Home / Animais / Animais Típicos do Cerrado

Animais Típicos do Cerrado

O cerrado é um bioma brasileiro que traz algumas características das savanas africanas, mas que, no entanto, possui uma biodiversidade muito maior.  Essa biodiversidade deve-se, principalmente, à localização do bioma, a qual engloba três grandes bacias hidrográficas, sendo elas as bacias do Tocantins-Araguaia, do São Francisco e do Prata.

As semelhanças com as savanas estão concentradas no aspecto da vegetação, constituída por arbustos, gramíneas, árvores baixas e bem espaçadas em relação à distribuição. Essas árvores mais baixas são caracterizadas por troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas.

22 % do Brasil é constituído por Cerrado, essa estatística equivale a uma área de 2.036.448 Km², abrangendo os estados da Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Piauí, Maranhão e Amapá.

Mesmo com grande extensão territorial, o cerrado vem sendo fortemente prejudicado pelas práticas de desmatamento, sendo a maioria delas realizada com finalidades agrícolas, para o plantio de soja, cana, algodão e eucalipto. O rápido processo de urbanização também implicou no prejuízo deste bioma.

Com as práticas de desmatamento, não é somente a vegetação que é prejudicada, como também a fauna. Muitos animais típicos do cerrado estão ameaçados de extinção em decorrência da perda de hábitat e do intenso tráfico de animais.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os animais típicos do cerrado, além de outras informações e características importantes sobre esse bioma.

Então venha conosco e boa leitura.

Vegetação Típica do Cerrado

Existem aproximadamente 10.000 espécies de vegetação típicas desse bioma, dentre elas o babaçu, conhecido por também ser nativo da Região Norte, o qual gera uma extensa árvore com altura variando entre 10 e 30 metros. Possui grandes folhas arqueadas e cada cacho é capaz de gerar de 300 a 500 frutos, conhecidos como cocos. No interior de cada fruto, existem de 3 a 5 amêndoas de alto valor comercial para produção de óleo de coco de babaçu.

Outras famosas espécies incluem o muruci, mangaba, campim-flecha, indaiá, catuaba, pau-terra, sucupira, araçá, pequizeiro, gabiroba, pau-santo, barbatimão, cajuzinho-do-serrado, macaúba, jatobá, gueroba, jerivá, baru, caigata, buriti, pequi e matas ciliares.

As matas ciliares correspondem ao tipo de vegetação também conhecida como mata de galeria ou mata de várzea, a qual existe à margem de córregos, lagos, represas e nascentes.

Dentre a vegetação que pode ser encontrada na área do cerrado, o jatobá é a árvore que possui a maior extensão, pois pode alcançar até 40 metros de altura, com 2 metros de diâmetro. No entanto, há registros de um jatobá na Amazônia que alcançou 90 metros.

Animais Típicos do Cerrado: Répteis

O biólogo Otávio Augusto Vuolo Marques, pesquisador do Instituto Butantan, identificou 135 espécies de serpentes no bioma do cerrado. Convém lembrar que boa parte desse quantitativo é bastante difícil de ser encontrada, negligenciada por muitos centros de pesquisa, ou até mesmo em condição de risco de extinção.

Esse estudo realizado por Otávio teve início do ano de 1996 e, em 2017, culminou na publicação de um livro sobre o tema. A vasta extensão territorial do cerrado dificulta a identificação de espécie, e muitas vezes para reunir a amostragem são necessários anos de pesquisa.

A cobra jararaca (Bothrops jararaca) com seus 1,6 metros de extensão é uma espécie típica do cerrado, assim como a cobra cascável (espécies do gênero Crotalus e Sistrurus). As cobras coral-verdadeira e coral-falsa também são encontradas nesse bioma, assim como a jibóia e o lagarto teiú.

O lagarto teiú é considerado o maior lagarto do continente americano, podendo atingir a extensão de até 2 metros de comprimento.

Apesar de conhecidas cobras venenosas estarem nesta lista, a maioria das serpentes encontradas no cerrado não são peçonhentas.

Animais Típicos do Cerrado: Aves

O cenário de aves é bastante diversificado, abrangendo espécies como a arara, ema, seriema, curicara, tucano, papagaio, gavião, urubu-comum, urubu-caçador e urubu-rei.

As curicaras são aves com bico alongado, e em formato de foice, também caracterizadas pelo seu canto marcante. As seriemas são pássaros de coloração entre o marrom e o castanho, e são consideradas uma das maiores aves terrestres por medir cerca de 90 centímetros de comprimento.

Animais Típicos do Cerrado: Mamíferos

Entre os mamíferos, estão inclusos as onças pintadas e pardas, gambás, ariranhas, cervo, cachorro-vinagre, lobo-guará, capivara, quati, macaco-prego, cachorro-do-mato, porco do mato cateto, porco do mato queixada, porco-espinho, lontra, tapiti (ou coelho do mato), jaritataca (animal semelhante ao gambá comum). A capivara é considerada um animal extremamente adaptável e que pode estar presente em diversos biomas, mesmo naqueles alterados pela atividade humana, e, portanto, não é considerada como uma espécie ameaçada.

As espécies de gato selvagem incluem o gato-palheiro e o gato-mourisco (de pelagem mais escura).Mesmo sendo um mamífero característico de florestas tropicais, o bicho preguiça também pode ser visualizado no cerrado.

Da família dos canídeos, o lobo-guará é considerado a maior espécie, medindo 90 centímetros na altura da cernelha.

Entre as espécies de tatu estão inclusos o tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra e tatu-de-rabo-mole. Há dois tipos de tamanduá existentes no cerrado, são eles o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim.

O tamanduá-bandeira é caracterizado como um mamífero quadrúpede, diferentemente do tamanduá-mirim, o qual se apoia sobre duas patas.

Animais do Cerrado Ameaçados de Extinção

Atualmente, no cerrado brasileiro há muitos animais ameaçados de extinção, dentre eles algumas das espécies símbolo do patrimônio nacional, tal como a onça-pintada, a qual é considerada um dos maiores felinos do mundo, ficando atrás apenas do tigre e do leão. Este animal é endêmica da faixa que se estende do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina, no entanto, está extinta nos Estados Unidos desde o início do século XX.

Outros animais na mesma situação são a onça-parda, o cachorro -do-mato, a jaguatirica, paca, preá, calango, preguiça, gambá, tatu-bola, tau-canastra, tamanduá-bandeira, teiú, cateto, gambá, lontra, guariba, porco-queixada e lobo-guará. Em relação aos répteis, espécies como a cobra cascável, cobra coral verdadeira e coral falsa, cobra cipó, cobra jararaca e jibóia também estão ameaçadas.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os animais típicos do cerrado, bem como outras características relevantes sobre este bioma tão fascinante, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Bioma Cerrado. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado>;

Cerratinga. Babaçu. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/babacu/>;

MAGALHÃES, M. Toda Matéria. Bioma Cerrado. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cerrado/>;

Secretaria do meio Ambiente e Recursos Hídricos. Programa Mata Ciliar- Perguntas Frequentes. Disponível em: < http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220>;

SILVEIRA, E. BBC Brasil. Biólogo brasileiro reúne imagens de cobras identificadas no Cerrado. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42313899>.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *