Home / Animais / Caça de javali com Cachorro

Caça de javali com Cachorro

Neste artigo falaremos sobre um assunto nem um pouco conhecido: a prática da caça de javali feita com o auxílio de cães. Esta modalidade de caça consiste em uma prática irregular. Por mais que a caça de javalis seja autorizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a caça de javali com cães não; a caça, para estar conforme à lei, deve seguir regras específicas.

Talvez você esteja achando estranho o fato da caça de um animal ser liberada, sendo que este mesmo motivo é o que destrói muitos ecossistemas, e, além disso, deve estranhar também a utilização de cães nesse processo… Mas aqui iremos explicar tudo sobre esta prática irregular.

A Caça de Javalis

Em janeiro de 2013, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passou a autorizar a caça de javalis.

Esta espécie é, muitas vezes, considerada uma praga em todo território do Brasil. Isto acontece pelo fato de que ela foi inserida por pecuaristas que visavam apenas a comercialização da carne deste animal, que acabou escapando de seu cativeiro para povoar habitats que não eram o seu natural; sendo assim, prejudicando-os. Atualmente, os fazendeiros veem esse animal como uma ameaça a ser combatida, pois, segundo eles, o javali representa prejuízos a suas plantações e a suas criações de animais.

Sendo assim, qualquer pessoa que tenha a documentação que o IBAMA exige está autorizada a caçar javalis que vivem em liberdade no Brasil. Entretanto, a legislação exige que algumas regras para a execução da caça sejam seguidas; mas isto não é o que ocorre muitas vezes. E a utilização de cães para a caça de javalis, assunto que trataremos aqui, é configurada como uma prática irregular; por mais que os mesmos possam rastrear a localização dos javalis. A seguir, falaremos mais sobre esta prática irregular.

A Caça de Javali com Cachorro

A caça de javali é, infelizmente, liberada por não representar um grave risco à biodiversidade do ecossistema. Ou seja, mesmo que estes animais sejam caçados, eles não correm risco algum de extinção. Seu estado de conservação segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) é classificado como “pouco preocupante”.

Entretanto, a caça está longe de ser praticada apenas por aqueles que possuem os documentos necessários para realizá-la. E um exemplo disto é a caça de javali com cachorro, prática classificada como irregular pelo IBAMA, pois representa maus tratos aos cães envolvidos.

Há, inclusive, canais no YouTube criados para a publicação de vídeos de caça de javali com cachorro. A finalidade do mais popular destes canais é promover a comercialização de cães. Sendo assim, além da caça irregular configurada em maus tratos contra os cães, temos também o problema da comercialização destes animais. Para falar sobre a caça de javali com cachorro, utilizaremos, principalmente, este exemplo do canal do YouTube para ilustrar os fatos sobre o assunto.

Os Problemas Envolvendo a Caça de Javali com Cachorro

Como o próprio IBAMA já constatou, utilizar cães para promover a caça, sem que seja apenas para que os cães rastreem os javalis, é um crime de maus tratos. Entretanto, há outro problema também neste caso específico, o da comercialização de cães de raça.

Os caçadores do canal mais popular que publica vídeos da caça ilegal afirma que teria desenvolvido uma “raça para caça de javalis”. Sendo que o que  consideramos “raça” são apenas características selecionadas artificialmente que, quase sempre, geram animais com problemas de saúde inevitáveis. Além disso, ao comercializar cães, estamos supondo que estes são máquinas de reprodução. E, também, com a venda de animais de raça, que não passam de uma criação da vaidade do ser humano, tiram a chance de cães que vivem nas ruas de terem um lar. Atualmente, contamos com uma superpopulação canina no mundo e muito agravada no Brasil.

Enfim, voltando ao foco dos javalis, podemos afirmar a partir dos vídeos que a caça com cães é considerada uma diversão para seus praticantes. A caça aos javalis parece ter se transformado, além de em uma diversão para muitas pessoas, também em um negócio muito lucrativo para outras. Outro ponto que deve ser ressaltado é o de que a atividade não parece estar nem um pouco perto de conter o avanço populacional dos javalis como seu principal objetivo; que deveria ser a única justificativa para a prática, mesmo que não seja ideal. Aparentemente, esta modalidade de caça é algo feito por prazer.

Além do fato óbvio de que a caça não deva servir como um entretenimento saudável, e muito menos para ser compartilhado na internet, devemos lembrar que estamos falando de uma prática ilegal. E, também, lembrar de que o fato dos javalis causarem impactos ambientais negativos por conta da sua superpopulação, não justifica sua caça sangrenta, e esta nem demonstra-se ser uma prática eficaz.

O Que Pode Ser Feito?

Para concluir, podemos dizer que o IBAMA, órgão responsável por fazer a fiscalização desta prática, não é capaz de lidar com o problema causado pelo excesso de javalis vivendo em liberdade no país, mas também não consegue conter a caça absurda e ilegal a esses animais. Enquanto isso, os caçadores continuam em liberdade publicando vídeos e lucrando muito com a caça ilegal destes animais.

Cachorro e Javali Lutando
Cachorro e Javali Lutando

Em um cenário ideal, a caça de javalis não seria nem permitida, pois o motivo que levou à sua legalização também não existiria. Esta afirmação faz sentido quando retomamos que o excesso de javalis na natureza só passou a ocorrer por conta de interesses econômicos dos pecuaristas, que visavam a comercialização da sua carne; além do fato de que a caça só é autorizada pelo IBAMA por conta da quantidade elevada de javalis que temos hoje livres na natureza. No momento, com o estrago já feito, apenas os órgãos que têm o poder de fiscalizar a caça poderiam tomar providências para que a violência tanto com os javalis, quanto com os cães, deixe de acontecer. E para que isso seja, de fato, executado, os direitos dos animais devem ser muito mais levados em conta pelas autoridades do que são hoje.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *