Home / Animais / Bicada de Papagaio Transmite Doença?

Bicada de Papagaio Transmite Doença?

Essa é uma dúvida frequente das pessoas que possuem um papagaio como animal de estimação. Será que a bicada dele transmite doença? E se sangrar?

É algo que necessita de atenção. As bicadas podem ocorrer quando o papagaio está passando por um período de stress e não está satisfeito com alguma coisa.

Mas para sua sorte, e a de tantos outros cuidadores de papagaios, eles manifestam suas emoções – alegria, tristeza, impaciência, fome, cansaço – a partir de sinais corporais.

Se você conseguir “decifrar” o que ele está tentando lhe dizer, com certeza atenderá os desejos do animal e lhe proporcionará uma excelente qualidade de vida.

Vamos dar algumas dicas de como entender a linguagem corporal dos papagaios e saber como evitar bicadas desnecessárias. E caso aconteça à bicada, como você poderá reagir e se transmite ou não alguma doença.

O Papagaio e a Linguagem Corporal

Os papagaios são adorados por cuidadores, pois são animais muito inteligentes, brincalhões e carinhosos.

Ele pertence à família Psittacidae, sendo considerado um Psittaciforme; essa é a mesma família das araras, dos periquitos, maracanãs, apuins, e de mais 300 outras espécies, e 80 gêneros diferentes.

As aves desta família são diferentes das outras espécies, por que possuem dois dedos virados para frente e outros dois voltados para trás, sendo que a maioria das aves possuem três dedos.

Outro fator determinante que os diferencia das outras aves é a sua inteligência, a capacidade de se comunicar parcialmente conosco. Também podemos destacar o formato de seu bico, que é curvado, enquanto outras aves possuem o bico reto.

Vamos entender a linguagem corporal do papagaio:

Movimentos com o Bico: Quando seu papagaio começar a movimentar o bico para frente e para trás parcialmente aberto, simulando um ataque, é sinal que ele está estressado, irritado ou desconfortável com alguma situação.

Papagaio Movimentando o Bico
Papagaio Movimentando o Bico

Já quando ele enverga o bico, é sinal de dominação, de imponência, as aves desta família envergam o bico como sinal de imposição, desejando algo e esperam que seja concedido.

Quando a ave esconder o bico entre as plumagens do peito, é sinal que ele está envergonhado, com medo, demonstrando sinal de impotência. Geralmente escondem o bico quando estão assustados com algum barulho, ou outra ave.

Movimentos com a Cabeça: Os papagaios movimentam a cabeça para frente e para trás como sinal de carência, quando estão esperando um mimo de seu dono. Eles ficam felizes com atenção e carinho, gostam quem falem com eles, e que passe a mão sobre sua cabeça.

Papagaio Movimentando a Cabeça
Papagaio Movimentando a Cabeça

É importante você reconhecer tais movimentos, pois quando ele está doente, ou passando por alguma dificuldade, também movimenta a cabeça para frente e para trás. Os movimentos são parecidos, mas a diferença é visível; conhecendo a sua ave, você irá entender os desejos dela e poder proporcionar uma vida digna, que todo animal merece.

Movimentos com a Cauda: Ele movimenta a cauda tanto na horizontal, quanto na vertical. É curioso, pois o movimento horizontal é realizado por diversos outros animais quando estão felizes, como por exemplo, o cachorro; e com o papagaio não é diferente, quando está feliz, abana a cada de um lado para o outro. Ele fica feliz sempre quando o dono está presente, seja dando rações, realizando a limpeza da gaiola ou mesmo fazendo carinho.

Papagaio Movimentando a Cauda
Papagaio Movimentando a Cauda

Já quando o papagaio movimenta a cauda na vertical, para cima e para baixo, é sinal de fadiga. Provavelmente ele está cansado e está precisando de um tempo para recompor suas energias; é muito comum em papagaios ativos, que costumam exercitar-se com frequência.

Outro movimento curioso que o papagaio faz com a cauda é abri-la em leque; ele está expressando irritação, agressividade. Geralmente fazem quando se sentem ameaçados.

Movimentos com as Asas: Os papagaios movimentam as asas para expressar-se alegremente, para dizer que está feliz e desejam atenção. Eles batem as asas sem parar visando a atenção e o carinho do dono.

Papagaio Movimentando a Asa
Papagaio Movimentando a Asa

Já quando abrem as asas e permanecem com elas abertas durante um período, estão querendo dizer que querem ficar a sós, não desejam ser incomodados por ninguém. Não representa nenhuma ameaça, mas caso ele for submetido a qualquer stress ou atividade que ele não esteja acostumado, pode ficar irritado e bicar facilmente.

Evitando a Bicada do Papagaio

Os papagaios só vão bicar alguém se estiverem muito irritados e nervosos. Eles não costumam realizar tão ação, porém quando são incomodados ou se sentem ameaçados, bicam.

Agora, vamos supor que seu papagaio bicou você ou alguém que estava observando-o, independente do motivo – irritação, medo, fome, defesa.

A bicada do papagaio é relativamente forte; seu bico curvado possui uma ponta que pode ferir e abrir facilmente nossa pele, podendo até sangrar.

É fundamental saber se sua ave está ou não com alguma infecção. Pois se ela estiver, provavelmente ela será transmitida para quem foi bicado.

A Bicada do Papagaio Transmite Doença?

De fato, se o seu papagaio estiver com alguma infecção, ele pode sim transmitir para outras aves e para nós.

A doença oriunda de papagaios é denominada Psitacose; conhecida também como a “febre do papagaio”. Ela pode tanto ser transmitida através da saliva da ave, como pelo ar.

Se você respirar perto das secreções e das fezes de uma ave que esteja com a bactéria, ela pode ser transmitida para você.

E no caso dele te morder, a saliva da ave tem contato direto com a sua pele, espalhando também a bactéria.

Prevenção de Doenças

Evite que o papagaio fique com doenças e bactérias. Eles também se manifestam quando estão sentindo algo ruim. Vamos mostrar alguns movimentos para que você evite as doenças e as transmissões de bactérias indesejadas.

Quando o papagaio se arrepia: O arrepio para qualquer ave da família Psittacidae é um sinal de alerta. Provavelmente ele estará com alguma doença ou bactéria.

Fique atento, se ele começar a ficar muito estático, fizer menos barulhos, liberar secreções em excesso, provavelmente ele está afetado por alguma doença. Esses não são comportamentos naturais de um papagaio saudável.

Proporcione carinho e diversão para sua ave de estimação, atente-se aos sinais de alerta e evite as bicadas, você pode fazer tudo isso entendendo o movimento corporal do papagaio.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *