Home / Animais / A Cobra Lisa é Venenosa?

A Cobra Lisa é Venenosa?

A cobra lisa é uma das serpentes que mais são encontradas no território nacional. Seus hábitos são compatíveis com o clima tropical do Brasil, e, por isso, consegue se desenvolver muito bem. Aliás, ela só é encontrada na América do Sul.

O país é um local em que elas — com toda certeza — gostam de estar. Talvez não seja tão comum para quem mora nos grandes centros, mas, para quem é do interior e para que costuma visitar locais com bastante umidade, já deve ter se deparado por pelo menos uma vez com ela.

Conhecida também como cobra d’água, trairaboia e jararaca-do-tabuleiro, a cobra lisa é a serpente que será o nosso objeto de estudo hoje. O que você sabe sobre ela? Quais informações você tem a respeito desse animal tão fantástico? Será que ela possui alguma toxina prejudicial ao homem? Veja todas as respostas no decorrer do artigo!

Habitat Natural e Alimentação

Como um dos nomes que ela é conhecida indica, a cobra d’água adora regiões onde há abundância de água e umidade. Não é vista nos mares, porém, nas represas, lagos, riachos e manguezais ela é notada com bastante frequência.

Suas escamas pedem para um ambiente assim, pois, em qualquer outro local ela não se adapta facilmente. Porém, a dependência dela não é exclusiva dos lugares úmidos, porque é bem comum encontrá-las onde há terra firme. Mas, se achar uma cobra lisa longe de uma poça ou rio, pode ser que ela tenha se perdido, correndo atrás de um ratinho.

Há tempos, sua alimentação era restrita de anfíbios, como pequenos lagartos. Hoje, já houve uma alteração muito grande no seu paladar. Uma das adições foi o peixe, principalmente os que ficam mais perto das margens.

As represas, infelizmente, estão cada vez mais lotadas de lixo. Com isso, a superlotação de ratos é natural. E, como essas cobras vivem em represas também, acabaram adicionando em sua alimentação esses pequenos roedores.

Fisionomia

Seu tamanho pode alcançar até um metro e vinte centímetros, mas, normalmente, não passam de um metro de comprimento.

Ela não possui veneno. Seus dentes são firmes e são seus únicos ajudantes a derrubar as presas que irá se alimentar.

Sua coloração é esverdeada, com bastante brilho. As laterais recebem um tom mais escuro, quase preto. Suas escamas possuem um brilho incomum, que ficam ainda mais radiantes quando estão molhadas. Mas, engana-se quem acha que ela está sempre encharcada: é apenas um efeito de suas escamas.

Cobra Lisa Fotografada de Frente
Cobra Lisa Fotografada de Frente

A parte de baixo do seu corpo é amarela, que dá um contraste muito incrível para o animal. Mesmo quando está rastejando, é possível notar essa cor embaixo.

Os seus filhotes são um pouco diferentes: Eles nascem verdes, com pequenas manchas pretas espalhadas pelo corpo. Já a sua cabeça é completamente preta. Quanto mais o tempo passa, mais claros os seus filhotes vão ficando, até chegar a tonalidade adulta, que foi descrita anteriormente.

Curiosidades

Ela é inofensiva. A sua alimentação se baseia nos pequenos animais que ela consegue capturar. Não possui força em seu corpo ou algum tipo de toxina para ajudar a matá-los.

Sua única ajuda para se alimentar são os seus dentes — que, repito, não é inoculador de veneno.  Suas presas são maciças, voltadas para trás e, geralmente, suficientes para derrubar aquele que foi escolhido para ser a sua refeição.

Apesar de seu tamanho ser pequeno, ela costuma dar o bote em animais muito maiores do que ela. Obviamente, ela não os captura. Porém, não desiste de comer animais com três ou quatro vezes mais do que o seu comprimento.

Quando é cutucada por algum outro animal (ou até mesmo um ser humano), exala um cheiro fétido. Isso serve para afastar os seus predadores. Este é um dos motivos pelo qual não possui tantos predadores.

Cobra Lisa Comendo
Cobra Lisa Comendo

Os seus filhotes, desde pequenininhos, achatam toda a parte inferior do corpo para que fiquem parecendo maiores. Isso também é uma estratégia para afastar predadores.

Essa serpente exótica ajuda a controlar os roedores nas cidades. Um ótimo exemplo disso está nas represas dentro do Estado de São Paulo. Com a sujeira que se acumulou nos últimos anos, o número de ratos aumentou drasticamente.

A metrópole só não sentiu um impacto maior porque as cobras lisas começaram a se reproduzir e exterminar essas pragas. Se não fossem elas, o número desses animais na cidade seria muito maior!

Caso Veja Uma Cobra Lisa, Saiba o que Fazer!

Primeiramente, não é recomendado pegar com as mãos nenhuma cobra. Independente se ela for venenosa ou não! Por sorte, a serpente que estamos estudando hoje não possui nenhuma toxina. Além disso, é extremamente dócil. Então, não oferece perigo nenhum para o ser humano.

Porém, mesmo com todos esses dados, não ouse pegá-la. Por ser muito frágil, pode ter algum dano quando estiver com você!

O que você pode fazer é espantá-la para um lugar onde ela não pode ser morta acidentalmente. Uma boa dica é conduzi-la até um rio ou manguezal próximo.

Homem Segura um Filhote de Cobra Lisa
Homem Segura um Filhote de Cobra Lisa

Saiba que elas são ajudadoras do meio ambiente. Matar uma cobra dessas só trará prejuízo para o ecossistema. Aliás, ninguém deve matar cobra alguma! Todas elas auxiliam no equilíbrio da fauna da região. As cobras lisas contribuem — e muito — para isso.

Agradeça a elas por não haver uma infestação de ratos e anfíbios que adoram o clima chuvoso. Onde elas estão, pode ter a total certeza de que não haverá roedores ou pequenos anfíbios te incomodando. Faça a sua parte! Elas estão fazendo a delas muito bem.

 

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *