Home / Animais / Animais Marinhos Com a Letra A

Animais Marinhos Com a Letra A

O fundo mar é mesmo um ambiente fascinante, embora pouco explorado. Mesmo com toda a fauna animal que habita o meio terrestre, o ambiente marinho ainda concentra uma maior diversidade, mesmo que ainda não conhecida em sua totalidade.

Atualmente são conhecidas 236 mil espécies marinhas (entre animais e seres microscópicos), no entanto esse número está crescendo ainda mais à medida que novos projetos de exploração oceânica estão sendo desenvolvidos. A vida marinha está cada vez mais intrigando cientistas do mundo todo.

Neste artigo, serão apresentadas algumas espécies de animais marinhos que começam com a letra A. Apesar da maioria dessas espécies já serem conhecidas por muitos, aqui serão apresentadas algumas curiosidades de grande relevância sobre cada uma.

Então venha conosco e boa leitura.

Animais Marinhos Com a Letra A: Anêmona-do-Mar

As anêmonas-do-mar pertencem ao filo dos cnidários, o qual engloba espécies como os corais, águas-vivas e hidras.

As anêmonas recebem o nome de cnidários e são considerados animais sésseis, ou seja, sem capacidade de locomoção e que se encontram fixas em algum substrato. Mesmo fixas, elas utilizam tentáculos para capturar alimentos. Anatomicamente, são formadas por pólipos, sendo que uma dessas colunas conduz ao disco oral.

Nos tentáculos, há células de defesa chamadas cnidoblastos, as quais possuem uma vesícula secretora de veneno com ação neurotóxica. Esse veneno é capaz de paralisar a presa, que frequentemente é alguma espécie de peixe ou crustáceo. Uma exceção à essa regra é o peixe-palhaço que é imune ao veneno da anêmona.

A quantidade de tentáculos varia absurdamente, pois algumas anêmonas têm apenas dez, enquanto que outras podem ter centenas.

A reprodução da anêmona ocorre tanto por meio sexuado, como assexuado. A reprodução assexuada ocorre por fusão binária, laceração ou gemulação (surgimento de um broto de anêmona, a partir de uma anêmona já existente).

Animais Marinhos Com a Letra A: Arraia

A arraia é um peixe pertencente à mesma família do tubarão. Possui um corpo em formato achatado, e as suas barbatanas se assemelham ao formato de asas. O esqueleto é formado de material cartilaginoso.

É um hábito natural das arraias estarem parcialmente enterradas na areia o lodo marinho. Essa é uma estratégia de camuflagem para a caça muito empregada. A alimentação desses animais consiste em camarões, crustáceos e peixes pequenos.

Existem mais de trezentas espécies de arraias e, com isso, há muita variação em relação ao comprimento corporal; e ao tom e textura da pele. O comprimento varia de 50 centímetros até 7 metros, medindo-se a extensão de uma barbatana à outra, como é o caso arraia-jamanta.

Outras características também podem aparecer como diferencial para uma espécie específica, como é o caso dos órgãos elétricos próximos à cabeça das arraias-elétricas, responsáveis por eletrocutar predadores e inimigos, além da sua cauda fina e comprida. Já as arraias da espécie prego possuem na cauda espinhos serrilhados com glândulas de veneno posicionadas na base.

Animais Marinhos Com a Letra A: Água-Viva

A água-viva, também conhecida como medusa, é um animal marinho caracterizado por possuir o corpo com consistência gelatinosa, e tentáculos que queimam ao toque, ou que são capazes de inocular veneno.

Acredite se quiser, mas existem cerca de 1.500 espécies de águas-vivas devidamente registradas. A maioria dessas espécies pertence à água salgada, sendo de grande prevalência nos oceanos, mas também há algumas espécies encontradas em água-doce.

A medusa possui um formato que lembra muito a estrutura de um guarda-chuva. Possui 98 % do corpo formado por água. A base da dieta é formada principalmente por microplânctons. A reprodução é exercida pelo método assexuado, através da emissão de pólipos.

As águas-marinhas, assim como as arraias, estão frequentemente sendo citadas em acidentes com banhistas nas praias do Brasil e do mundo.

Animais Marinhos Com a Letra A: Atum

O atum pertence à uma família de peixes conhecida por ser endêmica em áreas como o Oceano Atlântico, Pacífico, Índico e o Mar Mediterrâneo. Tem um grande relevância no âmbito da pesca, através da qual é industrializado e vendido, na maioria dos casos, em formato conserva.

Fisicamente, possui corpo alongado e fusiforme, ou seja, com as extremidades mais estreitas que o centro. O corpo fusiforme é característico dos golfinhos e outras espécies de peixe, pois facilita o nado, ao diminuir a resistência da água aos movimentos.

A boca deste peixe também é grande e longada. O atum é muito conhecido pelas suas migrações ao longo do oceano. Acredita-se que ele possa nadar até mesmo 170 Km em um único dia. Possuem um sistema vascular especializado em mecanismos de troca de calor.

Na culinária, é considerado uma fonte considerável de proteínas; além de vitaminas, tais como a vitamina B3, B12, B6 e D; e minerais, a exemplo do Selênio, Fósforo, Magnésio e Potássio. Também possui o importantíssimo ácido graxo Ômega-3.

Animais Marinhos Com a Letra A: Arenque

O arenque é um peixe caracterizado por laterais em tom prateado cintilante e dorso-azul escuro, com nuances metálicas. O comprimento médio varia entre 28 a 30 centímetros de extensão.

Este peixe é uma fonte alimentar importante para países próximos aos Oceanos Pacífico e Atlântico. Nos Estados Unidos e no Canadá, é vendido em conserva, tal como ocorre com as sardinhas e atuns, isso também ocorre nos países da Europa.

Aqui no Brasil, podem ser encontrados pratos um pouco mais elaborados, no qual o peixe é servido com pepino, cebola e azeitona.

Move-se em cardumes. Alimentam-se de algas e peixes menores. Durante a postura de ovos, a fêmea pode depositar até mesmo 40.000 ovos de uma única vez. A maioria desses ovos são devorados por outras criaturas marinhas, no entanto, para aqueles que conseguem sobreviver, a eclosão ocorre depois de duas semanas.

*

Depois de conhecer algumas espécies da fauna marinha cujo nome começa com a letra A, fique à vontade para continuar conosco e navegar por outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Arenque. Disponivel em: < https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/arenque/625700>;

Britannica Escola. Arraia. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/arraia/482336>;

FUJIWARA, C. Atum é aliado do cérebro e previne doenças cardiovasculares. Disponível em: < https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/18966-atum-e-aliado-do-cerebro-e-previne-doencas-cardiovasculares>;

GRANDELLE, R. O Globo. Oceanos abrigam a maior diversidade da Terra. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/oceanos-abrigam-maior-diversidade-da-terra-3036406>;

GPA. ANIMAIS MARINHOS: Espécies e conceito. Disponível em: < https://www.gpabrasil.com.br/fauna/animais-marinhos-especies-e-conceito/>;

Toda Biologia. Água-viva. Disponível em: < https://www.todabiologia.com/zoologia/agua_viva.htm>;

Wikipédia. Anêmona-do-Mar. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%AAmona-do-mar>;

Wikipédia. Atum. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Atum>.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *