Home / Animais / Características do Coelho Rex

Características do Coelho Rex

Coelhos são animais adoráveis, não é mesmo? A prova disso, é que eles estão sendo, cada vez mais, adotados como PETs.

O que muitos não sabem é há uma ampla variedade de coelhos. A associação de Criadores de Coelho (ARBA) reconhece que, na atualidade, há 47 raças de coelhos, embora nem todas sejam conhecidas, inclusive, por curiosos da área.

As raças de coelhos domésticos são variações dos coelhos encontrados em território europeu. Embora a prática da domesticação já fosse característica da Idade Média, popularizou-se com mais intensidade na década de 80.

Neste artigo, vamos aprender um pouco mais sobre as principais características do Coelho Rex. Você, por acaso, já ouviu falar dele?

Então, vamos em frente.

Venha conosco e boa leitura.

Curiosidades Sobre o Coelho

O coelho é um animal que tem forte capacidade adaptativa. Coelhos silvestres, quando inseridos em um ambiente doméstico, podem se tornar PETs dóceis e amáveis. Ao retornarem ao ambiente silvestre, recuperam as suas características iniciais.

Menina Com Filhote de Coelho Rex
Menina Com Filhote de Coelho Rex

Neste ponto, diferem-se do cachorro, que apresenta um grande apego ao dono e manifesta sempre o mesmo comportamento, ensinado durante o processo de domesticação.

Embora o senso comum considere o coelho como roedor, devido à sua dentição frontal avantajada, convém lembrar que, na verdade, eles são lagomorfos. A classificação de roedores não se aplica, visto que compreende mamíferos onívoros, e os lagomorfos são predominantemente herbívoros (abrangendo coelhos, lebres e ochotonas).

O ato de roer alimentos fibrosos é uma necessidade fisiológica do coelho para prevenir o crescimento excessivo dos dentes, bem como para igualá-los em comprimento.

Raças de Coelhos Domésticos Mais Comuns

Antes de conhecermos as características do Coelho Rex, vamos aprender um pouco mais sobre as particularidades das outras raças.

Coelho Tan

Coelho Tan
Coelho Tan

Sua aparência assemelha-se muito a um cachorro. Atinge o peso médio de 2,5 quilos. Teria sido originado a partir do cruzamento de coelhos silvestres e coelhos holandeses.

Coelho Anão

Coelho Anão
Coelho Anão

Também chamado de Coelho Toy, ele é um dos menores coelhos conhecidos atualmente. É indicado para habitar ambientes pequenos. Inicialmente é muito medroso e desconfiado, mas adapta-se com facilidade. É considerado uma das raças mais independentes.

Coelho Belier

Coelho Belier
Coelho Belier

A particularidade desta espécie são as suas longas orelhas caídas. Dentro desta raça, podemos encontrar muitas variações.

Coelho Leão

Coelho Leão
Coelho Leão

Esta raça apresenta uma quantidade de pelos significativa, o que faz com que a sua cabeça assemelhe-se a juba de um leão. São muito mansos e gostam de ser acariciados. Aconselha-se escovar seus pelos com regularidade.

Coelho Hotot

Coelho Hotot
Coelho Hotot

Inegavelmente, é uma das raças de coelhos mais bonitas. Tem algumas semelhanças em comprimento ao Coelho Anão, mas destaca-se pelos grandes olhos marrons, evidenciados por círculos pretos ao redor. Apesar de pequenos, precisam de espaço para exercitarem-se.

Coelho Angorá Inglês

Coelho Angorá Inglês
Coelho Angorá Inglês

É um coelho de grandes dimensões, podendo chegar a quase 4 quilos. Sua penugem pode ter várias cores, dentre elas, o branco, preto e marrom. Muitos criam essa raça para fabricar lã, a partir de seus pelos.

Coelho Gigante de Flandres

Coelho Gigante de Flandres
Coelho Gigante de Flandres

Realmente, esse coelho é bem grande, podendo atingir até 10 quilos. Ele tem facilidade em conviver com variados tipos de animais. Tem um corpo mais largo e longo que o das outras raças, e a coloração varia entre preto, cinza, bege, marrom ou branco.

Coelho Prateado de Champagne

Coelho Prateado de Champagne
Coelho Prateado de Champagne

Apresenta pelos de cor prateada, um pouco mais escuros nas extremidades. O peso máximo que pode atingir é de 5 quilos.

Coelho Borboleta Gigante

Coelho Borboleta Gigante
Coelho Borboleta Gigante

Este coelho recebe esse nome, pois no seu focinho há 3 marcas que lembram muito o formato de uma borboleta.

Outras Raças de Coelhos

Outras raças de coelhos incluem o Fuzzy Loop, Coelho Holandês, Holland Pop, Mini Lop, Polish, Negro e fogo, Coelho Califórnia, Coelho Botucatu, Chinchila Americana, Chinchila Padrão, Chinchila Gigante. Muitas dessas raças são originárias de cruzamentos entre espécies, inclusive, o próprio coelho Botucatu, que é originado aqui no Brasil, a partir do cruzamento com o DNA de 4 espécies.

Características do Coelho Rex

Agora chegou a hora de falarmos do nosso protagonista. O Coelho Rex pode ser encontrado em variados tamanhos e cores.

O nome Rex significa “Rei” em latim. Essa raça tornou-se muito popular ao redor do mundo, originou-se na França e no século XX já estava presente em toda a Europa.

Apresenta um pelo denso, com 17 variações de cores, incluindo o preto, azul, chinchila, chocolate, opal, branco, entre outros. A beleza da penugem contribui para que essa raça participe de várias exposições entre os adeptos da cunicultura (criação de coelhos).

Além da variação da cor do pelo, os olhos podem ser azuis ou vermelhos. O peso varia entre 1,5 a 2 quilos. A personalidade do Rex é de um coelho dócil e brincalhão.

Em relação ao convívio doméstico, é necessário um ambiente tranquilo, que não seja muito barulhento. Uma grande vantagem deste coelho é que ele não emite odores fortes.

A alimentação do Coelho Rex é basicamente a mesma alimentação adotada para as outras raças, isto é, incluindo feno, ração, legumes e algumas frutas. 

Tipos de Coelho Rex Existentes

As variações da raça incluem o Mini Rex, também conhecido como Rex Anão ou Rex Dwarf, que em 1988 tornou-se uma das raças mais populares nos Estados Unidos. Pesam, no máximo, 1,4 quilos, tem a penugem um pouco mais aveludada que os demais coelhos, pescoço curto e orelha que chegam até a 9 centímetros.

Outros tipos bem conhecidos incluem o Rex Tricolor, o Castor Rex, o Rex castanho, Rex preto, e o Rex Standart.

O Coelho Rex Standart é o maior, podendo atingir a marca de 5 quilos.

Como Descobrir a Raça do Meu Coelho?

Aqui foram citadas algumas raças de coelho, dando ênfase às características do Coelho Rex. Caso você tenha dúvidas sobre em qual delas o seu PET se encaixa, é aconselhável que preste atenção a algumas características básicas e definidoras como o peso, a textura e cor do pelo, e o formato das orelhas. Também é importante comparar com figuras presentes na internet.

A quantidade de raças é muito grande, logo, é provável que, após fazer tudo isso, você ainda tenha dúvidas. Nesse caso, procure um profissional veterinário para obter uma melhor orientação.

Combinado?

Se este artigo foi útil para você, passe essa informação adiante.

Continue navegando em nosso site e conheça outros artigos também.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CARMO, N. Raças de coelhos e suas características. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-coelhos-e-as-suas-caracteristicas-8286.html> ;

Coelhos Rex. Disponível em : < https://coelhos.animais.info/coelhos-rex>;

Como descobrir a raça do meu coelho. Disponível em: < https://coelhos.animais.info/como-descobrir-a-raca-do-meu-coelho>;

Msc. HECKER, M. M. Principais raças de coelhos presentes no Brasil. Disponível em: < http://euamomeusanimais.com.br/principais-racas-de-coelhos-brasil/>.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *