seja, a referência sugere que esta popular raça de coelho receba uma espécie de tributo; e, realmente, a esta raça é até hoje atribuída uma imagem de ternura.

O coelho castor rex teve seus primeiros exemplares na França. E no século XX se espalhou por toda a Europa, motivo pelo qual sua popularidade cresceu de maneira significativa. A raça passou a ser desenvolvida a partir de seu surgimento para a sua participação em exposições, mas, principalmente, para servir ao comércio de carne e de peles.

O coelho castor rex é, desde muito tempo, um objeto de exposições. E, desde os anos 90, a versão rex anão (do inglês, rex dwarf) participa de exposições; e seu nome foi mudado para mini rex, nome que persiste até os dias de hoje para a variedade menor da espécie. Em 1988 a raça “mini rex” foi oficializada e, desde então, se tornou uma das raças de coelho mais populares dos Estados Unidos.

Atualmente, o coelho castor rex é visto tanto como um animal de estimação, de exposições/competições, quanto como um simples produto para a obtenção de carne e de pêlo.  Hoje o rex é a principal raça utilizada na produção de peles para vestuário e brinquedos. Entretanto, o objetivo principal da comercialização deste animal é a produção de carne, de preferência a carne obtida dos animais jovens, de 70 a 84 dias. Já a pelagem dos animais criados em cativeiro é de baixa qualidade para o comércio, e é preferível a extração da pele de animais que tem cerca de 6 meses. Infelizmente, grande parte dos animais desta raça são criados apenas para estas finalidades.

As Características Físicas do Coelho Castor Rex

Os pelos consistem, provavelmente, na característica mais marcante desta raça. Eles são uniformes e de comprimento curto e, por causa da alta densidade desses pelos, são frequentemente descritos como aveludados. Atualmente, há 17 as variedades de cores de coelho castor rex. Entre elas estão cores como o preto, azul, chinchila, chocolate, opal, vermelho, tartaruga, branco (tanto de olhos azuis como de vermelhos), entre outras.

Com exceção de sua cabeça, mais larga em relação aos outros coelhos, o corpo do coelho castor rex é proporcional, ou seja, todas as partes do corpo são de tamanho regular. Até mesmo suas orelhas tem tamanho proporcional, que na maioria das raças de coelho aparentam ser ou muito pequenas ou muito grandes. Os coelhos machos costumam ter uma cabeça forte, ao contrário das fêmeas, e as fêmeas têm uma grande aba de pele sob o queixo; estas são as principais diferenças visíveis entre os sexos da espécie em questão. E o peso destes animais costuma variar entre 1,5 kg e 2 kg. Entretanto, é muito comum que estes valores saiam do padrão previsto.

Coelho Castor Rex Deitado
Coelho Castor Rex Deitado

A Dieta do Coelho Castor Rex

Em relação à dieta do coelho castor rex, podemos dizer que é a mesma de um coelho doméstico convencional: feno, ração e vegetais. Mas principalmente os vegetais. É de suma importância que este coelho tenha uma dieta equilibrada.

Como Deve Ser Criado o Coelho Castor Rex

O coelho castor rex não necessita de muito espaço, entretanto, necessita de liberdade assim como qualquer coelho. É muito importante que o animal tenha acesso à casa em que vive, e que não passe todo o tempo em uma gaiola, por exemplo.

É importantíssimo ressaltar que, de acordo com a norma, uma gaiola deve ser, no mínimo, quatro vezes o tamanho do coelho. Além disso, devemos lembrar também que todos os dias este animal deve ser solto para fazer exercícios. Outro aspecto, este um tanto óbvio, é que o animal deve viver em um ambiente limpo, mesmo que tenha como característica a baixa emissão de odores desagradáveis.

Dizem que o coelho castor rex costuma ser carinhoso, inteligente e brincalhão. Apesar de não ser o mais adequado prever características da personalidade de um animal por conta de sua raça, uma vez que raça diz respeito apenas a características físicas selecionadas artificialmente a partir da interferência humana; ou seja, são um produto da vaidade humana.

A raça castor rex teve seus parâmetros determinados pela ARBA (American Rabbit Breeders Association), que consiste em um clube nacional para criadores de coelhos domésticos. A ARBA tem sua sede em Bloomington, Illinois, nos Estados Unidos. E a sua identificação pode ser feita com a observação de seu peso, sua coloração, sua textura e seu comprimento do pelo. Além disso, há também seu nível de atividade baixo que pode ajudar na identificação, esta raça pode saltar somente a três pés de altura.

Assim como qualquer outra espécie de coelho, a expectativa de vida de um coelho castor rex na natureza é de um a dois anos. Entretanto, pode chegar a até dez anos quando criado em cativeiro como um animal de estimação.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *