Home / Animais / Cobra Marrom com Barriga Branca

Cobra Marrom com Barriga Branca

A cobra marrom com barriga branca é uma das espécies pertencentes à família das cobras-cipós, gênero Colubridae. É importante não confundir este espécie (Chironius quadricarinatus) com a cobra marrom australiana (Pseudonaja textilis), que tem o ventre amarelo ou bege.

Para conhecer um pouco mais sobre a espécie australiana, você pode ler os artigos Filhote de Cobra Marrom  ou Cobra Marrom Australiana.

As cobras cipós recebem esse nome por assemelharem-se às características de um cipó, ou seja, são finas e com comprimento alongado. Neste artigo, particularmente, você vai conhecer as curiosidades e características da cobra marrom com barriga branca, mais comumente chamada de cobra cipó marrom, ainda pouquíssimo conhecida no Brasil.

Venha conosco e boa leitura.

Espécies e Características Gerais das Cobras-Cipó

As cobras-cipó detém uma grande contribuição para o cenário de biodiversidade da fauna brasileira. Estão inclusas no regulamento de proteção à vida animal, estabelecido pelo IBAMA.

À exceção da cobra cipó marrom, as demais espécies incluídas nesta classificação preferem ambientes úmidos, tais como as florestas tropicais. Por isso, a maioria dessas espécies é endêmica na Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

Antes de descrevermos as características da cobra marrom com barriga branca, confira abaixo um pouco mais sobre as principais cobras-cipó, conhecidas atualmente.

Cobra-Cipó Verde

A Chironius bicarinatus é uma serpente de tom de pele esverdeado, capaz de se mimetizar ao meio ambiente. É a espécie mais conhecida entre as cobras-cipós. Pode chegar ao comprimento de 1,80 metros.

Chironius Carinatus

Chironius Carinatus
Chironius Carinatus

Um grande diferencial anatômico dessa espécie são as pupilas redondas. Podem apresentar até 2, 2 metros de comprimento.

Chironius laevicollis

Chironius laevicollis
Chironius laevicollis

Esta espécie mede aproximadamente 1,80 metros de comprimentos, e caracteriza-se por deixar um cheiro forte por onde passa.

Chironius laurenti

Chironius laurenti
Chironius laurenti

Esta espécie pode ser encontrada na Bolívia e no Brasil (mais precisamente no pantanal mato-grossense). O comprimento máximo atinge até 2,15 metros. A coloração pode ser oliva ou acinzentada.

Chironius multiventris

Chironius Multiventris
Chironius Multiventris

É uma espécie com o corpo alongado, e ligeiramente comprimido lateralmente. Apresenta coloração dorsal variando entre verde-oliva a castanho-claro., com uma faixa esbranquiçada e estreita, de bordas pretas. É um ofídio pequeno, medindo em torno de 1,36 metros quando adulto, sendo 56 centímetros apenas de comprimento de cauda.

É endêmica no Peru, Norte da Venezuela, e em Trinidade e Tobago.

Chironius Scurrulus

Chironius Scurrulus
Chironius Scurrulus

Talvez esta seja a cobra-cipó mais prevalente ao longo da América Latina. Pode ser encontrada em áreas de floresta tropical do Brasil, Guiana Francesa, sudeste da Colômbia, Suriname, norte da Bolívia, Equador, Guiana, Trinidade e Tobago, Peru e Leste da Venezuela.

Outras Espécies de Cobras-Cipó

Outras espécies inclusas nesta classificação são a Chironius exoletus, Chironius flavolineatus, Chironius fuscus, Chironius grandisquamis, Chironius monticola, Chironius vincenti, e, é claro, a Chironius quadricarinatus.

Todas as cobras-cipós são ovíparas e com distribuição geográfica restrita ao países da América Latina. Alguns dos ofídios citados acima, não são encontrados no Brasil, mas apenas nos países vizinhos.

Os dados sobre essas espécies ainda são encontrados de forma muito fragmentada, demandando uma melhor estruturação.

Espécies como a Chironius grandisquamis, Chironius monticola e Chironius vincenti estão inclusas na lista vermelha internacional de espécies ameaçadas de extinção (The IUCN Red List of Threatned Species).

Agora que já conhecemos as demais serpentes do gênero Chironius (cobras-cipó), é chegada a hora de falarmos da nossa protagonista: a Chironius quadricarinatus, ou, como estamos chamando por aqui, cobra marrom com barriga branca.

Cobra Marrom com Barriga Branca: Taxonomia

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Colubridae

Espécie: Chironius quadricarinatus

Cobra Marrom com Barriga Branca: Características Anatômicas

O seu dorso é de tonalidade marrom composto por escamas em formato de quilha. Característica a qual o seu nome de espécie refere (quadricarinatus). Pois carina significa quilha, e quadri significa quatro.

O ventre apresenta uma tonalidade clara, frequentemente branca. Em geral, este ofídio pode chegar ao comprimento de 1,2 metros.

A cobra cipó-marrom apresenta dentição opistóglifa, ou seja, possui uma presa especializada no fundo da boca. No entanto, não é venenosa. Por vezes, pode demonstrar um comportamento agressivo.

Cobra Marrom com Barriga Branca: Curiosidades

De acordo com relatos recolhidos pelo pesquisador Vanzolini no ano de 1981, acredita-se que haja outra espécie do gênero Chironius que seja sexcarinatus, ou seja, que apresente seis quilhas em destaque na região do dorso. Essa espécie teria sido vista no estado do Pará. No entanto, sua existência não foi totalmente confirmada e permanece confusa.

Cobra Marrom Australiana - Pseudonaja textilis
Cobra Marrom Australiana – Pseudonaja textilis

Dois estudos recentes, realizados nos anos de 2011 e 2012 citam a presença deste Chironius sexcarinatus para os estados do Mato Grosso e Pará, respectivamente. Porém, para os dois casos há algumas discordâncias em relação às características da espécie, o que, indiretamente invalida a identificação.

Em algumas literaturas, a suposta espécie Chironius sexcarinatus é citada como sendo a própria Chironius quadricarinatus (cobra-cipó marrom).

Cobra Marrom com Barriga Branca: Hábitat e Localização Geográfica

No Brasil (de acordo com informações do reptile database), a Chironius quadricarinatus é encontrada no bioma do cerrado, e está presente nos estados do Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Em algumas pesquisas é possível encontrar a informação de que essas cobras prefiram áreas de vegetação e umidade (a exemplo das demais cobras cipó). No entanto, essa confusão pode ser decorrente da incerteza em relação à existência da outra variação Chironius sexcarinatus.

Cobra Cipó Marrom Em Cima da Árvore
Cobra Cipó Marrom Em Cima da Árvore

Na América Latina, a cobra cipó marrom já foi encontrada no Paraguai (embora sua distribuição esteja restrita à cidade de Assunção) e na Bolívia.

Cobra Marrom com Barriga Branca: Comportamentos e Padrão Reprodutivo

Esse ofídio tem hábitos diurnos, podendo passar longos períodos de tempo enroscado nos galhos das árvores.

Em relação aos padrões reprodutivos, a cobra-cipó marrom é ovípara, colocando de 10 a 15 ovos por postura. Apresenta dimorfismo sexual, ou seja, características bem diferenciadas entre machos e fêmeas.

Alimenta-se de sapos, rãs, ratos e camundongos, pequenos lagartos e, eventualmente, até mesmo de alguns pássaros.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Chironius quadricarinatus (e demais serpentes do gênero), pode ficar à vontade para navegar por outros artigos do site e aumentar o seu conhecimento sobre o mundo animal.

Até as próximas leituras.

*

REFERÊNCIAS

BOOS, H.E.A. The snakes of Trinidad and Tobago. Texas A&M University Press, College Station, 2001;

Cobra-cipó. Disponível em: < http://animais.culturamix.com/informacoes/repteis/a-cobra-cipo-marrom-chironius-quadricarinatus>;

Cobra-cipó ou “Cobra Verde”. Disponível em: <https://www.cobras.blog.br/cobra-cipo>;

Chironius quadricarinatus BOIE, 1827. Disponível em: < http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Chironius&species=quadricarinatus>;

IUCN. Chironius vincenti. Disponível em: <http://www.iucnredlist.org/details/4672/0>.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *