Home / Animais / Animal Símbolo da Austrália

Animal Símbolo da Austrália

A Austrália é um pequeno país localizado no hemisfério sul do planeta, mais especificamente no continente da Oceania. O país é considerado uma ilha-continente por muitos especialistas, já que só a sua extensão já abrange praticamente todo o continente.

A Austrália possui dois animais como símbolo oficial: o canguru vermelho e o emu; são dois animais nativos do país e que representam, metaforicamente, o progresso da Austrália, já que nenhum dos dois andam para trás.

Neste artigo, vamos ver um pouco mais sobre alguns hábitos e características desses dois animais surpreendentes que têm a importante função de representar uma nação inteira.

O Canguru Vermelho

O canguru vermelho, como já dissemos, é o principal símbolo da Austrália, seu nome científico é Macropus rufus. É também interesante notar que ele é o maior mamífero do país, e o maior marsupial vivo.

  • Classificação taxonômica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Macropodidae
Gênero: Macropus
Espécie: Macropus rufus

  • Estado de Conservação

O estado de conservação do canguru vermelho é classificado como LC (pouco preocupante) pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais; essa classificação quer dizer que a espécie foi avaliada pela União, mas que atualmente não existe nenhum risco de que o animal seja extinto.

Provavelmente, isso se dá por que o país é seu habitat natural e também por que a espécie é símbolo do patriotismo do povo australiano, logo, ela é muito menos caçada do que outras.

  • Vida no Deserto

Por conta da fauna e clima australianos, o canguru vermelho é um animal adptado à vida no deserto, aguertando altas temperaturas de forma natural. Eles geralmente lambem as patas para se refrescar e passam muito tempo sem beber água.

Eles não bebem água por muito tempo mas se alimentam principalmente de plantas com muita água na composição, isso ajuda a repor a água no corpo. Por conta dessa forma de alimentação, o canguru vermelho é considerado um animal graminívoro.

Canguru vermelho – Características Físicas

O canguru vermelho macho tem uma pelagem com tom mais puxado para o cinza, enquanto a fêmea possui uma pelagem com tom mais avermelhado.

A espécie pode pesar até 80kg; sendo que o macho mede até 1,70 metros e a fêmea até 1,40 metros. A cauda do canguru pode chegar a metdir até 1 metro de comprimento, ou seja, quase metade do seu corpo é formado pela cauda.

Cangurus Vermelho Pulando Juntos
Cangurus Vermelho Pulando Juntos

É interessante notar que os cangurus bebês nascem tão pequenos quanto uma cereja e vão diretamente para a bolsa da mãe, onde passarão dois meses antes de realmente sair para o ambiente externo e ter contato com outros animais da espécie.

O Emu

O emu possui o nome científico Dromaius novaehollandiae e é um animal com marcos importantes na ecologia: é a maior ave australiana e a segunda maior ave viva no mundo (perdendo apenas para o avestruz).

  • Classificação Taxonômica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Casuariiformes
Família: Dromaiidae
Gênero: Dromaius

É interesante notar que sua espécie é a Dromaius novaehollandiae, mas já existiram duas outras espécies que foram extintas com o passar do tempo: Dromaius baudinianus e Dromaius ater.

Emu
Emu
  • Estado de Conservação

O emu se encontra classificado como um animal na categoria LC (pouco preocupante) de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais; como já dissemos, isso significa que atualmente não existem riscos da espécie ser extinta.

É importante, porém, cuidar da preservação da espécie, já que outros 2 espécies do mesmo gênero já foram extintas e ele também já entrou em extinção uma vez ao longo da história, hoje em dia fazendo parte de projetos de preservação.

Reprodução do Emu

O emu possui um processo de reprodução interessante. A espécie cruza em média a cada dois dias, no terceiro dia a fêmea põe um único ovo de até 500 gramas (de coloração verde escura). Depois da fêmea botar 7 ovos, o macho começará a chocar.

Esse processo de chocamento pode ser um pouco sacrificante para o macho, já que ele não faz nada (não bebe, come e defeca) até que o chocamento acabe. O único movimento do macho é levantar e virar os ovos, e ele faz isso até 10 vezes em um único dia.

O processo dura 2 meses e o macho fica cada vez mais fraco, vivendo apenas da gordura do corpo que foi se acumulando com o tempo, tudo isso faz ele perder até 1/3 do seu peso anterior.

Após o nascimento dos filhotes, o macho é quem cuida deles por mais de 1 ano, entquanto a fêmea sai em busca de alimento para a família, essa é uma relação muito curiosa do reino animal

Um ovo de emu pode custar até R$1.000,00 no mercado de caça, o que é muito; isso se dá por que o processo da choca é difícil e o animal é considerado exótico, além de ser um dos simbolos da Austrália.

Emu – Características Físicas

Reprodução do Emu
Reprodução do Emu

Diferentemente do canguru vermelho, os emus apresentam apenas uma coloração de penas: castanho. Podem ter até 2 metros de altura e pesar até 60 quilos, uma curiosidade é que a fêmea tende a ser maior que o macho.

O emu não voa, apesar de ter 2 pequenas asas escondidas sob as penas, apesar disso, ele pode correr alcançando uma velocidade de 50km/h, muito vantajoso para a espécie na hora de caçar alguns insetos.

Ele não voa pois faz parte do grupo das Ratitas, porém, se destaca por conta das asas que citamos anteriormente (muitas aves desse grupo não possuem nem as asas, logo, ele é privilegiado).

Por Que eles São Símbolos?

Ambos os animais estão presentes no brasão da Austrália e existem em grandes quantidades. O canguru, por exemplo, possui uma população formada por mais de 40 milhões de exemplares, literalmente existem mais cangurus do que pessoas no país.

Animais Símbolos da Autrália
Animais Símbolos da Austrália

Esses animais são símbolos australianos principalmente por que são originais do país e existem em grande quantidade, além disso, enriquecem a fauna do local e são até amigos da população (existem casos de cangurus vistos em centros urbanos).

Quer saber mais sobre animais da Austrália e se interessou pelo tema? Leia também: Animais gigantes da Austrália

Veja também

Panthera Pardus no Meio do Mato

Leopardo-do-Sinai

O Leopardo-do-Sinai (Panthera pardus jarvisi) era uma subespécie de leopardo bastante misteriosa devido ao fato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *