Home / Animais / Animais Marinhos Com a Letra U

Animais Marinhos Com a Letra U

Os animais são seres realmente maravilhosos. Com toda certeza, eles são uma parte fabulosa do planeta. As paisagens são incríveis, e ficam ainda melhores quando o reino animal se junta a ela. Que natureza incrível!

Especialmente os marinhos, grande parte deles são muitos belos e exóticos. Existem milhares de espécies que nós não conhecemos, e, por isso, você verá alguns animais aquáticos aqui! Será que você irá reconhecer os que serão citados?

O que será apresentado aqui são duas espécies de peixes. Talvez sejam familiares para alguns, pois quem gosta de ter esse tipo de animal em casa gosta muito de beleza e excentricidade. E são essas características que não faltam nesses dois.

Recomendo que você prossiga com a leitura de modo calmo e não perca nenhum detalhe sobre os peixes que serão falados aqui. Certo? Então vamos lá!

Uaru

O uaru é o primeiro da lista. Esse animal é encontrado somente no território nacional. Mais precisamente, ele está situado na Bacia Amazônica e na Bacia do Rio Negro. Não possui hábitos muito diferentes dos outros peixes.

É bem difícil saber qual é o macho e qual é a fêmea. A única maneira de fazer isto é percebendo a posição sexual quando eles estão acasalando. De outra maneira, é quase impossível!

Além disso, o uaru conta com mais algumas informações. Veja abaixo:

Características do Uaru

Seu tamanho máximo não ultrapassa 25 centímetros, sendo que o mais comum é encontrá-los com 20 centímetros de comprimento.

Ele possui hábitos de grupo. Sendo assim, é muito difícil encontrar o uaru sozinho. Seus cardumes ficam em partes mais escuras do rio, com isso, para pegar alguns deles, um pescador deve ir para as partes mais profundas.

Ele escolheu viver entre as Bacias hidrográficas mais escuras do Brasil, pois é um animal muito reservado. Seus movimentos são lentos, porém, engana-se que ele é inofensivo. Caso encontre algum predador, ele possui mecanismos de defesa e pode até partir para o ataque, se não encontrar nenhuma maneira de fugir.

Sua alimentação é bastante similar a muitos outros peixes: vegetais. Algas marinhas é seu alimento favorito. Ele é um dos poucos animais que passam por diversas transformações ao longo do tempo. Dependendo da fase em que se encontra seu tamanho, cor das escamas e dos olhos muda.

Reprodução

Seus olhos ficam vermelhos e sua cor muda para uma tonalidade bem escura. Assim, sabe-se que o peixe está prestes a parir. Sua reprodução dá-se em um vaso, pedra ou na areia.

Uma particularidade dele é que quando estão alimentando os seus filhotes, eles produzem um muco em volta do corpo. Desta maneira, é possível que os filhotinhos se alimentem.

Dicas Para Cuidar em Um Aquário

Uaru no Aquário
Uaru no Aquário

O uaru é um peixe que não possui muitas particularidades. Tanto que você pode colocá-lo em qualquer tanque de água. As exigências são que ele tenha pelo menos 1,2 metros, por ser acostumado a viver em cardume. Manter um bom lugar para que eles se movimentem é fundamental para a sobrevivência do animal.

A temperatura deve estar entre 26º e 30º. Caso deseje alimentá-lo com verduras, pode ficar a vontade. Ele também aceita comida congelada, flocos e ração animal.

Ele não possui comportamento agressivo, a não ser quando está na época do acasalamento.

Curiosidades do Uaru

Ele é mais conhecido como uaru panda, por causa de uma mancha escura que predomina boa parte de suas laterais. Essa marca fica ainda mais evidente quando o peixe é branco!

Ele é relativamente difícil de ser encontrado. Muitos colecionadores de peixes tentam tê-lo em casa, porém, achar um que não está mal tratado ou que seja realmente um uaru é mais difícil do que parece.

Ele vive por muito mais tempo nos aquários, caso tenha companhia. E ele adora comer madeira.

Ubarana

Este é um dos peixes que possuem diversos nomes. Pode ser que Ubarana você nunca tenha ouvido falar, mas “Flecha”, “Focinho-de-rato”, “Juruna”, “Ubarana-boca-de-rato”, “Ubarana-focinho-de-rato”, ou até “peixe-rato”, sejam comuns para você. E os que foram citados aqui não são nem a metade dos nomes em que o Ubarana é conhecido.

Ele pode atingir até 104 centímetros de comprimento. Seu peso também é grande, pode alcançar os 9 quilos facilmente. É uma espécie que vive nas zonas tropicais, como o Atlântico Ocidental — que começa na Baía de Fundy (América do Norte) atravessando todo o mar e chegando ao Sul do Brasil.

Além desta Baía, ele também é encontrado nas encostas africanas, como, por exemplo, na república do Togo.

Ele é mais apreciado por aqueles que praticam a pesca esportiva, e não é tanto usado como alimento. A explicação disso é que ele possui alguns ossos na carne (por este motivo que o seu nome em inglês é “bonefish”, que significa peixe dos ossos).

Todos os cientistas acreditam que esta designação é muito maior do que uma espécie.

Cores e Alimentação

Sua coloração é prateada, sendo que o seu dorso é esverdeado e, em sua barriga, uma tonalidade um pouco mais clara.

Seu alimento favorito é o crustáceo, e sempre que possível, ele faz essa predileção. O Ubarana também come diversos vermes e moluscos, como as lulas e os bivalves.

Pesca Esportiva

Como foi dito anteriormente, ele é muito conhecido pelos pescadores. Recebeu um nome bem peculiar, peixe-torpedo, por causa de suas arrancadas sempre rápidas quando era fisgado. Sua longa cauda também contribuiu para o recebimento da nomenclatura, além de sua forma comprida.

Outro motivo pelo qual os pescadores estão atrás deles são os seus saltos quando fisgados. É um dos maiores entre todas as espécies! Também é um peixe que luta até o fim, sem se render. Isso serve como uma atração muito especial para os pescadores.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *