Home / Animais / Aves em Extinção no Pantanal

Aves em Extinção no Pantanal

O pantanal brasileiro se trata de uma planície que possui 250 mil km² de extensão, sendo considerado o maior bioma brasileiro.

Sua fauna é caracterizada por uma savana que é alagada pela maior parte de sua extensão, além disso, o bioma é tão grande que abrange o Mato Grosso , Mato Grosso do Sul, a parte norte do Paraguai e a parte leste da Bolívia.

É considerado um patrimônio natural mundial e uma reserva da biosfera pela UNESCO.  Das espécies de  aves existentes no Brasil, 600 das 1.600 se encontram no Pantanal e entre essas 600, 100 espécies estão ameaçadas de extinção.

Neste artigo falaremos sobre a fauna desse bioma tão diversificado que é o Pantanal ou, mais especificamente, sobre as aves que estão em extinção nele.

Pica-Pau-da-Cara-Amarela

O pica-pau da cara amarela Também pode ser conhecido como: cara de canela e joão velho. Porém, seu nome científico é Dryocopos galeatus.

Provavelmente é uma das espécies mais desconhecidas de pica pau, porém, ele se destaca dos outros em muitos quesitos, como:

  • O porte grande de até 30 cm;
  • As diversas cores pelo corpo como: marrom, branco e o preto; enquanto a face é marrom, preta e bege;
  • Para se reproduzir ele monta um ninho a apenas 3 metros do chão.

O pica-pau da cara amarela entrou para o registro de animais em extinção porque desde o ano de 1950 ele não é visto no Brasil e na Argentina, desde 1970.

A razão para sua extinção é simples (e ao mesmo tempo complicada): por ficar perto de áreas urbanas, a espécie sofreu muito com o desmatamento e as construções urbanas que levaram à perda de seu habitat natural.

Matum-do-Nordeste

O Matum-do-nordeste também pode ser conhecido como: mutum-de-alagoas, mitu e mutu; seu nome científico é Mitu mitu.

É uma ave de grande porte podendo chegar a 83 cm; se alimenta de frutos que caem no chão e geralmente bota ovos a partir dos 3 anos de vida.

Hoje existem apenas 100 exemplares da espécie na Crax (sociedade da fauna silvestre); e sua espécie já é considerada praticamente extinta na natureza, porém, ainda há uma chance de que ela sobreviva.

O que ameaça a extinção dessa ave é a destruição do seu habitat natural para plantação de cana-de-açúcar e a consanguinidade: os exemplares que restaram na ONG são parentes próximos, o que dificulta a reprodução entre eles.

Ararajuba

A Ararajuba também pode ser conhecida como: Guaruba e Guarouba; seu nome científico é Guaruba guarouba.

A  ave tem o mesmo porte de um papagaio e possui a cauda longa,  tem as mesmas cores da bandeira do nosso país (corpo amarelo e asas verdes) e se alimenta principalmente dos frutos do açaí, mais brasileira que isso, impossível!

 

A espécie está ameaçada de extinção porque tem um valor muito alto entre os comerciantes (ilegais) de aves,  além disso a perda do seu habitat natural é um outro fator importante e triste.

Saíra-Militar

A Saíra-militar também pode ser conhecida como: saíra-de-lenço, saíra-de-pescoço-vermelho, saíra-de-cabeça-azul e saíra-de-gola; seu nome científico é Tangara cyanocephala.

É uma ave de porte pequeno e tem um corpo de -em média 10 cm; ela possui uma faixa vermelha em volta do pescoço e uma coloração azul na cabeça, nas fêmeas a tonalidade do vermelho é um pouco mais apagada.

Uma curiosidade é que as aves Saíra-militar do Sul são maiores que as presentes no Nordeste.

Elas alimentam de insetos, larvas, néctar de flores e frutas; uma outra curiosidade é que elas andam em bandos mistos com outras espécies de aves.

 

Essa ave tem a espécie ameaçada de extinção por conta do desmatament ilegal para produção de pasto para gado e a atividade ilegal de caçadores de animais silvestres.

Soldadinho-do-Araripe

O Soldadinho-do-araripe também pode ser conhecido como: galo da mata e língua de tamanduá; seu nome científico é Antilophia bokermanni, em homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann.

Possuem porte pequeno de 15 cm ao máximo; a espécie se alimenta principalmente de frutas e insetos e podem viver até 10 anos em seu habitat preservado.

Duas curiosidades interessantes sobre essa espécie: quando a fêmea tem ovos o macho fica cuidando do ninho até os filhotes nascerem; os machos são coloridos enquanto as fêmeas são apenas de coloração verde.

 

A principal ameaça da extinção dessa espécie é a crescente ocupação urbana em áreas florestais, reduzindo a vegetação natural e tirando seu habitat. Ela se encontra em estado crítico de risco de extinção, ou seja, quase não existem mais exemplares.

Udu-de-Coroa-Azul

O Udu-de-coroa-azul leva o nome científico de Momotus momota.

A ave possui porte médio de 50 cm  e também possui uma longa cauda na coloração azul. Uma curiosidade é que seu canto é igual de uma coruja.

Essa espécie se alimenta principalmente de frutos e insetos, mas também de pequenos vertebrados. Se camufla facilmente nas sombras da vegetação e pode viver em bandos pequenos, em casal ou sozinha.

 

Duas das principais causas de sua extinção é a perda de seu habitat natural para o desmatamento e as ocupações urbanas, assim como na maioria das outras aves citadas anteriormente.

A Extinção

Aves Ameaçadas de Extinção
Aves Ameaçadas de Extinção

A extinção de todas essas aves é resultado da ação humana na natureza, não é uma seleção natural mas sim o resultado da ambição humana (como na caça ilegal) e do desenvolvimento desenfreado das cidades (áreas urbanas invadindo as florestas).

Outro ponto importante a ser citado é o desmatamento, que é ainda pior porque é feito por conta da ambição e também para construir cidades, portanto, o desmatamento -junto com a caça ilegal, é a maior causa de extinção de espécies, que perdem seus habitats.

É importante termos consciência de que vivemos concomitantemente com outros seres vivos, a extinção de animais não deve ser encarada como algo normal; porque são eles que formam a diversidade da fauna brasileira.

Portanto, neste artigo apresentamos algumas das (muitas) espécies ameaçadas de extinção no Pantanal brasileiro; coloquemos as mãos na consciência para defender com mais afinco a causa animal e a bela e diversificada fauna que apenas o Brasil consegue ter.

Quer saber mais sobre os animais em extinção no Brasil? Então, leia também sobre os anfíbios em extinção na Amazônia!

Veja também

Vulcão Popocatépetl em Erupção

Imagens de Vulcão Em Erupção

Japão, Indonésia, Islândia, México, Chile e Estados Unidos: é para esses países que os vulcanólogos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *