Home / Animais / Animais Gigantes da Austrália

Animais Gigantes da Austrália

Provavelmente você já se deparou na internet com fotos de animais gigantes e totalmente diferentes do que estamos acostumados. Pasme: a maioria desses animais está na Austrália; e é desse tópico que falaremos hoje! Antes de te falarmos um pouco mais sobre os animais gigantes da Austrália, é importante entender como a fauna do país é composta. A fauna australiana é extremamente diversificada e é considerada um dos principais atrativos turísticos do país por conta de todos os animais exóticos que sempre podemos encontrar nela.

É muito interessante observar que: a maioria da população animal da Austrália é endêmica da região (ou seja, típicos do lugar e são restritos ao país); sendo que essa característica abrange mais de 90% dos peixes, insetos e anfíbios, 89% dosrépteis e 83% dos mamíferos.

Agora, vamos ler um pouco mais sobre os animais gigantes que habitam nessa fauna tão diferente e tão distante do Brasil!

Porque Alguns Animais da Austrália são Gigantes?

Não é tão difícil entender porque as espécies presentes na fauna australiana são tão diferentes das que estamos acostumados, a Oceania é o continente mais isolado do resto do planeta (já que a Austrália e a Nova Zelândia são duas ilhas que não estão ligadas por nenhum istmo aos outros países), isso causa um isolamento genético das espécies australianas com as espécies que estão habitando no resto do mundo; por conta desse fator, novas espécies sãogeradas resultando em uma fauna completamente diferente das outras presentes no hemisfério norte ou até mesmo sul do globo geográfico.

O gigantismo dos animais australianos é causado por conta dessa diferenciaçãoe isolamento genético, também é muito comum encontrar espécies que existem apenas lá de gêneros de animais que existem também em outros países, por exemplo: existem mais de 55 espécies de cangurus apenas no continenteaustraliano, porém o canguru existe também em Nova Guiné, apenas não comtanta diversificação de espécies.

Quais são os Animais Gigantes Mais Conhecidos da Austrália?

Toda essa introdução te deixou curioso para entender mais sobre os animais gigantes da Austrália e ver quais são eles? Te mostraremos agora 5 exemplos de animais gigantes (e consequentemente, exóticos) que habitam nessa região.

Crocodilo Gigante

Crocodilo Gigante
Crocodilo Gigante

O crocodilo encontrado é pertencente a uma espécie de água salgada; com 600 kg e 4.7 m de comprimento, possuía 60 anos de idade. Ele foi encontrado no Rio Katherine localizado no norte da Austrália no ano de 1974. Outro crocodilo dessa mesma espécie foi encontrado no ano de 2010 perto da mesma localidade, ele foi sedado e levado para um viveiro de crocodilos para prevenir perigos à população. A Austrália possui mais de 150 mil crocodilos.

Cobra Gigante

Cobra Gigante
Cobra Gigante

Uma australiana estava fazendo uma caminhada no parque quando encontrou uma píton gigante com mais de 5 m de comprimento; na Austrália elas são conhecidas pois comem morcegos e animais maiores já que são muito grandes.

Morcego Gigante

Morcego Gigante
Morcego Gigante

A Austrália é conhecida por seus morcegos que possuem mais de 1m de comprimento, eles são extremamente maiores do que um morcego de tamanho normal e sempre causam muito espanto na população. Porém, por conta desse espanto, as espécies dos morcegos australianos estão ameaçadas de extinção, provavelmente por conta do assassinato em massa de sua espécie pelos seres humanos por conta do medo/estranhamento e com a finalidade de se proteger dos animais, que são considerados perigosos por conta do tamanho anormal.

Porco Gigante

Porco Gigante
Porco Gigante

Até 2010 o departamento ambiental australiano dizia que a imagem não passavade uma montagem que estava circulando na internet, porém no mesmo ano foi declarado que o animal realmente existiu e a imagem que circulava era verdadeira. O animal foi encontrado em uma fazenda localizada a 1000km dePeth e ele até atacava as vacas da região por conta de seu tamanho.

Aranha Gigante

Aranha Gigante
Aranha Gigante

Em 2009, houve uma invasão de tarântulas gigantes nas cidades de Bowen eTownsville, localizadas em Queensland. A população entrou em desespero, principalmente porque a picada dessa aranha pode causar vômito e mal estar por horas em quem sofre o ataque e tem o veneno no corpo. O governo sugeriu que as pessoas andassem com os corpos cobertos sempre por luvas e sapatos longos (como botas/galochas).

A Tasmânia

Muitos dos animais exóticos e gigantes que estão na Austrália são encontrados na Tasmânia, o arquipélago fica localizado a 240 km da costa australiana e é provavelmente a parte mais selvagem do país. Por conta do seu total isolamento, como dito anteriormente, as espécies acabam sendo mais diversificadas e isoladas geneticamente de outras variações que acabam sendo mais conhecidas no ocidente.

Mesmo assim, o turismo ecológico (como por exemplo para safaris) para o arquipélago é muito comum por conta dos animais e da capital desenvolvida denominada de Hobart. Além de tudo, as paisagens são exuberantes e o ambiente é paradisíaco, aumentando ainda mais a fama do conjunto de ilhas.

Extinção Causada Pelos Seres Humanos

Mesmo com toda essa diversidade da fauna e essas diferentes espécies que maravilham a humanidade, algumas espécies estão cada vez mais ameaçadas de extinção e isso ocorre porque o ser humano está ocupando espaços que não era dele originalmente, fazendo com que os animais percam seu habitat considerado natural.

Na Austrália não é difícil encontrar um animal exótico perto da sua residência, por exemplo; e uma parte da população (que não é pequena) não entende esse fator e acaba ferindo e até matando os animais.

Por conta disso, ao longo dos anos muitas espécies de animais já estão extintas na Austrália e a tendência é que isso piore cada vez mais com o desenvolvimento desenfreado das áreas urbanas ou outros fatores como caça por diversão e por alimentação, mesmo não fazendo sentido aos olhos dos que estão de fora.

É importante perceber que mesmo com toda essa diversidade a fauna deve ser preservada, ou com os anos não poderemos falar mais na Austrália como um país-referência para uma das faunas mais diversificadas do mundo e aquela com a maior quantidade de espécies diferentes e exóticas. Seria uma dó, não?

Quer saber mais sobre os animais exóticos da Austrália? Leia também em nosso site sobre a Cobra Marrom Australiana!

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *